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Stock Car: FRAS-LE & FREMAX informam / que dizem postulantes título
Reportagem: Cleber Bernuci / Roberta Duarte
Foto: Vanderley Soares
P1 Media Relations
De maneira inédita, são 11 os pilotos com chances de ser o campeão da Stock Car em Interlagos neste final de semana.

O Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos, na zona sul de São Paulo, é mais uma vez o palco da Grande Final da Stock Car. E a principal categoria do automobilismo brasileiro terá uma decisão de título digna da competitividade demonstrada em 2020. Enquanto na maioria das corridas quase todo o grid esteve separado por menos de um segundo – em algumas classificações, até meio segundo -, Interlagos recebe a finalíssima tendo nada menos do que 11 pilotos com chances matemáticas de título.

A decisão acontece em corrida única, no domingo (13) às 12h30 com transmissão ao vivo pela Band, SporTV2 e pelo canal oficial da Stock Car no YouTube. Será apenas uma corrida, de 40 minutos mais uma volta, e obrigatoriedade de um pit stop para a troca de, no mínimo, um pneu. O lastro de sucesso, que incomodou os líderes durante a temporada, não estará nos carros na etapa final.

A pista de Interlagos traz níveis médios a altos de abrasividade do asfalto, força lateral e exigência de frenagem. Os pontos de maior redução de velocidade estão no S do Senna, quando os pilotos reduzem de 251 para 77 km/h, de sexta para segunda marcha, usando 70 BAR de pressão no pedal do freio (equivalente a 70 quilos); na Curva do Lago, de 240 para 11 km/h (95 BAR, de 6ª para 2ª marcha); no Laranjinha, reduzindo de 210 para 124 km/h (de 5ª para 3ª, 67 BAR de pressão) e na Curva da Junção, com 80 BAR de pressão sobre o pedal de freio, onde os pilotos reduzem da quarta para a segunda marcha, baixando a velocidade de 182 para 91 km/h.

Uma temporada em que a nova geração dos carros da Stock Car entrou na pista e representou grandes desafios para pilotos, equipes e freios: os carros, com maior peso e menor pressão aerodinâmica, fizeram os pilotos se readaptarem a um novo estilo de frenagem, o que também trouxe mais exigência ao conjunto formado pelas pastilhas Fras-le e os discos de freio Fremax, capazes de suportar temperaturas de 850 e 720 graus, respectivamente, e que se mostraram mais uma vez confiáveis, eficientes e seguros.

A FRAS-LE e a FREMAX são as fornecedoras oficiais de pastilhas e discos de freio da categoria, respectivamente, e trabalham em conjunto com as todas as equipes do grid para assegurar o melhor desempenho, segurança, eficiência e confiabilidade. A Fremax é a fornecedora dos discos desde 2004 e a Fras-le, desde 2016.

Os postulantes ao título, e o que eles dizem

Thiago Camilo, Ipiranga Racing, Toyota Corolla #21
1o colocado, 238 pontos: 3 vitórias, 4 poles, 4 pódios
"Esse é um ano diferente, onde além de um campeonato apertado pela pandemia, que começou no fim de agosto, tivemos pouquíssimo tempo para testar os novos carros. A equipe Ipiranga fez um trabalho fantástico, saímos de um início difícil em Goiânia, fomos desenvolvendo o carro até nos tornarmos sem dúvida os mais rápidos com os Toyota, e conseguimos liderar o campeonato da metade da temporada para cá, incialmente com o Cesar e depois comigo. Vou enfrentar grandes adversários, como já aconteceu em outras oportunidades, e em várias delas cheguei na frente. Ano passado mesmo venci a última corrida da temporada aqui em Interlagos, mas a pontuação não foi suficiente para levar o título. Esse ano só dependo de mim e estou muito tranquilo, porque tenho a certeza de que eu e a equipe trabalhamos duro e demos o melhor de nós desde o primeiro minuto da temporada em busca do objetivo final. Chego à essa última corrida tranquilo, focado e determinado. Vamos pra cima!"

