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Stock Car: Velocitta recebe duas etapas de olho nos freios
Reportagem: Cleber Bernuci / Roberta Duarte
Foto: Vanderley Soares
P1 Media Relations
Provas a serem disputadas neste sábado (19) e domingo (20) serão válidas pela terceira e quarta etapas da temporada 2021. Pilotos gastam 25% do tempo de volta usando os freios.

Depois de duas etapas bastante disputadas em Goiânia e Interlagos nas vitórias de Daniel Serra, Ricardo Maurício, Gabriel Casagrande e António Félix da Costa, a Stock Car Pro Series vai ao Velocitta, em Mogi Guaçu (SP), para a disputa não de uma, mas de duas etapas.

O exigente traçado de 3.438 metros recebe a terceira etapa neste sábado (19) e a quarta no domingo (20), em um final de semana recheado de velocidade com quatro corridas, que serão transmitidas ao vivo por Band, SporTV, pelo YouTube oficial da Stock Car e pelo canal AutoVídeos, além do Motorsport.tv. Nos dois dias, a largada principal acontece às 13h10.

O circuito, conhecido por exigir bastante do conjunto de freios, especialmente dos discos Fremax e pastilhas Fras-le, tem dois pontos importantes de frenagem, nas curvas 1 e 8 (esta, conhecida como saca-rolha). Na primeira curva do traçado, os carros se aproximam a uma velocidade de 215 km/h e reduzem para 90 km/h no contorno da curva, e o fazem com uma frenagem que se estende por 170 metros reduzindo a velocidade em 125 km/h durante apenas quatro segundos, gerando uma desaceleração de 1,5 G.

No 'Saca-Rolha', os carros vêm em uma reta longa, em descida, carregando bastante velocidade e atingem 200 km/h no ponto de frenagem, no qual os pilotos reduzem para aproximadamente 90 km/h em 135 metros, tirando 110 km/h em 3,5 segundos com uma desaceleração de 1,4 G.

Uma volta completa no Velocitta dura pouco mais de 1min30s a bordo do Stock Car, e 25% do tempo de volta – cerca de 22 segundos – é gasto fazendo uso dos freios. Seletivo com subidas e descidas, o circuito oferece boas oportunidades de ultrapassagem, especialmente nas duas curvas onde os freios são mais exigidos, e com a previsão de temperaturas mais baixas durante o final de semana (mínimas de 10 graus e máxima de 24ºC), a refrigeração do sistema de freios torna-se um aspecto a ser bastante monitorado nas atividades de pista, uma vez que os discos de freio Fremax são feitos para trabalhos a temperaturas de até 720ºC, enquanto as pastilhas de freio da Fras-le suportam temperaturas de trabalho de até 840ºC.

A liderança do campeonato segue nas mãos de Daniel Serra, da Eurofarma-RC, que tem 68 pontos, apenas três a mais que Bruno Baptista, da RCM. Átila Abreu é o terceiro na classificação geral com o carro da Shell V-Power somando 63 pontos enquanto Cesar Ramos, da Ipiranga Racing, soma 62. Denis Navarro fecha os cinco primeiros com 58 pontos.

A FRAS-LE e a FREMAX são as fornecedoras oficiais de pastilhas e discos de freio da categoria, respectivamente, e trabalham em conjunto com as todas as equipes do grid para assegurar o melhor desempenho, segurança, eficiência e confiabilidade. A Fremax é a fornecedora dos discos desde 2004 e a Fras-le, desde 2016.

Fala, piloto!

"No Velocitta, o freio se torna o principal componente do carro. Uma vez equilibrado e funcionando bem, a gente chega mais fácil ao melhor acerto. Com certeza é uma das pistas que mais se aproxima de um circuito de rua. Tem pouco vento, o que dificulta um pouco a refrigeração, e é um traçado pequeno e com freadas fortes. Se há um traçado no Brasil onde o freio é o mais importante, este é o Velocitta".

(Gabriel Casagrande, A.Mattheis Vogel, Chevrolet Cruze, #83)

A pista do Velocitta na ótica da FRAS-LE & FREMAX

"O Velocitta tem uma belíssima estrutura e asfalto excelente. Seu traçado com 12 curvas e um bom mix de subidas e descidas. As freadas tornam-se mais técnicas e fortes nas descidas para que o piloto mantenha a trajetória correta e não perca tempo nas curvas. E devido ao fato de ser um traçado com retas curtas, os freios são ainda mais exigidos por haver menos tempo para refrigeração durante a volta, a qual se passa quase ¼ do tempo freando".

