Motor On Line
Notícias-

No Tarumã André Marques faz a 2ª pole seguida na Copa Truck
Reportagem: Cleber Bernuci / Helen Kaipper
Foto: Vanderley Soares
P1 Media Relations
Apenas três pontos atrás do líder do campeonato e companheiro de equipe, piloto da AM Motorsport colocou o Iveco de Felipe Giaffone em segundo entre os dois Mercedes-Benz.

André Marques marcou, na tarde deste sábado (14) sua segunda pole position consecutiva na temporada 2021 da Copa Truck. O piloto da AM Motorsport, vice-líder do campeonato, marcou 1min21s391 em sua melhor volta no circuito de Tarumã, no Rio Grande do Sul, que volta a receber a categoria depois de quase quatro anos.

A definição do grid de largada foi bastante movimentada e trazendo um novo formato, dividindo a primeira parte entre a classe geral e a Super Truck. Wellington Cirino, companheiro de Marques, havia marcado a melhor volta, mas teve o tempo deletado por ter passado pelo radar acima dos 160,9 km/h de velocidade limite na reta principal.

Cirino, que havia liderado o primeiro e o terceiro treino livre, não conseguiu se recuperar e ainda viu Felipe Giaffone fazer o segundo melhor tempo com o caminhão da Iveco. Beto Monteiro, Paulo Salustiano, Giuliano Losacco, Fábio Fogaça, Regis Boessio, Valmir Benavides e Felipe Tozzo fecham os dez primeiros do grid de largada.

A etapa deste domingo (15) da Copa Truck será transmitida ao vivo pelos canais Band, SporTV2 e também nos canais oficiais da categoria no YouTube e Facebook.

A Fras-le, maior fabricante de materiais de fricção da América Latina e um dos líderes mundiais, é a fornecedora oficial de pastilhas de freio para a Copa Truck, proporcionando eficiência e segurança nas frenagens dos caminhões mais rápidos do planeta.

Fala, piloto!

"Nosso time tem trabalhado bastante e desde que chegamos aqui sabemos muito bem nossos objetivos. Queremos resultados e manter todos os nossos caminhões entre os primeiros do campeonato. Este ano é regularidade e competitividade para buscar o título".
(André Marques, AM Motorsport, Mercedes-Benz #77)

A pista de Tarumã na ótica da FRAS-LE

"Em uma pista que permite uma das médias mais altas de velocidade da competição, a responsabilidade do freio em caso de uma frenagem de emergência é muito maior. Porém, em uma condução normal dos pilotos, a pista de Tarumã em si traz um traçado capaz de demandar do sistema de freios em um nível similar ao da etapa anterior de Cascavel (RS) - não tão severa quanto a de Interlagos e Goiânia. Por mais que a curva 4 traga uma alta dissipação de energia e geração de calor, a alta velocidade dos demais trechos com poucos pontos fortes de frenagem traz consigo a maior refrigeração do sistema de freios e uma conservação da integridade de pastilhas e demais componentes do freio. Certamente será uma ótima experiência poder acompanhar a performance e durabilidade diante da utilização da nossa pastilha nesse desafio, agora em solo gaúcho".
(Roger Lusa dos Santos, Engenheiro de Aplicação da Fras-le)

Grid de Largada:

Top Qualifying
1º - André Marques (Mercedes-Benz) - 1min21s391
2º - Felipe Giaffone (Iveco) - 1min21s557
3º - Wellington Cirino (Mercedes-Benz) - 1min21s710
4º - Beto Monteiro (Volkswagen) - 1min21s792
5º - Paulo Salustiano (Volkswagen) - 1min22s013
6º - Giuliano Losacco (Mercedes-Benz) 1min22s072
7º- Fábio Fogaça (Protótipo) - 1min22s374
8º - Régis Boessio (Volvo) - 1min22s496
Classificados na primeira parte
9º - Valmir Benavides (Iveco) - 1min22s500
10º - Felipe Tozzo (Iveco) - 1min22s585
11º - Jaidson Zini (Mercedes-Benz) - 1min22s909
12º - Débora Rodrigues (Volkswagen) - 1min22s949
13º - Sérgio Ramalho (Protótipo) - 1min23s347
14º - Glauco Barros (Mercedes-Benz) - 1min23s785
15º - Adalberto Jardim (Protótipo) - 1min23s794
16º - José Augusto (Volkswagen) - 1min23s893
17º - Luiz Lopes (Mercedes-Benz) - 1min23s936
18º - Daniel Kelemen (Volkswagen) - 1min23s991
19º - Djalma Pivetta (Iveco) - 1min25s274
DQ Roberval Andrade (Volkswagen) - fumaça
DQ Pedro Paulo (Mercedes-Benz) - fumaça
DQ Danilo Alamini (Volkswagen) - fumaça
Danilo Dirani (Mercedes-Benz) - sem tempo por não-participação