Daniel Serra, Eurofarma-RC, Chevrolet Cruze #29
2º colocado, 237 pontos: 1 vitória, 5 pódios, 1 volta mais rápida
"É interessante perceber esse processo evolutivo, mas, as vitórias vieram nesse encontro com o a equipe, com o Rosinei Campos. E foi esse trabalho focado que me colocou de novo na disputa, já que há quatro etapas eu era apenas o décimo segundo na tabela. O segredo e é manter a equipe unida, focada no resultado e nunca desistir. Foi uma temporada de recuperação".

Ricardo Maurício, Eurofarma-RC, Chevrolet Cruze #90
3º colocado, 231 pontos: 2 vitórias, 4 pódios, 3 voltas mais rápidas
"Uma temporada sólida, com bons resultados, levando lastro de sucesso em todas as provas. Com boas estratégias conseguimos pontuar bem nos finais de semana de corrida, sempre lutando ali no topo da tabela. A consistência foi muito boa. Encaro esta final como outras que já encarei na disputa pelo título. Vai depender bastante da classificação no sábado; o principal é estar focado o tempo todo para as coisas acontecerem. Confio na minha equipe e no meu carro. Dependemos de outros resultados, como outros dependem, mas mais do que nunca vai depender do meu trabalho tentar a vitória".

Ricardo Zonta, RCM Motorsport, Toyota Corolla #10
4º colocado, 226 pontos: 2 vitórias, 4 pódios, 1 pole position
"Começamos bem, tivemos alguns problemas depois, mas foi uma boa temporada até agora. Conseguimos nos sair bem e chegar à última etapa com boas chances é um marco. Eu diria que muita gente tem chances reais de título. Todo mundo vai brigar pela vitória e todo mundo vai dar o máximo. Estarei focado".

Gabriel Casagrande, R.Mattheis Motorsport, Chevrolet Cruze #83
5º colocado, 224 pontos: 1 vitória, 4 pódios, 2 voltas mais rápidas
"Eu sou o quinto na tabela, então eu preciso de uma certa combinação de resultados para levar o título, mas eu vou fazer a corrida como se fosse mais uma. Meu objetivo é fazer um final de semana muito bom, classificar muito bem, caprichar na largada e aí o que vier vai ser consequência. Se vier o título no final do domingo será muito prazeroso para mim e para toda a minha equipe. Acho que todos da R.Mattheis estão merecendo".

Rubens Barrichello, Mobil Full Time Sports, Toyota Corolla #111
6º colocado, 224 pontos: 1 vitória, 3 pódios, 1 volta mais rápida
"A minha temporada, como todas as outras, tem altos e baixos. A gente chega lutando pelo campeonato, e de uma forma ou de outra os anos anteriores têm sido assim. Chego vivo para lutar por mais um título. A final tem que ser tratada como uma corrida natural. Caso contrário, você se molda em cima da decisão e a sua cabeça parece que pesa. Temos de trabalhar para ter um final de semana muito competitivo para poder ganhar a prova. O resto, a combinação de resultados é o que tiver de ser e eu espero que seja para o nosso lado".

Cesar Ramos, Ipiranga Racing, Toyota Corolla #30
7º colocado, 203 pontos: 0 vitória, 2 pódios, 2 poles
"Andamos muito bem em Interlagos em agosto e não vejo motivos para que não tenhamos um desempenho tão bom quanto aquele na prova final. Vou dar o meu melhor para conquistar esse título. Estou muito feliz de ter chegado a esse momento no campeonato na condição em que estou. Quando cheguei ao time, o planejamento inicial era de disputar somente algumas provas. Fiquei, mostrei meu valor e chego à última prova em condições de ganhar o campeonato. Definitivamente, não posso reclamar, o destino foi muito bom comigo, mas espero poder coroar um ano tão positivo com o título. Meu objetivo principal é trabalhar para que o título fique na Ipiranga Racing. Se a vitória vier para mim, vou batalhar por ela".

Allam Khodair, Blau Motorsport, Chevrolet Cruze #18
8º colocado, 195 pontos: 1 vitória, 4 pódios, 1 pole, 1 volta mais rápida
"Meu objetivo é vencer. Vou fazer isso e não vou fazer contas. Mas claro que existe esperança. Corridas são surpreendentes e, neste momento, estamos em ascensão no campeonato".

