Motor On Line
Notícias-

Rally: entre os UTVs definição fica acirrada entre os Can-Am no Dakar
Reportagem: Christian Marxen / Maira Nascimento
Carbono AG Comunicação
Jones e o brasileiro Gugelmin apertam o ritmo e colam nos líderes faltando duas etapas para o fim.

Na reta final, o principal rally do planeta teve sua 10ª etapa marcada por muito equilíbrio nesta quarta-feira, na Arábia Saudita. Na categoria dos UTVs, o campeão do Rally Dakar 2021 segue indefinido, com os cinco primeiros colocados no dia separados por menos de dois minutos.

A especial desta quarta-feira teve mais de 3 horas e meia de duração e a vitória foi dos russos Sergei Kariakin e Anton Vlasiuk, seguidos pelo norte-americano Austin Jones e o brasileiro Gustavo Gugelmin, que seguem firmes na briga pelo título com a equipe Monster Energy Can-Am.

Além de sustentar a 2ª colocação na etapa, Jones e Gugelmin conseguiram descontar 2 minutos e 2 segundos do tempo dos líderes na geral da categoria, os chilenos Francisco "Chaleco" Lopez e Juan Pablo Vinagre, da South Racing Can-Am, que ficaram com a 6ª colocação no dia. A diferença entre os dois melhores UTVs no acumulado é de apenas 10min13seg – bem pequena se considerar que a soma total até aqui já ultrapassa as 45 horas de competição.

"Hoje também não foi um dia fácil. Muitas pedras, navegação minuciosa. Passamos pela indefinição para saber se tínhamos vencido. A dupla vencedora de hoje poderá ter algum acréscimo de tempo, estamos esperando pelas atualizações ainda. Recuperamos dois minutos, e amanhã será um dia longo, complicado. Hoje passamos ilesos, mas fomos atrapalhados pela poeira, mas mesmo assim foi um dia bom em termos de resultado. Sempre passando alguns sustos, mas deu tudo certo. Esse Dakar está sendo de especiais bem duras e navegação bem difícil", disse Gugelmin.

Reinaldo Varela e Maykel Justo, que aceleram outro Maverick X3 pela Monster Energy Can-Am, fecharam a antepenúltima etapa do Dakar na 7ª colocação, apenas 3min48seg atrás dos líderes. Com esse resultado a dupla se mantém no top-5 no tempo acumulado de prova.

"Foi uma especial normal de Dakar, com bastante pedras, mas largamos um pouco atrás. Um caminhão nos passou e pegamos muita poeira também de carros e UTVs que não deixavam a gente passar. Fomos bem e muito cuidadosos. Em trechos que não enxergávamos muito nós não arriscamos nada para não pegarmos grandes pedras. Vamos deixar o UTV em ordem neste final. Não temos nada para fazer nele, apenas trocar os pneus", diz Varela, campeão do Dakar em 2018 também com Can-Am.

Seu navegador, Maykel Justo, explica o desafio deste penúltimo dia de competição. "Amanhã teremos a segunda especial mais longa do rally, mesmo com alguns trechos cortados por conta da chuva. Caso contrário, seriam mais de 500 km só de especial", diz Maykel.

Outra dupla da equipe Monster Energy Can-Am que segue na briga pelas primeiras posições é a dos poloneses Aron Domzala e Maciej Marton. Eles estão em 3º na classificação geral, com 42min41seg de diferença para o primeiro colocado, ainda com chances de título.

A penúltima etapa do Dakar será disputada nesta quinta-feira, com os competidores saindo de Al-Ula até Yanbu. A final do rali será nesta sexta-feira, com chegada em Jeddah.

