Motor On Line
Notícias-

Honda inicia vendas do Legend com nova tecnologia Honda Sensing Elite
Reportagem: Aline Cerri / Tassia Rodrigues
Honda Brasil

A Honda Motor Co., Ltd. dará início às vendas no Japão, na modalidade Leasing, em 5 de março de 2021, do novo modelo Honda Legend equipado com a tecnologia Honda SENSING Elite.

Empenhada em concretizar uma sociedade livre de acidentes de trânsito, com base em seu slogan "Segurança para todos", a Honda está há muito tempo na vanguarda global da pesquisa e desenvolvimento de tecnologias de segurança. Com a visão de encorajar as pessoas a explorar seus interesses e a desfrutar de um futuro no qual todos possam ir e vir livremente, com total paz de espírito, a Honda apresenta o sedã de luxo Legend equipado com o novo sistema Honda SENSING Elite, que representa um novo patamar na área de tecnologias avançadas de segurança.

O Honda SENSING Elite é uma versão do Honda SENSING, o pacote de segurança avançada e de tecnologias de assistência ao condutor atualmente disponível para veículos Honda em todo o mundo. O nome "Elite" representa as tecnologias de excelência incluídas nesta mais recente versão.

Uma das tecnologias altamente diferenciadas é a função "Traffic Jam Pilot", qualificada para direção autônoma de Nível 3 (direção autônoma condicionada em uma área limitada), para a qual a Honda recebeu designação de tipo do Ministério Japonês de Terras, Infraestrutura, Transporte e Turismo (MLIT) *1. A tecnologia Traffic Jam Pilot permite que o sistema de direção autônoma conduza o veículo, em vez do motorista, sob certas condições, como quando o veículo está em uma via expressa com tráfego congestionado*2.

Para o controle do automóvel, o sistema determina a posição do veículo e as condições da estrada usando dados de mapas tridimensionais de alta definição e satélite de navegação global (GNSS) * 3 e detecta os arredores do veículo em 360° usando uma série de sensores externos. Ao mesmo tempo, o sistema acompanha as condições do motorista usando a câmera de monitoramento acoplada dentro do veículo. Com base nessa ampla gama de informações, a ECU principal faz reconhecimentos, previsões e toma decisões adequadas, e aplica um alto nível de controle de aceleração, frenagem e direção para auxiliar o motorista a alcançar uma condução de alta qualidade e suavidade.

Colocando a mais alta prioridade em segurança e confiabilidade, o desenvolvimento do sistema empregou simulações, nas quais aproximadamente 10 milhões de padrões de possíveis situações do mundo real foram reproduzidos, e uma série de testes de prova foram conduzidos durante a direção em vias expressas por um total de aproximadamente 1,3 milhão de quilômetros (800.000 milhas). Além disso, o sistema incorpora um design de operação redundante, levando em consideração a segurança e a confiabilidade caso algum tipo de problema ocorra em qualquer um dos dispositivos.

Os equipamentos externos, projetados exclusivamente para este novo Legend, incluem luzes de posição azuis no para-choque e uma roda de alumínio exclusiva para o modelo. Uma série de sensores são incorporados ao desenho do veículo para torná-los menos perceptíveis, de forma que não interfiram no design, trazendo ao Legend uma aparência imponente, condizente com um sedan flagship, ao mesmo tempo em que, discretamente, revelam tratar-se de um veículo equipado com condução autônoma.

O equipamento interior exclusivo para este modelo inclui luzes indicativas do Honda SENSING Elite que apresentam posições, tamanhos, cores, brilho e outros detalhes cuidadosamente selecionados, bem como o medidor gráfico full LCD de 12,3 polegadas. Este equipamento foi adotado com a devida consideração para permitir que o motorista compreenda intuitivamente o status operacional do sistema, a situação de condução e pedidos de transferência de controle ao condutor emitidos pelo equipamento.

Principais características do Honda SENSING Elite:

• Função Mãos Livres - Hands-off Function
Enquanto dirige com ACC (Adaptive Cruise Control), com o LSF (Low Speed Follow) e com o LKAS (Lane Keeping Assist System) ativados, em determinadas condições, em uma via expressa, o sistema auxiliará as operações de condução, mesmo enquanto o motorista estiver com as mãos fora do volante.

Condução adaptativa em uma faixa - Adaptive in Lane Driving
O sistema auxilia a condução ao seguir o carro da frente em uma faixa. O sistema conduz o veículo adiante, no meio da faixa, enquanto mantém a velocidade pré-definida. Quando há um carro à frente, a tecnologia ajuda no acompanhamento, mantendo uma distância segura.

Assistente de mudança de faixa ativa com função Hands-Off - Active Lane Change Assist
Ao dirigir usando o Adaptive in Lane Driving, quando o motorista verifica as condições favoráveis para a mudança de faixa e ativa a seta, o sistema auxilia na aceleração / desaceleração e na direção para a mudança de faixa.

Mudança de faixa ativa com função Mãos Livres - Active Lane Change
Ao dirigir usando o Adaptive in Lane Driving, quando o motorista liga a função Active Lane Change com Hands off, o sistema avalia a situação e auxilia na mudança de faixa e / ou na ultrapassagem do outro veículo sob certas condições. Quando o sistema detecta um carro à frente sendo conduzido em baixa velocidade, o sistema notifica o motorista e auxilia na ultrapassagem e no retorno à pista original.

