Motor On Line
Notícias-

Beto Monteiro é o mais rápido da sexta na Copa Truck em Curitiba
Reportagem: Cleber Bernuci / Helen Kaipper
Foto: Vanderley Soares
P1 Media Relations
Atual campeão colocou seu caminhão Volkswagen com o melhor tempo no combinado das três sessões de treinos livres realizadas nesta sexta-feira (3) na capital paranaense.

Em um dia que parecia destinado ao domínio de Wellington Cirino com o melhor tempo nos dois primeiros treinos livres com o caminhão da Mercedes-Benz, foi Beto Monteiro quem fez o melhor tempo do dia, na terceira sessão, já no final da tarde. O atual campeão da Copa Truck marcou 1min41s948 com seu Volkswagen #88.

De fato, Beto mostrou bastante velocidade no Autódromo Internacional de Curitiba, andando sempre junto dos Mercedes da equipe AM Motorsport. Monteiro foi segundo na sessão que abriu o dia e terceiro no início da tarde. No treino derradeiro, foi o mais rápido com a melhor marca do dia.

Cirino, que lidera o campeonato com margem de dois pontos sobre o companheiro de equipe André Marques, foi o mais veloz das duas primeiras sessões – primeiro com 1min43s022 e depois com 1min42s481. Na sessão final, foi segundo a apenas 55 milésimos do ponteiro.

A programação deste sábado (4) já será movimentada com treinos livres, tomada de tempos e as duas corridas com largadas programadas para as 14h10 e 14h45, e no domingo (5) as atividades serão válidas pela sétima etapa com a largada para as disputas também a partir das 14h10 (segunda largada 14h45). Tanto no sábado como no domingo as provas terão transmissão ao vivo por Band, SporTV2 e pelos canais oficiais da Copa Truck no YouTube e no Facebook – a categoria transmite também as tomadas de tempo nos dois dias.

A Fras-le, maior fabricante de materiais de fricção da América Latina e um dos líderes mundiais, é a fornecedora oficial de pastilhas de freio para a Copa Truck, proporcionando eficiência e segurança nas frenagens dos caminhões mais rápidos do planeta.

Fala, piloto!

"O treino foi muito bom, muito produtivo. Trabalhamos bastante e conseguimos descobrir algumas melhorias em relação à etapa passada. Hoje foi tudo bem. Agora é focar que amanhã já tem classificação e corrida".
(Beto Monteiro, R9 Motorsport, Volkswagen #88)

A pista de Curitiba na ótica da FRAS-LE

"O autódromo de Curitiba é uma pista que traz uma longa reta onde os pilotos podem alcançar 170km/h após o radar e antes da frenagem da primeira curva, para a qual a redução tem de ser muito forte para fazer o contorno à direita a cerca de 75 km/h. Logo em seguida, sem dar muito refresco aos freios, as curvas da Junção e Pinheirinho aumentarão ainda mais a temperatura nas pastilhas e discos, podendo chegar aos 800ºC ao longo da corrida. São três curvas com freadas extremamente exigentes; no entanto, as pastilhas da Fras-le serão grandes aliadas dos pilotos para garantir a máxima performance e ótima integridade do sistema de freios até o fim da corrida".
(Roger Lusa dos Santos, Engenheiro de Aplicação da Fras-le)

6ª e 7 ª Etapa – Copa Truck 2021

Pinhais (PR)
Autódromo Internacional de Curitiba
Extensão: 3.695 metros
Sentido: horário
Curvas: 8 (6 à direita e 2 à esquerda)

Inauguração: 7 de agosto de 1970
Previsão climática: Tempo ensolarado; mínima de 19ºC e máxima de 30ºC.
Pole position em 2020: Wellington Cirino (Mercedes), 1min41s736
Vencedores em 2020: Beto Monteiro (Volkswagen) e Paulo Salustiano (Volkswagen)

Programação da etapa:

