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Stock Car: Zonta coloca a Shell entre os 10 no grid em Interlagos
Reportagem: Luis Ferrari
Foto: José Mário Dias
Átila Abreu avança para o Q2 e larga em 14º, duas posições à frente de Galid Osman.

O treino classificatório para a segunda etapa da Stock Car em São Paulo deixou os três carros da Shell em posições para brigar no pelotão de elite das duas corridas deste domingo. O vice-campeão Ricardo Zonta larga em nono com o Toyota Corolla #10. Quinto colocado na tabela de pontos, Átila Abreu também avançou para o Q2 e vai partir em 14º com o Chevrolet Cruze #51. Já Galid Osman ficou a milésimos da segunda fase do quali e vai partir em 16º com o Cruze #28.

A primeira prova com previsão de 30 minutos mais uma volta de duração tem largada programada para 11h15, com transmissão ao vivo da Band e Sportv. Depois da bandeirada há uma volta de desaceleração e inversão das dez primeiras posições para o grid da segunda bateria, também com previsão de meia hora mais uma volta.

O classificatório começou com a dupla da Shell V-Power no grupo 1. Átila Abreu foi sexto, com Galid Osman em 11º. Depois veio para pista o segundo grupo, que terminou com Zonta em quarto. Após todos os 32 carros passarem pelo traçado paulistano, Átila avançou em décimo e Galid ficou a 0.058 do 15º posto e da vaga na Q2.

Na segunda fase do quali, Zonta registrou 1:40.110 em sua melhor passagem, terminando em nono. Átila ficou com 1:40.235.

A pista de São Paulo guarda boas memórias para os três pilotos da Shell. Em 2020, Zonta venceu a Corrida do Milhão e foi o maior pontuador da Stock Car em São Paulo, com 100% de pódios nas três provas da categoria na cidade. Átila tem no currículo vitória na Grande Final em Interlagos, e Galid Osman já esteve muito próximo do pódio em diversas ocasiões.

O que eles disseram:

“Largar entre os 10 vai ser importante, estava buscando ficar entre os cinco primeiros. O carro não estava correspondendo do jeito que eu esperava e os Toyota ainda continuam um pouco abaixo dos carros da outra montadora, tomamos três décimos o final de semana inteiro. O gap de Goiânia ainda era maior, mas falta muito para estarmos com carros equalizados e conseguindo disputar de fato.”

Ricardo Zonta

“Estava se desenhando para uma situação pior, com dificuldades no shakedown e primeiro treino livre. Só consegui andar no TL2 e vim para o quali. Ter passado bem o Q1 foi bom, mas o balanço no Q2 não estava bom. Não conseguiria ir além disso. Em Goiânia largamos mais atrás e conseguimos melhorar. Ainda estamos um pouco distantes do que queríamos, mas vamos remar para buscar posicionamento durante as corridas. A equipe é estreante e cada fim de semana nós melhoramos um pouquinho.”

Átila Abreu

“A posição que eu fiquei no quali foi a mesma de todos os treinos. Conseguimos evoluir o carro durante os treinos, cometi um erro na abertura da volta que pode ter custado o Q2. Vamos trabalhar forte na corrida para tentar chegar entre os 10 melhores na prova 1 e largar nas primeiras filas na segunda prova”

Galid Osman

Sobre a Raízen:

Somos a Raízen - uma empresa integrada de energia referência em biocombustíveis. Atuamos em toda a cadeia produtiva da cana, até comercialização, logística e distribuição de combustíveis. Nossa energia é essencial para mobilizar pessoas e potencializar negócios, por isso, além de entregar a energia que o mercado precisa hoje, investimos em soluções que contribuam para a agenda global de transição energética de forma gradual e sustentável.

É por isso que somos líderes na produção de biocombustíveis e bioeletricidade a partir da cana, e seguimos investindo na ampliação do nosso portfólio em fontes renováveis, como o etanol de segunda geração (E2G), o biogás, a biomassa e a geração de energia solar.

Somos grandes - temos um time de 29 mil funcionários, operamos 26 unidades de produção de açúcar, etanol e bioenergia – e uma planta de etanol 2G – com capacidade instalada para moagem de 73 milhões de toneladas de cana, que produziram, na safra 19´20, cerca de 2,5 bilhões de litros de etanol e 3,8 milhões de toneladas de açúcar. Contamos com 860 mil hectares de áreas agrícolas cultivadas com tecnologia de ponta, com colheita 100% mecanizada. Temos capacidade instalada de cerca de 1GW para geração de energia e produzimos, na última safra, 2,1 TWh de energia elétrica a partir da biomassa da cana. No mercado livre de energia, em uma JV com a WX Energy, comercializamos cerca de 26,9 TWh de energia na safra 19´20, reforçando nossa atuação em trading no mercado livre de energia.

Com uma rede de revendedores de mais de 6.000 postos da marca Shell, no Brasil e na Argentina, temos presença e proximidade para entregar a energia que nossos clientes precisam. E por meio do Grupo NÓS (JV com a Femsa), atuamos no varejo com mais de 1.000 lojas de conveniência Shell Select nos postos, e com as lojas de proximidade OXXO, marca já consolidada na América Latina. Nos segmentos B2B e varejo, comercializamos, no ciclo 19´20, aproximadamente 27,1 bilhões de litros de combustíveis, operando em todas as regiões do Brasil por meio de 67 bases de abastecimento em aeroportos e 67 terminais de distribuição de combustíveis. Na Argentina, onde atuamos com a marca Shell desde 2018, comercializamos no último ciclo 6,1 bilhões de litros de combustíveis, contando uma rede de cerca de 730 postos Shell, uma refinaria, uma planta de lubrificantes, quatro terminais terrestres e duas bases de abastecimento em aeroportos.

Estamos entre as maiores empresas em faturamento no Brasil, com R$ 120,6 bilhões, na safra 19´20. Geramos emprego e renda, dinamizando a economia, e investimos em ações de responsabilidade social, apoiando diversos projetos e, por meio da Fundação Raízen, oferecemos a jovens uma formação complementar à educação regular, impulsionando pessoas em situação de vulnerabilidade social a se descobrirem profissionalmente e protagonizarem seus próprios caminhos. Também trabalhamos no desenvolvimento de cooperação com as comunidades vizinhas às nossas operações - por meio destes trabalhos, beneficiamos mais de 1.700 alunos e mais 3 milhões de pessoas na safra 19'20, oferecendo qualificação profissional, educação e consciência cidadã.

Projeto Time KGV

Stock Car, aprovado na Lei Federal de Incentivo ao Esporte e registrado junto ao Ministério da Cidadania (Secretária Especial do Esporte) sob o número de processo 58000.011486/2018-29

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