Motor On Line
Notícias-

Stock Car: Shell coloca Abreu e Zonta entre 4 primeiros no treino livres
Reportagem: Luis Ferrari
Foto: José Mário Dias
Candidato ao título, paranaense é o segundo do grupo 1 e no fim acaba 0s005 atrás do sorocabano; Gaetano é 11º, e Galid acaba em 20º em Interlagos.

A Shell começou bem os trabalhos da última etapa da Stock Car em 2020. Em Interlagos, Átila Abreu terminou o treino livre desta sexta-feira em terceiro lugar, logo à frente de Ricardo Zonta, que está na disputa pelo título na Grande Final. Gaetano di Mauro foi o sexto colocado no grupo 1 e fechou a prática em 11º, enquanto Galid Osman foi o décimo no grupo e 20º no geral.

Zonta, Gaetano e Galid entraram na pista no primeiro grupo. Sem o lastro de performance que lhe acompanhou durante praticamente toda a temporada, o piloto do carro #10 rapidamente estabeleceu a primeira colocação e liderou durante quase todo o tempo, chegando até mesmo a fazer dobradinha com Di Mauro em dado momento.

No fim, o paranaense foi ultrapassado e chegou a cair para o terceiro lugar, mas o quarto colocado no campeonato ainda conseguiu melhorar seu tempo e ficou em segundo no grupo, com os demais pilotos patrocinados pela Shell entre os dez primeiros colocados.

Átila foi o único representante da Shell que entrou no grupo 2. Depois de ficar nas posições intermediárias, o sorocabano deu um salto no fim e colocou o carro #51 em quinto. Ainda houve tempo para Abreu subir para terceiro, apenas 0s005 à frente de Zonta, enquanto Gaetano fechou o dia em 11º, e Galid ficou na 20ª colocação.

Os pilotos voltam à pista às 8h40 deste sábado para o segundo treino livre, e a classificação será disputada às 11h30. O Q1 terá todos os pilotos, e, após dez minutos, os 15 mais rápidos avançam ao Q2. A parte final da classificação terá a duração de oito minutos, quando serão decididas as 15 primeiras posições do grid de largada.

Domingo, a decisão do campeonato, com transmissão ao vivo pela Band na TV aberta e SporTV na fechada, será realizada às 12h30. A prova terá 40 minutos mais uma volta, com um pit stop obrigatório para troca de pelo menos um pneu e sem reabastecimento.

Todos os competidores da Shell estão elegíveis para o Fan Push, um disparo extra do botão de ultrapassagem. Apenas três pilotos serão contemplados com o acionamento adicional, e a votação segue no site da Stock Car (stockcar.com.br) até o começo da Grande Final.

O que eles disseram:

"De tempo, terminamos bem, competitivos. Mas o carro é bem difícil de guiar. A reação que tenho do carro não era para estar em terceiro, mas nunca sabemos como estão os carros dos outros. Mas é um início promissor, foi o fim de semana que começamos mais animados. É carregar essa energia para amanhã, tem questão de pneus, temos menos jogos, e quando alguém passa pneu zero, todo mundo tem que passar dois jogos, tem questão climática. Isso sem falar das outras categorias, muita borracha diferente, então a condição da pista vai mudar bastante."

Átila Abreu, piloto do carro #51 na equipe Shell V-Power Crown Racing

"O novo pacote não fez diferença nenhuma, o carro teve as mesmas reações da Corrida do Milhão aqui. Isso ainda é um ponto que para a Toyota não fez diferença nenhuma. Estou bastante contente, é o primeiro treino, ainda é cedo para falar, mas temos uma direção para o fim de semana, e o carro é muito parecido com o que eu andei no Milhão. Então, a reação, as características são bastante próximas. É claro que temos de ver a performance com o pneu novo o quanto muda, então, para ritmo de corrida, estamos muito bem."

Ricardo Zonta, piloto do carro # 10 na equipe Shell V-Power RCM

"Vamos ter de trabalhar um pouquinho, mas ninguém sabe como o pessoal está de pneu, quem está com pneu melhor e pior. Temos de focar no nosso trabalho, temos um caminho a evoluir. Se focarmos e fizermos tudo certo, estaremos fortes para disputar na frente nessa última etapa."

Gaetano di Mauro, piloto do carro #11 na equipe Shell V-Power KTF

"Está difícil. Sem o peso, os Toyotas estão superiores. Terminamos o treino bem perto do primeiro Chevrolet no grupo 1, e isso prova que o nosso carro não é tão ruim. Mas se continuar assim, vai ser uma lavada da Toyota em cima da Chevrolet."

Galid Osman, piloto do carro #28 na equipe Shell V-Power Crown Racing

Resultado do treino:

1º C.Ramos - 1m40s147
2º D.Nunes - 1m40s509
3º Á.Abreu - 1m40s569
4º R.Zonta - 1m40s574
5º M.Rossi - 1m40s615
6º R.Maurício - 1m40s669
7º C.Bueno - 1m40s762
8º G.Salas - 1m40s861
9º R.Barrichello - 1m40s930
10º N.Piquet - 1m41s014

Sobre a Raízen:

A Raízen, licenciada da marca Shell no Brasil, se destaca como uma das empresas de energia mais competitivas do mundo e uma das maiores em faturamento no Brasil, atuando em todas as etapas do processo: cultivo da cana, produção de açúcar, etanol e energia, comercialização, logística interna e de exportação, distribuição e varejo de combustíveis. A companhia conta com cerca de 30 mil funcionários, que trabalham todos os dias para gerar soluções sustentáveis que contribuam para o desenvolvimento do país, como a produção de bioeletricidade e etanol de segunda geração a partir dos coprodutos da cana-de-açúcar. Com 26 unidades produtoras, a Raízen produz cerca de 2,0 bilhões de litros de etanol por ano, 4,2 milhões de toneladas de açúcar e tem capacidade para gerar cerca de 940 MW de energia elétrica a partir do bagaço da cana-de-açúcar. A empresa também está presente em 66 bases de abastecimento em aeroportos, 67 terminais de distribuição de combustível e comercializa aproximadamente 25 bilhões de litros de combustíveis para os segmentos de transporte, indústria e varejo. Conta com uma rede formada por mais de 6.000 postos de serviço com a marca Shell, responsáveis pela comercialização de combustíveis e mais de 950 lojas de conveniência Shell Select. Além disso, a companhia mantém a Fundação Raízen, que busca estar próxima da comunidade, oferecendo qualificação profissional, educação e cidadania. Criada há mais de 14 anos, a Fundação Raízen possui seis núcleos no interior do estado de São Paulo e um em Goiás e já beneficiou mais de 13 mil alunos e mais de 4 milhões de pessoas com ações realizadas desde 2012.

Notícias

Página inicial