(André Brezolin, engenheiro de projeto FRAS-LE & FREMAX)

Classificação do campeonato (Top-10)

1. Daniel Serra, 68 pontos
2. Bruno Baptista, 65
3. Átila Abreu, 63
4. Cesar Ramos, 62
5. Denis Navarro, 58
6. Gabriel Casagrande, 56
7. Thiago Camilo, 47
8. Cacá Bueno, 46
9. Galid Osman, 45
10. Diego Nunes, 40

3ª e 4ª Etapas – Stock Car Pro Series 2021

Mogi Guaçu (SP)
Autódromo Velocitta
Extensão: 3.438 metros
Sentido: anti-horário
Curvas: 12 (4 à direita e 8 à esquerda)

Características técnicas (nível 1 a 5 do menor para o maior):

Abrasividade do asfalto: 3
Força lateral: 2
Nível de exigência dos freios: 4
Pneu mais exigido: traseiro direito

Inauguração: 16 de junho de 2012
Previsão climática: Majoritariamente ensolarado, com algumas nuvens e baixa possibilidade de chuva. Temperaturas variando entre 10 e 24ºC.
Pole positions em 2020: Julio Campos, 1min31s887
Vencedores em 2020: Julio Campos e Diego Nunes

Pilotos que já venceram em 2021

Goiânia: Daniel Serra e Ricardo Maurício
Interlagos: Gabriel Casagrande e António Félix da Costa

Programação da Stock Car no Velocitta:

Sexta-feira, 18 de junho
Shakedown: 8h00 – 8h10
Treino Livre 1: 8h50 – 10h00
Treino Livre 2: 12h00 – 13h00
Treino Estreantes: 14h50 – 15h20

Sábado, 19 de junho (3ª etapa)
Warmup: 9h25 – 9h35
Classificatório: 10h00 – 10h45
Corrida 1: 13h10
Corrida 2: 13h50

Domingo, 20 de junho (4ª etapa)
Warmup: 8h30 – 8h40
Classificatório: 9h10 – 9h55
Corrida 1: 13h10
Corrida 2: 13h50

Sobre a FRAS-LE:

No mercado há mais de 67 anos e uma das cinco maiores fabricantes mundiais de materiais de fricção, a Fras-le, que faz parte das Empresas Randon, é uma marca reconhecida globalmente. Com mais de 12 mil referências nas marcas FRAS-LE & Lonaflex, a empresa coloca ao alcance do consumidor uma linha completa de produtos de fricção da mais alta qualidade, desenvolvidos e testados em seu Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, um dos mais bem equipados do mundo, que conta com laboratórios químico, físico, piloto e o Centro Tecnológico Randon, um centro de testes por excelência.

A empresa expandiu seu portfólio com a aquisição, em 2012, da Controil, que fabrica componentes para freios e embreagens e polímeros automotivos. Em 2018, mais 2.500 referências com a marca FREMAX foram incorporadas ao mix de produtos da FRAS-LE, com a aquisição da empresa, que produz discos, tambores de freios e cubos de roda.

Desde 2016, a Fras-le é a fornecedora oficial das pastilhas de freio dos carros da Stock Car, Stock Light e Mercedes-Benz Challenge. A FREMAX, desde 2004, também é a fornecedora oficial dos discos de freio da Stock Car, assim como das categorias Stock Light, Mercedes-Benz Challenge, Porsche GT3 Cup, Sprint Race e Old Stock

Recentemente, a FRAS-LE concluiu a aquisição da Nakata Automotiva que, dentre os principais itens estão amortecedores, terminais e barras de ligação e direção, pivô e bandejas de suspensão, juntas homocinéticas, componentes de eixos cardan e diferencial.

A Fras-le, seja através das suas aquisições ou no desenvolvimento de materiais mais inteligentes (mais leves, eficientes e com materiais primas mais sustentáveis) tem construído uma plataforma cada vez mais diversa, de itens fricção e não fricção, estando atenta aos movimentos e necessidades do mercado global.

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