Motor On Line
Notícias-

Rally: EXO Nb desenvolvido pela Giaffone Racing com a CBMM no grid do Sert§es
Reportagem: In Press Oficina
Foto: LÚo Lara
Apˇs acidente, UTV┤s comešam a jornada pelo nordeste brasileiro.

Chegou o grande dia! Após trajetória de intenso trabalho e muita energia positiva, os UTV's Exo Nb largam hoje (13) no Sertões, o maior rali das Américas. A largada será na praia de Pipa, no Rio Grande do Norte, e os veículos começam a percorrer o trajeto do evento 100% Sertão.

Principal atração tecnológica da edição, o veículo com motor a etanol e elétrico será agora testado nos 4.500km que compõem o trajeto do Sertões 2021.

"Ter o EXO Nb Hybrid na largada é um prêmio mais do que justo após um trabalho longo, árduo e pioneiro feito no Brasil. É um projeto carregado de profundo significado e de vitórias até aqui", afirma o gerente de Comunicação e Marketing da CBMM, Giuliano Fernandes.

A versão EXO Nb Hybrid apresenta uma tecnologia pioneira e é a grande bandeira experimental no roadmap de evolução tecnológica da competição neste ano. Os carros possuem estruturas ultra resistentes e são até 10% mais leves que os concorrentes, graças à adoção de materiais mais resistentes que contam com adição de Nióbio em suas composições.

Os novos UTV's também apresentam ganhos em resistência e no custo operacional, resultando em economia de combustível e maior vida útil dos componentes.

Esses off roads já tiveram seu primeiro desafio antes mesmo da largada, quando a carreta que os transportava sofreu um acidente. Mas, agora é só comemoração.

"Já nos consideramos vitoriosos apenas por estarmos no grid de largada. Nosso primeiro Sertões começou com muita emoção, mas com trabalho em equipe e com a dedicação de todos conseguimos superar esse primeiro desafio. Agradeço todo o esforço da equipe Giaffone Racing e o apoio dos parceiros CBMM e Sertões. Também gostaria de agradecer a grande mobilização do mundo do rali, que nos acolheu muito bem, criando uma grande corrente de solidariedade e torcida pela superação", comenta Zeca Giaffone, diretor da Giaffone Racing.

O acidente

No dia 8 de agosto, a carreta que transportava os veículos EXO Nb tombou em Canguaretama (RN), a 15km da Vila Sertões. Felizmente, o motorista não se feriu e nenhum outro veículo foi envolvido no acidente, porém os três veículos da linha EXO Nb foram impactados. De lá para cá, uma força-tarefa foi criada e mobilizada para colocar os EXO Nb em condição de corrida.

No prazo recorde de horas, os reparos foram feitos e os veículos foram testados.

Notícias

Página inicial