Sábado, 4 de setembro
09h35 – Classificatório
14h10 – Largada Corrida 1
14h45 – Largada Corrida 2

Domingo, 5 de setembro
08h10 – Warm-up
09h45 - Classificatório
14h10 – Largada Corrida 1
14h45 – Largada Corrida 2

Vencedores até o momento na temporada:

Goiânia: Felipe Giaffone (Iveco) e André Marques (Mercedes)
Interlagos: Wellington Cirino (Mercedes) e Paulo Salustiano (Volkswagen)
Cascavel: André Marques (Mercedes) e Danilo Dirani (Mercedes)
Cascavel: André Marques (Mercedes) e Danilo Dirani (Mercedes)
Tarumã: André Marques (Mercedes) e Regis Boessio (Volvo)

Classificação do campeonato (Top-10 COPA TRUCK):

1. Wellington Cirino, 159 pontos
2. André Marques, 157
3. Felipe Giaffone, 128
4. Paulo Salustiano, 122
5. Jaidson Zini, 107
6. Beto Monteiro, 105
7. Roberval Andrade, 94
8. Valmir Benavides, 93
9. Luiz Lopes, 89
10. Danilo Dirani, 87

Classificação do campeonato (Top-10 SUPER TRUCK)*:

1. Felipe Tozzo, 149 pontos
2. Giuliano Losacco, 132
3. Glauco Barros, 129
4. José Augusto Dias, 110
5. Danilo Alamini, 107
6. Daniel Kelemen, 94
7. Djalma Piveta, 90
8. Evandro Camargo, 88
9. Fábio Fogaça, 82
10. Ricardo Alvarez, 66

*A classe Super Truck é destinada a pilotos com experiência recente em corridas de caminhões

Calendário Copa Truck 2021

23/05: Goiânia (GO)
27/06: Interlagos (SP)
17 e 18/07: Cascavel (PR)
15/08: Tarumã (RS)
04 e 05/09: Curitiba (PR)
03/10: Potenza (MG)/ou outro local
05/12: Curitiba (PR)

Sobre a FRAS-LE:

No mercado há mais de 67 anos e uma das cinco maiores fabricantes mundiais de materiais de fricção, a Fras-le, que faz parte das Empresas Randon, é uma marca reconhecida globalmente. Com mais de 12 mil referências nas marcas FRAS-LE & Lonaflex, a empresa coloca ao alcance do consumidor uma linha completa de produtos de fricção da mais alta qualidade, desenvolvidos e testados em seu Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, um dos mais bem equipados do mundo, que conta com laboratórios químico, físico, piloto e o Centro Tecnológico Randon, um centro de testes por excelência.

A empresa expandiu seu portfólio com a aquisição, em 2012, da Controil, que fabrica componentes para freios e embreagens e polímeros automotivos. Em 2018, mais 2.500 referências com a marca FREMAX foram incorporadas ao mix de produtos da FRAS-LE, com a aquisição da empresa, que produz discos, tambores de freios e cubos de roda.

Desde 2016, a Fras-le é a fornecedora oficial das pastilhas de freio dos carros da Stock Car, Stock Light e Mercedes-Benz Challenge. A FREMAX, desde 2004, também é a fornecedora oficial dos discos de freio da Stock Car, assim como das categorias Stock Light, Mercedes-Benz Challenge, Porsche GT3 Cup, Sprint Race e Old Stock

Recentemente, a FRAS-LE concluiu a aquisição da Nakata Automotiva que, dentre os principais itens estão amortecedores, terminais e barras de ligação e direção, pivô e bandejas de suspensão, juntas homocinéticas, componentes de eixos cardan e diferencial.

A Fras-le, seja através das suas aquisições ou no desenvolvimento de materiais mais inteligentes (mais leves, eficientes e com materiais primas mais sustentáveis) tem construído uma plataforma cada vez mais diversa, de itens fricção e não fricção, estando atenta aos movimentos e necessidades do mercado global.

Notícias

Página inicial