Motor On Line
Notícias-

Campeonato Brasileiro de Turismo 1.4 continua em Goiânia nosdias 3 e 4 de julho
Reportagem: Erlon Radl
Foto: Dudu Leal
Loud Quiet Loud Assessoria
Segunda etapa deve contar com grid próximo dos 50 carros.

Faltando pouco mais de uma semana para o início da 2ª etapa do Turismo 1.4 BR o trabalho das equipes, principalmente as que tem mais de 2 mil km para enfrentar, se intensificam nos últimos detalhes antes do grande desafio de Goiânia.

É a primeira etapa do campeonato fora do Rio Grande do Sul, já que em 2020 o certame foi realizado em etapa única no Autódromo de Tarumã e a primeira etapa de 2021 aconteceu no autódromo de Guaporé na serra gaúcha.

Com previsão de grid se aproximando dos 50 carros, Guto Rotta (Chevrolet Celta #29) chega na liderança da temporada na classe A com 80 pontos. A vice liderança é de uma dupla que também confirmou presença na 2ª etapa, Luiz Sena Jr. e Luiz Clemente Moroni (Chevrolet Corsa #197) que acumulam 50 pontos enquanto que o 3º colocado, o também gaúcho Ike Ramos marca 42 pontos. Na Classe B, a liderança é da dupla revelação, João Cardoso Jr. e Arthur Gama (Chevrolet Corsa) de apenas 15 anos, marcam também 80 pontos enquanto que na vice-liderança aparece Alex Citron (Ford Ka) marca 45 pontos deixando o terceiro posto para a dupla Bernardo Cardoso/ Daniel Nino (Chevrolet Celta) com 42.

Do Rio Grande do Sul e Santa Catarina estão sendo esperados 21 carros para o grid da etapa, sendo que dos estados de Goiás e Minas Gerais devem somar mais 30 carros para esta segunda etapa que marca o verdadeiro tira-teima dos regionais brasileiros do automobilismo de base.

Conheça o Turismo 1.4:

Criado em 2015 por Urbano da Silva no Rio Grande do Sul, a categoria busca o baixo custo e alta competitividade e equilíbrio técnico. São admitidos carros fabricados no MERCOSUL com o diferencial de todos os modelos utilizarem o mesmo conjunto mecânico de motor e transmissão. Além do mesmo motor 1.4 e câmbio, os carros utilizam também sistema de escape padronizado, filtro de ar INFlow, a mesma ECU Hardware com mapa padronizado, e amortecedores iguais fornecidos pelas empresas XTreme e Autoracing Shoks. A formula foi adotada nos regionais de Goiás e de Minas Gerais devido ao seu baixo custo e alta competitividade.

O passo seguinte foi a criação do Turismo 1.4 BR, o verdadeiro tira-teima do automobilismo de base brasileiro que revela pilotos e equipes para o país. Os atuais campeões do Turismo 1.4 BR são o mineiro Wilton Pena na classe A, o gaúcho Jonas Simon na classe B e o também gaúcho Davi Oliveira na Master.

O apoio da etapa é de Salva Craft Beer, Dunlop e ABRO Lubrificantes.

Notícias

Página inicial