• Assistente de congestionamento - Traffic Jam Pilot
Ao dirigir usando o Adaptive in Lane Driving, quando o veículo fica preso em um congestionamento, sob certas condições, o sistema assume o controle da aceleração, frenagem e direção enquanto monitora os arredores do veículo no lugar do motorista.
O sistema dirige, freia e retoma a direção na mesma faixa, enquanto mantém uma distância segura de acordo com a velocidade do veículo da frente. Enquanto o veículo está sob o controle do sistema, o motorista pode assistir à televisão / DVD na tela de navegação ou operar o sistema de navegação para pesquisar um endereço de destino, o que ajuda a mitigar a fadiga e o estresse do motorista ao dirigir em um congestionamento.

• Assistência para parada de emergência - Emergency Stop Assist
Quando o veículo solicita ao motorista a retomada do controle da direção e não obtém resposta do condutor, o sistema auxilia na desaceleração e na parada do veículo, fazendo mudanças de pista para a faixa mais externa ou para o acostamento da via.

Mais especificamente, caso o motorista não responda às solicitações de retomada do controle de direção, já que as Funções de Traffic Jam Pilot/ Hands-off serão desativadas, o sistema pede para que o motorista responda à solicitação do veículo usando recursos visuais, auditivos e alertas táteis, incluindo sons de alarme escalonados e vibração no cinto de segurança do motorista. Se o motorista continuar sem responder, o sistema ajudará na desaceleração e na parada do veículo, alertando outros veículos ao redor usando luzes de emergência e a buzina. Quando há um acostamento, o sistema auxilia na desaceleração e na mudança de faixa até que o veículo atinja o acostamento para uma parada segura. *4

• Interface Homem-Máquina (HMI)
A interface permite ao condutor reconhecer instantaneamente o estado de funcionamento do sistema, a situação de condução e os pedidos de retomada do controle de direção emitidos. As luzes indicativas do Honda SENSING Elite estão posicionadas no volante, na parte superior da tela de navegação e no porta-luvas. Quando a função Hands off é ativada, a luz no volante acende e quando o Traffic Jam Pilot é ativado, outras luzes também acendem na cor azul. Quando o sistema solicita a retomada de controle por parte do motorista, todas as luzes indicativas mudam para a cor para laranja e piscam para enviar uma mensagem de fácil compreensão ao motorista. O painel LCD de 12,3 polegadas também exibe o status operacional, a situação de direção e as solicitações do sistema de uma maneira simples, porém expressiva.

Notas

* 1- A designação de tipo foi anunciada em 22 de novembro de 2020. Consulte o comunicado à imprensa: https://global.honda/newsroom/news/2020/4201111eng.html
* 2 - Há um limite para as capacidades (por exemplo, capacidade de reconhecimento e capacidade de controle) de funções individuais do Honda SENSING Elite. Por favor, não superestime as capacidades de cada função Honda SENSING Elite e dirija com segurança enquanto presta atenção constante ao seu entorno. Por favor, permaneça em condições de responder ao pedido de transferência emitido pelo sistema e retome a condução imediatamente após o pedido de transferência.
* 3 - GNSS significa Global Navigation Satellite System, um nome coletivo para sistemas de posicionamento, navegação e cronometragem por satélite (PNT).
* 4 - Dependendo da situação, o sistema pode parar o veículo sem fazer mudanças de faixa.

Sobre a Honda no Brasil:

Em 1971, a Honda iniciava no Brasil as vendas de suas primeiras motocicletas importadas. Cinco anos depois, era inaugurada a fábrica da Moto Honda da Amazônia, em Manaus, que completa 45 anos de existência em 2021, ao lado da CG, o veículo mais vendido do Brasil. De lá para cá, a unidade produziu mais de 25 milhões de motos, além de quadriciclos e de motores estacionários que formam a linha de Produtos de Força da Honda no País, também composta por motobombas, roçadeiras, geradores, entre outros. Para facilitar o acesso aos produtos da marca, em 1981 nasceu o Consórcio Honda, administradora de consórcios referência no mercado nacional, que faz parte da estrutura da Honda Serviços Financeiros, também composta pela Seguros Honda e o Banco Honda. Dando continuidade à trajetória de crescimento, em 1992 chegavam ao Brasil os primeiros automóveis Honda importados e, pouco tempo depois, em 1997 a Honda Automóveis do Brasil iniciava a produção do Civic, em Sumaré (SP). A segunda planta de automóveis da marca, construída na cidade de Itirapina (SP), foi inaugurada em 2019 e concentrará, a partir de 2021, toda produção dos modelos locais, enquanto a unidade de Sumaré se consolidará como centro de produção de motores e componentes, desenvolvimento de produtos, estratégia e gestão dos negócios do grupo Honda. Atualmente, 2 milhões de automóveis da marca já foram produzidos em solo nacional. Durante esses anos, a empresa também inaugurou Centros Educacionais de Trânsito, de Treinamento Técnico, de Distribuição de Peças e de Pesquisa & Desenvolvimento. Estruturou uma rede de concessionárias hoje composta por aproximadamente 1.300 endereços. Em 2014, em uma iniciativa inédita no segmento, a Honda inaugurou seu primeiro parque eólico do mundo, na cidade de Xangri-Lá (RS). O empreendimento supre toda a demanda de energia elétrica das plantas de automóveis no interior de São Paulo e do escritório na capital paulista, reduzindo os impactos ambientais das operações da empresa. Em 2015, a Honda Aircraft Company anunciou a expansão das vendas do HondaJet, o jato executivo mais avançado do mundo, para o Brasil. Saiba mais em www.honda.com.br e www.facebook.com/HondaBR

50 anos da Honda no Brasil | 45 anos da Moto Honda da Amazônia | 45 anos da CG | 40 anos do Consórcio Honda

Notícias

Página inicial