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Novo autódromo em MG é desafio para pilotos e equipes da Copa Truck
Reportagem: Cleber Bernuci / Helen Kaipper
Foto: Vanderley Soares
P1 Media Relations
O Autódromo Potenza em Lima Duarte (MG) é o palco da oitava e penúltima etapa da temporada 2021 da categoria.

A oitava e penúltima etapa da temporada 2021 da Copa Truck acontece em terreno desconhecido para pilotos e equipes. O Autódromo Potenza, em Lima Duarte (MG), a 40 quilômetros de Juiz de Fora, será o palco de duas corridas decisivas neste domingo (3) a partir das 13h20, com transmissão ao vivo de Band e SporTV (além do YouTube oficial da categoria).

O novo circuito, de 3.200 metros, reúne trechos sinuosos e duas retas que, comparadas a pistas como Goiânia, Curitiba e Interlagos, podem ser consideradas curtas. A principal tem 450 metros de comprimento e a oposta, 650. E é no final desta última que deve acontecer a frenagem mais intensa de toda a volta.

Simulações apontam que os caminhões deverão alcançar os 200 km/h de velocidade máxima no trecho e reduzir para cerca de 60 km/h para contornar a curva de 180 graus à esquerda para acessar a reta dos boxes. As pastilhas Fras-le que equipam todos os caminhões da Copa Truck são projetadas para suportar picos superiores a 850ºC.

Terreno desconhecido em momento decisivo – A duas etapas do final, o campeonato tem André Marques, recém-coroado líder, agora com 213 pontos, apenas quatro à frente de seu companheiro de equipe Wellington Cirino. Felipe Giaffone é o terceiro com 196 pontos, seguido de Beto Monteiro com 155 e Paulo Salustiano fechando os cinco primeiros, com 150.

A Fras-le, maior fabricante de materiais de fricção da América Latina e um dos líderes mundiais, é a fornecedora oficial de pastilhas de freio para a Copa Truck, proporcionando eficiência e segurança nas frenagens dos caminhões mais rápidos do planeta.

Fala, piloto!

"Pelo que estudamos, parece um traçado desafiador, que vai exigir bastante na pilotagem. É formado basicamente por duas, três curvas de baixa velocidade seguidas por uma reta. Então, todo o sistema de freio, equilíbrio e tração do caminhão vai fazer muita diferença no tempo de volta. Temos que fazer uma frenagem mais em linha reta, parar bem o caminhão antes da primeira curva e fazer uma preparação para poder sair bem na segunda e aproveitar para ganhar bastante velocidade na reta. Há um ponto mais crítico do traçado, que fica na freada ao final da reta oposta, onde deveremos chegar, provavelmente, a mais de 200 km/h, para fazer uma frenagem muito intensa em linha reta e reduzir cerca de três marchas para a entrada da reta dos boxes, que a gente deve contornar em baixa velocidade para aproveitar a tração na entrada da reta"
(Fábio Fogaça, FF Motorsport, Protótipo #27)

A pista do Autódromo Potenza na ótica da FRAS-LE

"Potenza é uma pista nova para todos e tanto as equipes, pilotos e o time da Fras-le terão o grande desafio de entender e se adaptar a esse novo traçado. O trecho mais 'travado' da pista não dá folga para o sistema e não permite um resfriamento dos freios, similar ao que vemos no miolo de Interlagos. Ao observar as retas existentes, pode-se ver que não são tão longas a ponto de permitir uma redução significativa da temperatura. Além disso, a reta oposta irá proporcionar um forte ponto de frenagem e picos de temperatura que certamente irão ultrapassar os 600°C. Essa pista trará uma severidade para o sistema maior que as três etapas anteriores, mas não tão agressiva quanto Interlagos. O contato e discussões com as equipes, antes, durante e após as etapas é o ponto chave para a Fras-le estar um passo à frente e garantir máxima performance das pastilhas de freio".
(Roger Lusa dos Santos, Engenheiro de Aplicação da Fras-le)

8ª Etapa – Copa Truck 2021
Lima Duarte (MG)
Autódromo Potenza
Extensão: 3.200 metros
Sentido: anti-horário
Curvas: 14 (7 à direita e 7 à esquerda)

