Motor On Line
Notícias-

Stock Car: KTF Sports estreia com pódio na Pro Series
Reportagem: Flávio Quick
Foto: Rodrigo Guimarães
Quick Comunicação
Esquadrão com quatro pilotos foi liderado pelo paulista Gaetano Di Mauro.

Neste fim de semana o Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia, recebeu o circo da Stock Car Pro Series para a história temporada da mais importante modalidade do automobilismo nacional. Com nada menos que 32 carros confirmados, o máximo permitido pelo regulamento da competição, a expectativa era muito grande pelos desafios tanto na pista quanto os fora dela como os de marketing, novo formato das disputas e vários canais transmitindo as corridas de forma simultânea.

Com apenas três anos de história e um currículo que já conta com pódios, poles e vitória a KTF Sports chegou com um verdadeiro esquadrão para a este primeiro desafio do ano. Nada menos que quatro pilotos representaram a equipe paulista na pista goiana representando as bandeiras da KTF Sports – Guilherme Salas e Lucas Foresti e; KTF Racing – Gaetano Di Mauro e Pedro Cardoso.

Como não foram realizados treinos de pré-temporada, em um começo de ano mais uma vez marcado pelas incertezas sanitárias, as equipes tiveram na sexta-feira (23) a oportunidade de fazerem um treino extra. Nesta oportunidade o time de engenharia comandado pelo experiente profissional Guilherme Ferro constatou que todos os carros tinham rendimentos muito bons e que, com pequenos ajustes, poderiam buscar bons posicionamentos nos treinos e principalmente nas sessões classificatórias.

Antes da tomada de tempos, no sábado dia 24 de abril, foram realizadas as duas sessões regulares de treinos livres. Na primeira delas o carro #11 de Gaetano Di Mauro foi o segundo mais veloz ficando a apenas quatro milésimos de segundo do mais veloz da pista. Nesta sessão Salas foi o 13º, Foresti o 14º e Pedro Cardoso o 22º colocado. Na segunda sessão de treinos, testando diferentes ajustes nos seus quatro carros, Salas foi novamente o 13º, Foresti o 14º, Gaetano o 17º e Cardoso, 22º.

Com boas referências para o treino classificatório os carros da KTF seguiram para o treino classificatório. No Q1, primeira parte da sessão, a expectativa era de seguir com os quatro carros para a segunda parte do treino (Q2) quando apenas os 15 mais velozes se classificam. Mas, a temperatura da pista subiu rapidamente e, com isso, nem todos os pilotos conseguiram extrair o máximo de suas máquinas. Gaetano e Guilherme seguiram para o Q2 enquanto que Foresti no 16º lugar e Cardoso, em 30º, tiveram que se contentar com estas posições para a largada. Os carros #11 e #85 seguiram na disputa e com boas voltas ainda conseguiram subir um pouco mais no grid. Salas ficou com o 12º lugar e Di Mauro com a 8ª posição.

A largada da primeira corrida da temporada foi autorizada as três da tarde de domingo. Num grid marcado por 32 pilotos as brigas estiveram por todas as partes e os pilotos da KTF protagonizaram belos pegas. Seguindo o novo regulamento os pit-stops aconteceram apenas na primeira corrida e, em quatro serviços extremamente eficientes, o time de mecânicos da equipe recolocou o pilotos na pista com condições de ganharem posições ou, no mínimo, se manterem onde estavam. Ao fim da primeira prova Gaetano Di Mauro ficou com o 7º lugar, Gui Salas em 9º, Lucas Foresti em 10º e Pedro Cardoso em 18º.

Com os carros ainda em movimento, atrás do Safety-Car, os dez primeiros colocados da corrida anterior se revezaram de posições e a segunda prova foi autorizada. Di Mauro pulou na ponta enquanto que seus companheiros brigavam por posições para estar no Top10. Ao final de 12 voltas e vários pilotos penalizados por uma série de penalizações dos comissários, Di Mauro terminou a corrida com um comemorado segundo lugar. Pedro Cardoso ficou com o 10 posto. Guilherme Salas foi o 14º e Lucas Foresti o 15º colocado.

Após as duas primeiras etapas do Campeonato a KTF Racing está na quarta posição do Campeonato de equipes com 48 pontos e a KTF Sports é a sexta colocada com 36. Dentre os pilotos Gaetano Di Mauro é o segundo colocado com 34 pontos; Guilherme Salas o 12º com 19 pontos; Lucas Foresti o 13º com 17 pontos e Pedro Cardoso o 16º com 14 pontos.

A segunda rodada da Stock Car já tem data e local confirmados. A prova será disputada no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, no fim de semana dos dias 15 e 16 de maio.

Notícias

Página inicial