5ª Etapa – Copa Truck 2021

Viamão (RS)
Autódromo Internacional de Tarumã
Extensão: 3.016 metros
Sentido: anti-horário
Curvas: 9 (4 à direita e 5 à esquerda)

Inauguração: 8 de novembro de 1970
Previsão climática: Tempo ensolarado; mínima de 13ºC e máxima de 22ºC
Pole positions em 2017*: Danilo Dirani (Scania), 1min20s888
Vencedores em 2017: Danilo Dirani (Scania) e Witold Ramasauskas (Volkswagen)
*Data da última prova da Copa Truck no circuito de Tarumã

Programação da etapa:

Domingo, 15 de agosto
08h40 – Warm-up
14h05 – Largada Corrida 1
14h35 – Largada Corrida 2

Vencedores até o momento na temporada:

Goiânia: Felipe Giaffone (Iveco) e André Marques (Mercedes)
Interlagos: Wellington Cirino (Mercedes) e Paulo Salustiano (Volkswagen)
Cascavel: André Marques (Mercedes) e Danilo Dirani (Mercedes)
Cascavel: André Marques (Mercedes) e Danilo Dirani (Mercedes)

Classificação do campeonato (Top-10 extra-oficial Copa Truck):

1. Wellington Cirino, 127 pontos
2. André Marques, 124
3. Felipe Giaffone, 103
4. Paulo Salustiano, 90
5. Roberval Andrade, 87
6. Beto Monteiro, 86
7. Valmir Benavides, 76
8. Jaidson Zini, 76
9. Luiz Lopes, 74
10. Danilo Dirani, 69

Classificação do campeonato (Top-10 extra-oficial Super Truck)*:

1. Felipe Tozzo, 139 pontos
2. Glauco Barros, 106
3. Giuliano Losacco, 94
4. Evandro Camargo, 88
5. Danilo Alamini, 86
6. José Augusto dias, 78
7. Daniel Kelemen, 74
8. Djalma Piveta, 67
10. Ricardo Alvarez, 66
10. Fábio Fogaça, 44

*A classe Super Truck é destinada a pilotos com experiência recente em corridas de caminhões

Calendário Copa Truck 2021

23/05: Goiânia (GO)
27/06: Interlagos (SP)
17 e 18/07: Cascavel (PR)
15/08: Tarumã (RS)
04 e 05/09: Curitiba (PR)
03/10: Potenza (MG)/ou outro local
05/12: Curitiba (PR)

Sobre a FRAS-LE:

No mercado há mais de 67 anos e uma das cinco maiores fabricantes mundiais de materiais de fricção, a Fras-le, que faz parte das Empresas Randon, é uma marca reconhecida globalmente. Com mais de 12 mil referências nas marcas FRAS-LE & Lonaflex, a empresa coloca ao alcance do consumidor uma linha completa de produtos de fricção da mais alta qualidade, desenvolvidos e testados em seu Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, um dos mais bem equipados do mundo, que conta com laboratórios químico, físico, piloto e o Centro Tecnológico Randon, um centro de testes por excelência.

A empresa expandiu seu portfólio com a aquisição, em 2012, da Controil, que fabrica componentes para freios e embreagens e polímeros automotivos. Em 2018, mais 2.500 referências com a marca FREMAX foram incorporadas ao mix de produtos da FRAS-LE, com a aquisição da empresa, que produz discos, tambores de freios e cubos de roda.

Desde 2016, a Fras-le é a fornecedora oficial das pastilhas de freio dos carros da Stock Car, Stock Light e Mercedes-Benz Challenge. A FREMAX, desde 2004, também é a fornecedora oficial dos discos de freio da Stock Car, assim como das categorias Stock Light, Mercedes-Benz Challenge, Porsche GT3 Cup, Sprint Race e Old Stock

Recentemente, a FRAS-LE concluiu a aquisição da Nakata Automotiva que, dentre os principais itens estão amortecedores, terminais e barras de ligação e direção, pivô e bandejas de suspensão, juntas homocinéticas, componentes de eixos cardan e diferencial.

A Fras-le, seja através das suas aquisições ou no desenvolvimento de materiais mais inteligentes (mais leves, eficientes e com materiais primas mais sustentáveis) tem construído uma plataforma cada vez mais diversa, de itens fricção e não fricção, estando atenta aos movimentos e necessidades do mercado global.

Notícias

Página inicial