Motor On Line
Notícias-

Stock Car: Gaetano leva Shell à 1ª fila em Interlagos e Zonta larga em 4º
Reportagem: Luis Ferrari
Foto: José Mário Dias
Di Mauro obtém melhor posição de largada, a apenas 0s051 da pole na Grande Final; paranaense segue competitivo, e Galid sai em 8º.

A Shell vai largar na primeira fila da Grande Final da Stock Car, em Interlagos. Gaetano di Mauro fez o segundo melhor tempo na classificação deste sábado e ficou a apenas 0s051 do tempo da pole position. Foi a melhor classificação da carreira de Gaetano. Na briga pelo título, a 12 pontos do líder e com pontuação dobrada, Ricardo Zonta voltou a mostrar competitividade e larga em quarto, com Galid Osman em oitavo e Átila Abreu, em 19º.

No Q1, que durou só dez minutos, Zonta se posicionou rapidamente em segundo lugar na primeira série de tentativas de voltas lançadas, e Gaetano fez uma volta que lhe colocou em oitavo. No minuto final, Di Mauro melhorou ainda mais e subiu para segundo, mas acabou caindo para sétimo com as voltas dos outros pilotos.

Ricardo chegou a voltar ao segundo lugar e terminou em terceiro, mas a apenas 0s020 do primeiro colocado. Já Galid fez ótima volta com o cronômetro zerado e pulou para quarto, enquanto Átila chegou a ficar entre os 15 classificados mas terminou o Q1 em 19º lugar.

A etapa decisiva da sessão começou com Galid cravando o melhor tempo, com 1m41s267, Gaetano ficou 0s047 atrás, e Zonta fez uma volta a 0s059 de Osman. Na segunda tentativa, Gaetano e Zonta fizeram exatamente o mesmo tempo (1m41s108) e ficaram nos dois primeiros lugares.

Outros pilotos melhoraram seus tempos no minuto final, mas Gaetano ainda conseguiu subir para segundo, a apenas 0s051 do tempo da pole. Zonta confirmou um lugar na segunda fila, em quarto, e Galid completou a classificação na oitava posição, repetindo sua melhor colocação no ano.

Domingo, a decisão do campeonato, com transmissão ao vivo pela Band na TV aberta e SporTV na fechada, será realizada às 12h30. A prova terá 40 minutos mais uma volta, com um pit stop obrigatório para troca de pelo menos um pneu e sem reabastecimento.

Todos os competidores da Shell estão elegíveis para o Fan Push, um disparo extra do botão de ultrapassagem. Apenas três pilotos serão contemplados com o acionamento adicional, e a votação segue no site da Stock Car (stockcar.com.br) até o começo da Grande Final.

O que eles disseram:

"Estou muito feliz porque tenho trabalhano muito duro neste fim de temporada. Aqui é uma pista em que eu estava batendo na trave desde o ano passado. Estava forte no ano passado, mas não consegui colocar isso no qualifying porque tive uma quebra. Mas desta vez veio, não tinha uma pista mais legal. É uma pista que tenho muita intimidade, gosto muito. A minha estreia no automobilismo foi aqui. Estou muito contente, vamos trabalhar que agora é um novo começo, tem muita coisa pela frente."

Gaetano di Mauro, piloto do carro #11 na equipe Shell V-Power KTF

"Ficamos bem próximos. No primeiro quali, o carro estava bem equilibrado, fiquei bastante surpreso de o carro do Ricardo Maurício ter melhorado tanto para o Q2, mas estou contente. Estamos entre os quatro, e isso mostra que temos um potencial muito forte de corrida. Trabalhei muito no acerto de corrida, então estou contente. Estamos na briga, a expectativa é grande. Vamos aperfeiçoar o que tem de ser aperfeiçoado, e a estratégia tem de ser a melhor possível, vamos lá!"

Ricardo Zonta, piloto do carro # 10 na equipe Shell V-Power RCM

"Foi bom hoje, porque a pista melhorou muito no Q2, tanto que eu fiz a primeira volta muito rápida, e na segunda volta eu vinha um décimo e meio melhor, mas infelizmente cometi um erro, o que não nos permitiu ficar no top3, top4, mas estou muito feliz. Vamos conseguir encerrar o ano com chave de ouro, se Deus quiser."

Galid Osman, piloto do carro #28 na equipe Shell V-Power Crown Racing

"O carro se mostrava competitivo. É claro que juntando os dois treinos, a pista estava mais fria, sempre que esquenta, o nosso carro piora um pouquinho, mas simplesmente não sei. O carro do Galid, que era ruim, ficou bom, e o meu carro, que era bom, ficou ruim. Os outros carros da equipe continuaram ruins. Até fiz uma volta boa, não tinha mais de onde tirar. Era um carro muito difícil, com pouco grip lateral, então você não consegue ter velocidade nas curvas. É uma pena, é uma corrida sem muita estratégia, uma corrida rápida largando atrás te deixa numa situação muito adversa. Vamos ver o que acontece, vai que chove e acontece alguma coisa para dar uma mudada e ver se conseguimos ganhar algumas posições."

Átila Abreu, piloto do carro #51 na equipe Shell V-Power Crown Racing

Resultado do treino:

1º R.Maurício - 1m40s916
2º G.di Mauro - 1m40s967
3º C.Ramos - 1m41s059
4º R.Zonta - 1m41s108
5º N.Piquet - 1m41s129
6º D.Serra - 1m41s216
7º G.Salas - 1m41s240
8º G.Osman - 1m41s267
9º A.Khodair - 1m41s315
10º R.Barrichello - 1m41s363

Campeonato:

1º T.Camilo - 238 pontos
2º D.Serra - 237
3º R.Maurício - 231
4º R.Zonta - 226
5º G.Casagrande - 224
R.Barrichello - 224

Sobre a Raízen:

A Raízen, licenciada da marca Shell no Brasil, se destaca como uma das empresas de energia mais competitivas do mundo e uma das maiores em faturamento no Brasil, atuando em todas as etapas do processo: cultivo da cana, produção de açúcar, etanol e energia, comercialização, logística interna e de exportação, distribuição e varejo de combustíveis. A companhia conta com cerca de 30 mil funcionários, que trabalham todos os dias para gerar soluções sustentáveis que contribuam para o desenvolvimento do país, como a produção de bioeletricidade e etanol de segunda geração a partir dos coprodutos da cana-de-açúcar. Com 26 unidades produtoras, a Raízen produz cerca de 2,0 bilhões de litros de etanol por ano, 4,2 milhões de toneladas de açúcar e tem capacidade para gerar cerca de 940 MW de energia elétrica a partir do bagaço da cana-de-açúcar. A empresa também está presente em 66 bases de abastecimento em aeroportos, 67 terminais de distribuição de combustível e comercializa aproximadamente 25 bilhões de litros de combustíveis para os segmentos de transporte, indústria e varejo. Conta com uma rede formada por mais de 6.000 postos de serviço com a marca Shell, responsáveis pela comercialização de combustíveis e mais de 950 lojas de conveniência Shell Select. Além disso, a companhia mantém a Fundação Raízen, que busca estar próxima da comunidade, oferecendo qualificação profissional, educação e cidadania. Criada há mais de 14 anos, a Fundação Raízen possui seis núcleos no interior do estado de São Paulo e um em Goiás e já beneficiou mais de 13 mil alunos e mais de 4 milhões de pessoas com ações realizadas desde 2012.

Notícias

Página inicial