Confira a classificação preliminar na categoria UTV, do 10º dia de prova e o resultado geral acumulado do Dakar 2021:

10º dia – 13 de janeiro:
1º) Sergei Kariakin (Rússia) / Anton Vlasiuk (Rússia), Can-Am Maverick X3 Turbo / 3h31min17seg
2º) Austin Jones (EUA) / Gustavo Gugelmin (Brasil), Can-Am Maverick XRS Turbo / + 0min29seg
3º) Michal Goczal (Polônia) / Szymon Gospodarczyk(Polônia), Can-Am Maverick XRS / + 1min10seg
4º) Khalifa Al Attiyah (Qatar) / Paolo Ceci (Itália), Can-Am XRS Turbo / + 1min41seg
5º) Gerard Farres (Espanha) / Armand Monleon (Espanha), Can-Am Maverick XRS Turbo / + 1min56seg
6º) Francisco "Chaleco" Lopez (Chile) / Juan Pablo Vinagre (Chile), Can-Am Maverick XRS Turbo / + 2min41seg
7º) Reinaldo Varela (Brasil) / Maykel Justo (Brasil), Can-Am Maverick XRS Turbo / + 3min48seg
8º) Marek Goczal (Polônia) / Rafal Marton (Polônia), Can-Am XRS Turbo / + 6min30seg
9º) Aron Domzala (Polônia) / Maciej Marton (Polônia), Can-Am Maverick X3 / + 7min19seg
10) Jeremie Warnia (França) / S. Griener (Reino Unido) CST / Polaris – + 10min36seg

Resultado Acumulado após 10 etapas:

1º) Francisco "Chaleco" Lopez (Chile) / Juan Pablo Vinagre (Chile), Can-Am Maverick XRS Turbo - 45h39min18seg
2º) Austin Jones (EUA) / Gustavo Gugelmin (Brasil), Can-Am Maverick XRS Turbo / +10min13seg
3º) Aron Domzala (Polônia) / Maciej Marton (Polônia), Can-Am Maverick X3 / + 142min41seg
4º) Michal Goczal (Polônia) / Szymon Gospodarczyk(Polônia), Can-Am Maverick XRS / + 1h01min59seg
5º) Reinaldo Varela (Brasil) / Maykel Justo (Brasil), Can-Am Maverick XRS Turbo / + 1h24min47seg
6º) José Antonio Hinojo Lopez (Espanha) / Diego Ortega Gil (Espanha), Can-Am Maverick X3 Turbo / + 2h32min42seg
7º) Kees Koolen (Holanda) / Jurgen Van Den Goorbergh (Holanda), Can-Am XRS Turbo – +3h41min36seg
8º) Saleh Alsaif (Arábia Saudita) / Oriol Vidal Montijano (Espanha), Can-Am Maverick X3T3PRO Turbo / +4h00min02seg
9º) Marek Goczal (Polônia) / Rafal Marton (Polônia), Can-Am XRS Turbo / + 4h10min09seg
10º) Khalifa Al Attiyah (Qatar) / Paolo Ceci (Itália), Can-Am XRS Turbo / + 4h27min19seg

Sobre a BRP

A BRP é líder global no segmento de veículos motorizados esportivos, sistemas de propulsão e embarcações construídos em mais de 75 anos de capacidade inventiva e engenharia de ponta, e foco intensivo no consumidor. O portfólio do grupo canadense é formado por produtos e marcas líderes de mercado, o que inclui as motos de neve Ski-Doo e Lynx, as motos aquáticas Sea-Doo, os veículos on-road e off-road Can-Am, os barcos Alumacraft, Manitou, Quintrex, Stacer e Savage, e os sistemas de propulsão marítima Evinrude e Rotax, bem como os motores Rotax para karts, motocicletas e aeronaves recreativas. A BRP apresenta como apoio a sua linha de produtos o suporte completo em peças, acessórios e vestuário, para aprimorar ainda mais a experiência de condução.

Com vendas anuais de US$ 6,1 bilhões em mais de 120 países, o grupo conta com força de trabalho global composta por cerca de 12,6 mil pessoas. No Brasil, a empresa possui ampla cobertura nacional com 71 revendedores em todas as regiões, capacitados a proporcionar a melhor experiência aos clientes na venda de veículos, peças, acessórios e serviços.

Notícias

Página inicial