Inauguração: 2020
Previsão climática: Sol entre nuvens com chuvas à noite. Mínima de 19ºC e máxima prevista de 35ºC.
Circuito recebe a Copa Truck pela primeira vez

Programação da etapa:

Sexta-feira, 1º de outubro
13h30: Treino Livre 1
15h50: Treino Livre 2

Sábado, 2 de outubro
10h15: Treino Livre 3
13h55: Classificação

Domingo, 3 de outubro
08h40: Warm Up
13h28: Corrida 1
14h00: Corrida 2

Vencedores até o momento na temporada:

Goiânia: Felipe Giaffone (Iveco) e André Marques (Mercedes)
Interlagos: Wellington Cirino (Mercedes) e Paulo Salustiano (Volkswagen)
Cascavel: André Marques (Mercedes) e Danilo Dirani (Mercedes)
Cascavel: André Marques (Mercedes) e Danilo Dirani (Mercedes)
Tarumã: André Marques (Mercedes) e Regis Boessio (Volvo)
Curitiba: Beto Monteiro (Volkswagen) em ambas
Curitiba: André Marques (Mercedes) em ambas

Classificação do campeonato (Top-10 COPA TRUCK):

2. André Marques, 213 pontos
1. Wellington Cirino, 209
3. Felipe Giaffone, 196
4. Beto Monteiro, 155
5. Paulo Salustiano, 150
6. Luiz Lopes, 126
7. Adalberto Jardim, 123
8. Roberval Andrade, 109
9. Jaidson Zini, 107
10. Valmir Benavides, 105

Classificação do campeonato (Top-10 SUPER TRUCK)*:

1. Felipe Tozzo, 201 pontos
2. José Augusto Dias, 186
3. Giuliano Losacco, 182
4. Danilo Alamini, 173
5. Glauco Barros, 170
6. Evandro Camargo, 141
7. Djalma Piveta, 138
8. Fábio Fogaça, 134
9. Daniel Kelemen, 126
10. Ricardo Alvarez, 90

*A classe Super Truck é destinada a pilotos com experiência recente em corridas de caminhões

Calendário Copa Truck 2021

23/05: Goiânia (GO)
27/06: Interlagos (SP)
17 e 18/07: Cascavel (PR)
15/08: Tarumã (RS)
04 e 05/09: Curitiba (PR)
03/10: Potenza (MG)
05/12: Curitiba (PR)

Sobre a FRAS-LE:

No mercado há mais de 67 anos e uma das cinco maiores fabricantes mundiais de materiais de fricção, a Fras-le, que faz parte das Empresas Randon, é uma marca reconhecida globalmente. Com mais de 12 mil referências nas marcas FRAS-LE & Lonaflex, a empresa coloca ao alcance do consumidor uma linha completa de produtos de fricção da mais alta qualidade, desenvolvidos e testados em seu Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, um dos mais bem equipados do mundo, que conta com laboratórios químico, físico, piloto e o Centro Tecnológico Randon, um centro de testes por excelência.

A empresa expandiu seu portfólio com a aquisição, em 2012, da Controil, que fabrica componentes para freios e embreagens e polímeros automotivos. Em 2018, mais 2.500 referências com a marca FREMAX foram incorporadas ao mix de produtos da FRAS-LE, com a aquisição da empresa, que produz discos, tambores de freios e cubos de roda.

Desde 2016, a Fras-le é a fornecedora oficial das pastilhas de freio dos carros da Stock Car, Stock Light e Mercedes-Benz Challenge. A FREMAX, desde 2004, também é a fornecedora oficial dos discos de freio da Stock Car, assim como das categorias Stock Light, Mercedes-Benz Challenge, Porsche GT3 Cup, Sprint Race e Old Stock

Recentemente, a FRAS-LE concluiu a aquisição da Nakata Automotiva que, dentre os principais itens estão amortecedores, terminais e barras de ligação e direção, pivô e bandejas de suspensão, juntas homocinéticas, componentes de eixos cardan e diferencial.

A Fras-le, seja através das suas aquisições ou no desenvolvimento de materiais mais inteligentes (mais leves, eficientes e com materiais primas mais sustentáveis) tem construído uma plataforma cada vez mais diversa, de itens fricção e não fricção, estando atenta aos movimentos e necessidades do mercado global.

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