Guilherme Salas, KTF Sports, Chevrolet Cruze #85
9º colocado, 190 pontos: 1 vitória, 4 pódios, 1 pole
"Estou feliz com meu ano de reestreia na Stock Car. E ainda poder disputar o título na corrida final é espetacular. Vamos com toda energia e determinação para buscar a vitória; é só ela que interessa para nós".

Diego Nunes, Blau Motorsport, Chevrolet Cruze #70
10º colocado, 185 pontos: 1 vitória, 3 pódios, 3 voltas mais rápidas
"Vou correr para vencer. Fazer minha parte e, se a sorte estiver do meu lado e esta combinação de resultados acontecer, comemorar muito. Como o título é difícil, estou concentrado em vencer para fechar o ano com mais uma conquista. Além disso, tenho uma meta pessoal que é terminar a temporada com quatro pódios, que seria o meu recorde em um ano. Já conquistamos três troféus nesta temporada, estamos em ótima fase, estou bastante confiante"

Nelsinho Piquet, Texaco Full Time, Toyota Corolla #33
11º colocado, 180 pontos: 1 vitória, 5 pódios
"São 11 pilotos com chances matemáticas de lutar pelo título e isso mostra toda a competitividade da Stock Car este ano. Tivemos mudanças no regulamento, que ajudaram a aproximar ainda mais os carros. Também contamos com a entrada de mais uma montadora, então, foram vários fatores que mudaram e que, realmente, fizeram o campeonato ficar ainda mais embolado e muito legal. Por mais que minhas chances sejam menores, elas ainda existem. Então, o que eu puder fazer, eu vou tentar. Espero poder brigar pela pole, pela vitória e, quem sabe com a sorte ao nosso lado, conquistar o campeonato".

A pista de Interlagos na ótica da FRAS-LE & FREMAX
"Com 4,309 metros de extensão e seu trajeto anti-horário, Interlagos possui alguns dos mais famosos e desafiantes traçados do automobilismo mundial, com 15 curvas e um desnível de 56 metros no ponto mais alto (curva do S do Senna) e o mais baixo na Curva do Lago ao final da Reta Oposta. Além de uma frenagem bastante forte no final da reta dos boxes entrando na curva do S do Senna.".
(André Brezolin, engenheiro de projeto FRAS-LE & FREMAX)

12ª Etapa – Stock Car 2020
São Paulo (SP)
Autódromo Internacional José Carlos Pace
Interlagos
Extensão: 4.309 metros
Sentido: anti-horário
Curvas: 15 (6 à direita e 9 à esquerda)

Características técnicas (nível 1 a 5 do menor para o maior):

Abrasividade do asfalto: 4
Força lateral: 4
Nível de exigência dos freios: 4
Pneu mais exigido: traseiro direito

Inauguração: 1940
Previsão climática: Mínima de 27ºC e Máxima de 34ºC, podendo ocorrer pancadas de chuva no decorrer da tarde
Pole position em 2020*: Cesar Ramos, 1min38s800
Vencedores em 2020: Nelsinho Piquet e Ricardo Zonta
*O Autódromo de Interlagos recebeu a segunda e terceira etapa da temporada 2020 da Stock Car

Números, números...
Pilotos com mais vitórias em Interlagos em todos os tempos

1. Ingo Hoffmann, 26
2. Chico Serra, 14
3. Paulo Gomes, 13
4. Fábio Sotto Mayor, 10
5. Adalberto Jardim e Cacá Bueno, 7
7. Thiago Camilo, 6
8. Alencar Junior, Marcos Gracia, Marcos Gomes e Ricardo Maurício, 4

Vitórias dos pilotos em atividade em 2020

1. Cacá Bueno, 7
2. Thiago Camilo, 6
3. Marcos Gomes, 4
4. Ricardo Maurício, 4
5. Ricardo Zonta, 3
6. Daniel Serra, 2
7. Atila Abreu, 1
8. Nelsinho Piquet, 1

