Motor On Line
Notícias-

Stock Car: Ricardo Zonta coloca a Shell na pole no Velocitta
Reportagem: Luis Ferrari
Foto: José Mario Dias
Paranaense é o primeiro a colocar um Toyota Corolla na posição de honra em 2021.

Pela primeira vez em 2021 Ricardo Zonta e a Shell puderam comemorar a pole-position na Stock Car. O carro #10 da principal apoiadora dos esportes a motor no Brasil e no mundo cravou a melhor volta da classificação da terceira etapa da Stock Car no Velocitta. No processo, o vice-campeão de 2020 assegurou mais dois pontos na tabela de classificação.

Foi a primeira vez que Ricardo Zonta conseguiu uma pole-position no interior paulista. O piloto já havia vencido no traçado correndo pela Stock Car e Porsche Cup. Ele abre a primeira das quatro corridas em busca de mais uma vitória para seu currículo da principal categoria do automobilismo nacional.

Zonta foi o primeiro piloto a colocar um Toyota Corolla na posição de honra na Stock Car, que até então estava sendo dominada pelos Cruze.

O ex-F1 soube gerenciar bem os pneus durante a classificação, tendo a chance de abrir uma volta voadora extra no Q3. Zonta havia destacado a importância do gerenciamento de pneus para o final de semana de rodada dupla e mostrou que ele e a equipe RCM estão alinhados com acerto do carro #10 e gerenciamento dos contados jogos de pneus para o fim de semana. Esta é a quarta pole do curitibano na Stock Car.

A largada da primeira das quatro corridas programadas para a rodada dupla tem largada prevista para às 13h10 de sábado com transmissão ao vivo da Band e Sportv.

O que disse Ricardo Zonta:

“Nos treinos o carro estava difícil e várias vezes mudamos o ajuste mas toda equipe e meus engenheiros passaram muita confiança dizendo que para a classificação o carro seria rápido. O carro que eu tinha hoje me deixou impressionado, eu fiz o tempo da pole logo na primeira volta do Q3. Eu gostaria de agradecer a equipe, o trabalho dos mecânicos e estou muito contente pela pole, tão importante aqui no Velocitta.”

Sobre a Raízen:

Somos a Raízen - uma empresa integrada de energia referência em biocombustíveis. Atuamos em toda a cadeia produtiva da cana, até comercialização, logística e distribuição de combustíveis. Nossa energia é essencial para mobilizar pessoas e potencializar negócios, por isso, além de entregar a energia que o mercado precisa hoje, investimos em soluções que contribuam para a agenda global de transição energética de forma gradual e sustentável.

É por isso que somos líderes na produção de biocombustíveis e bioeletricidade a partir da cana, e seguimos investindo na ampliação do nosso portfólio em fontes renováveis, como o etanol de segunda geração (E2G), o biogás, a biomassa e a geração de energia solar.

Somos grandes - temos um time de 29 mil funcionários, operamos 26 unidades de produção de açúcar, etanol e bioenergia – e uma planta de etanol 2G – com capacidade instalada para moagem de 73 milhões de toneladas de cana, que produziram, na safra 19´20, cerca de 2,5 bilhões de litros de etanol e 3,8 milhões de toneladas de açúcar. Contamos com 860 mil hectares de áreas agrícolas cultivadas com tecnologia de ponta, com colheita 100% mecanizada. Temos capacidade instalada de cerca de 1GW para geração de energia e produzimos, na última safra, 2,1 TWh de energia elétrica a partir da biomassa da cana. No mercado livre de energia, em uma JV com a WX Energy, comercializamos cerca de 26,9 TWh de energia na safra 19´20, reforçando nossa atuação em trading no mercado livre de energia.

Com uma rede de revendedores de mais de 6.000 postos da marca Shell, no Brasil e na Argentina, temos presença e proximidade para entregar a energia que nossos clientes precisam. E por meio do Grupo NÓS (JV com a Femsa), atuamos no varejo com mais de 1.000 lojas de conveniência Shell Select nos postos, e com as lojas de proximidade OXXO, marca já consolidada na América Latina. Nos segmentos B2B e varejo, comercializamos, no ciclo 19´20, aproximadamente 27,1 bilhões de litros de combustíveis, operando em todas as regiões do Brasil por meio de 67 bases de abastecimento em aeroportos e 67 terminais de distribuição de combustíveis. Na Argentina, onde atuamos com a marca Shell desde 2018, comercializamos no último ciclo 6,1 bilhões de litros de combustíveis, contando uma rede de cerca de 730 postos Shell, uma refinaria, uma planta de lubrificantes, quatro terminais terrestres e duas bases de abastecimento em aeroportos.

Estamos entre as maiores empresas em faturamento no Brasil, com R$ 120,6 bilhões, na safra 19´20. Geramos emprego e renda, dinamizando a economia, e investimos em ações de responsabilidade social, apoiando diversos projetos e, por meio da Fundação Raízen, oferecemos a jovens uma formação complementar à educação regular, impulsionando pessoas em situação de vulnerabilidade social a se descobrirem profissionalmente e protagonizarem seus próprios caminhos. Também trabalhamos no desenvolvimento de cooperação com as comunidades vizinhas às nossas operações - por meio destes trabalhos, beneficiamos mais de 1.700 alunos e mais 3 milhões de pessoas na safra 19'20, oferecendo qualificação profissional, educação e consciência cidadã.

Projeto Time KGV

Stock Car, aprovado na Lei Federal de Incentivo ao Esporte e registrado junto ao Ministério da Cidadania (Secretária Especial do Esporte) sob o número de processo 58000.011486/2018-29

Notícias

Página inicial