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Tarumã recebe a Copa Truck após hiato de três anos
Reportagem: Cleber Bernuci / Helen Kaipper
Foto: Pedro H. Tesch
P1 Media Relations
Tradicional circuito gaúcho é o palco da quinta etapa da temporada para a acirrada disputa pelo título de 2021. Diferença entre líder e vice-líder na classificação geral é de apenas três pontos.

O Autódromo Internacional de Tarumã volta a receber a Copa Truck após quase quatro anos. O tradicional e veloz circuito localizado na cidade de Viamão, na região metropolitana de Porto Alegre, será o palco da quinta etapa da temporada 2021 no próximo domingo, 15 de agosto, com transmissão ao vivo pela Band, SporTV2 e pelo canal oficial da categoria no YouTube.

A última visita de uma das maiores competições de caminhões do planeta ao circuito gaúcho aconteceu em 2017. Na ocasião, a pole position foi de Danilo Dirani, que venceu também a primeira corrida; na segunda disputa, o vencedor foi Witold Ramasauskas.

O tradicional e desafiador traçado de 3.016 metros é um dos que trazem as maiores médias de velocidade por volta entre os autódromos brasileiros. Mas há um ponto em específico que traz grande exigência ao sistema de freios – e também às pastilhas de freio Fras-le desenvolvidas especialmente para a categoria: a curva 4, na qual os caminhões se aproximam a cerca de 170 km/h e na freada reduzem a velocidade para apenas 60 km/h em meros quatro segundos – e cerca de 130 metros.

O campeonato segue bastante disputado, especialmente entre os pilotos a AM Motorsport. Com os caminhões da Mercedes, Wellington Cirino lidera a disputa com 127 pontos, apenas três à frente de seu companheiro de equipe André Marques, vencedor de duas das quatro corridas disputadas em Cascavel (PR) nas duas últimas etapas do Oeste Paranaense. Felipe Giaffone é o terceiro com a Iveco, somando 103 pontos. Paulo Salustiano (90), Roberval Andrade (87), Beto Monteiro (85), Valmir Benavides (76), Luiz Lopes (74) e Danilo Dirani (69) fecham os dez primeiros na tabela geral do campeonato.

As atividades de pista começam na sexta-feira (13) com os dois primeiros treino livres. No sábado (14), a classificação para definição do grid de largada acontece às 14 horas. No domingo (15), as largadas estão marcadas para as 14h05 e 14h35 – lembrando que não há intervalo entre as duas largadas, uma vez que os caminhões invertem as oito primeiras posições no grid da segunda prova em movimento.

A Fras-le, maior fabricante de materiais de fricção da América Latina e um dos líderes mundiais, é a fornecedora oficial de pastilhas de freio para a Copa Truck, proporcionando eficiência e segurança nas frenagens dos caminhões mais rápidos do planeta.

Fala, pilota!

"Tarumã é o autódromo onde estreei, onde fiz a minha primeira corrida de caminhão, 23 anos atrás. É uma pista rápida, que gosto muito, mas que não aceita erros, principalmente na curva 4 e na Curva do Laço, que são curvas onde as freadas trazem emoção e os pilotos praticamente têm de parar o truck. São trechos exigentes com os freios".
(Débora Rodrigues, R9 Motorsport, Volkswagen #7)

A pista de Tarumã na ótica da FRAS-LE

"Em uma pista que permite uma das médias mais altas de velocidade da competição, a responsabilidade do freio em caso de uma frenagem de emergência é muito maior. Porém, em uma condução normal dos pilotos, a pista de Tarumã em si traz um traçado capaz de demandar dos sistema de freios em um nível similar ao da etapa anterior de Cascavel (RS) - não tão severa quanto a de Interlagos e Goiânia. Por mais que a curva 4 traga uma alta dissipação de energia e geração de calor, a alta velocidade dos demais trechos com poucos pontos fortes de frenagem traz consigo a maior refrigeração dos sistema de freios e uma conservação da integridade de pastilhas e demais componentes do freio. Certamente será uma ótima experiência poder acompanhar a performance e durabilidade diante da utilização da nossa pastilha nesse desafio, agora em solo gaúcho".