Interlagos na Stock Car

Provas realizadas: 135
Corrida mais recente: 3ª etapa, 23/08/2020
Vencedor: Ricardo Zonta (Toyota Corolla)
Pole position: Cesar Ramos (Toyota Corolla)
Melhor volta: Marcos Gomes (Chevrolet Cruze)
Líderes: Zonta (16 voltas), Ramos (8) e Gomes (1)
Distância da prova: 25 voltas no circuito de 4.309m, ou 107,725km

Programação da 12ª etapa

Sexta-feira, 11 de dezembro
08h00 - 8h10 - Stock Light – shakedown
09h50 - 10h20 - Stock Light - treino livre 1
11h55 - 12h05 - Stock Car – shakedown
13h05 - 14h15 - Stock Car - treino livre 1
14h30 - 15h00 - Stock Light - treino livre 2

Sábado, 12 de dezembro
08h40 - 9h50 - Stock Car - treino livre 2
(transmissão ao vivo YouTube Stock Car a partir de 8h30)
10h00 - 10h30 - Stock Light - treino livre 3
11h30 - 12h05 - Stock Car – classificação
(transmissão ao vivo no SporTV2 a partir de 11h15)
12h15 - 12h45 - Stock Light – classificação
15h15 - Stock Light - corrida 1
(transmissão ao vivo YouTube stock Car a partir de 15h00)

Domingo, 13 de dezembro
11h10 - Stock Light - corrida 2
(transmissão ao vivo YouTube stock Car a partir de 10h55)
12h30 - Stock Car – Corrida Final
(transmissão ao vivo: Band, SporTV2 e YouTube Stock Car a partir de 12h15)

Vencedores até o momento na temporada:

Goiânia: Ricardo Zonta e Rubens Barrichello
São Paulo: Nelsinho Piquet e Ricardo Zonta
Londrina: Rafael Suzuki e Ricardo Maurício
Cascavel: Thiago Camilo, Bruno Baptista e Daniel Serra
Mogi Guaçu: Julio Campos e Diego Nunes
Curitiba: Thiago Camilo e Gabriel Casagrande
Goiânia: Ricardo Maurício, Guilherme Salas e Allam Khodair

Classificação do campeonato, após 11 etapas (os 11 com chances):

1º - Thiago Camilo - 238 pontos
2º - Daniel Serra - 237
3º - Ricardo Maurício - 231
4º - Ricardo Zonta - 226
5º - Gabriel Casagrande - 224
6º - Rubens Barrichello - 224
7º - Cesar Ramos - 203
8º - Allam Khodair - 195
9º - Guilherme Salas - 190
10º - Diego Nunes – 185
11º - Nelsinho Piquet - 180

Sobre a FRAS-LE:

No mercado há mais de seis décadas e uma das cinco maiores fabricantes mundiais de materiais de fricção, a Fras-le, que faz parte das Empresas Randon, é uma marca reconhecida globalmente. Com mais de 12 mil referências nas marcas FRAS-LE & Lonaflex, a empresa coloca ao alcance do consumidor uma linha completa de produtos de fricção da mais alta qualidade, desenvolvidos e testados em seu Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, um dos mais bem equipados do mundo, que conta com laboratórios químico, físico, piloto e o Centro Tecnológico Randon, um centro de testes por excelência.

A empresa expandiu seu portfólio com a aquisição, em 2012, da Controil, que fabrica componentes para freios e embreagens e polímeros automotivos. Em 2018, mais 2.500 referências com a marca FREMAX foram incorporadas ao mix de produtos da FRAS-LE, com a aquisição da empresa, que produz discos, tambores de freios e cubos de roda.

Desde 2016, a Fras-le é a fornecedora oficial das pastilhas de freio dos carros da Stock Car, Stock Light e Mercedes-Benz Challenge. A FREMAX, desde 2004, também é a fornecedora oficial dos discos de freio da Stock Car, assim como das categorias Stock Light, Mercedes-Benz Challenge, Porsche GT3 Cup, Sprint Race e Old Stock

Recentemente, a FRAS-LE concluiu a aquisição da Nakata Automotiva que, dentre os principais itens estão amortecedores, terminais e barras de ligação e direção, pivô e bandejas de suspensão, juntas homocinéticas, componentes de eixos cardan e diferencial.

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