Inauguração: 8 de novembro de 1970

Previsão climática: Tempo ensolarado; mínima de 13ºC e máxima de 22ºC
Pole positions em 2017*: Danilo Dirani (Scania), 1min20s888
Vencedores em 2017: Danilo Dirani (Scania) e Witold Ramasauskas (Volkswagen)
*Data da última prova da Copa Truck no circuito de Tarumã

Programação da etapa:

Sexta-feira, 13 de agosto
13h40 – Treino Livre 1
16h00 – Treino Livre 2

Sábado, 14 de agosto
10h10 – Treino Livre 3
14h00 – Classificatório

Domingo, 15 de agosto
08h40 – Warm-up
14h05 – Largada Corrida 1
14h35 – Largada Corrida 2

Vencedores até o momento na temporada:

Goiânia: Felipe Giaffone (Iveco) e André Marques (Mercedes)
Interlagos: Wellington Cirino (Mercedes) e Paulo Salustiano (Volkswagen)
Cascavel: André Marques (Mercedes) e Danilo Dirani (Mercedes)
Cascavel: André Marques (Mercedes) e Danilo Dirani (Mercedes)

Classificação do campeonato (Top-10 extra-oficial Copa Truck):

1. Wellington Cirino, 127 pontos
2. André Marques, 124
3. Felipe Giaffone, 103
4. Paulo Salustiano, 90
5. Roberval Andrade, 87
6. Beto Monteiro, 86
7. Valmir Benavides, 76
8. Jaidson Zini, 76
9. Luiz Lopes, 74
10. Danilo Dirani, 69

Classificação do campeonato (Top-10 extra-oficial Super Truck)*:

1. Felipe Tozzo, 139 pontos
2. Glauco Barros, 106
3. Giuliano Losacco, 94
4. Evandro Camargo, 88
5. Danilo Alamini, 86
6. José Augusto dias, 78
7. Daniel Kelemen, 74
8. Djalma Piveta, 67
10. Ricardo Alvarez, 66
10. Fábio Fogaça, 44

*A classe Super Truck é destinada a pilotos com experiência recente em corridas de caminhões

Calendário Copa Truck 2021

23/05: Goiânia (GO)
27/06: Interlagos (SP)
17 e 18/07: Cascavel (PR)
15/08: Tarumã (RS)
04 e 05/09: Curitiba (PR)
03/10: Potenza (MG) / ou outro local
05/12: Curitiba (PR)

Sobre a FRAS-LE:

No mercado há mais de 67 anos e uma das cinco maiores fabricantes mundiais de materiais de fricção, a Fras-le, que faz parte das Empresas Randon, é uma marca reconhecida globalmente. Com mais de 12 mil referências nas marcas FRAS-LE & Lonaflex, a empresa coloca ao alcance do consumidor uma linha completa de produtos de fricção da mais alta qualidade, desenvolvidos e testados em seu Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, um dos mais bem equipados do mundo, que conta com laboratórios químico, físico, piloto e o Centro Tecnológico Randon, um centro de testes por excelência.

A empresa expandiu seu portfólio com a aquisição, em 2012, da Controil, que fabrica componentes para freios e embreagens e polímeros automotivos. Em 2018, mais 2.500 referências com a marca FREMAX foram incorporadas ao mix de produtos da FRAS-LE, com a aquisição da empresa, que produz discos, tambores de freios e cubos de roda.

Desde 2016, a Fras-le é a fornecedora oficial das pastilhas de freio dos carros da Stock Car, Stock Light e Mercedes-Benz Challenge. A FREMAX, desde 2004, também é a fornecedora oficial dos discos de freio da Stock Car, assim como das categorias Stock Light, Mercedes-Benz Challenge, Porsche GT3 Cup, Sprint Race e Old Stock

Recentemente, a FRAS-LE concluiu a aquisição da Nakata Automotiva que, dentre os principais itens estão amortecedores, terminais e barras de ligação e direção, pivô e bandejas de suspensão, juntas homocinéticas, componentes de eixos cardan e diferencial.

A Fras-le, seja através das suas aquisições ou no desenvolvimento de materiais mais inteligentes (mais leves, eficientes e com materiais primas mais sustentáveis) tem construído uma plataforma cada vez mais diversa, de itens fricção e não fricção, estando atenta aos movimentos e necessidades do mercado global.

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