Motor On Line
Notícias-

Rally: GS Racing vence o do Cerrado e é campeã brasileira em 3 categorias
Reportagem: Aline Ben da Costa
Comunicação 4x4
Flávio Kath e Gustavo Schmidt na Master, Luis Fernando e Daniel Fernandes na Graduado e Rodrigo Tolezano e Renan Toguchi na Turismo foram os melhores na 24º edição da competição.

As últimas etapas do Campeonato Brasileiro de Rally de Regularidade 4x4 foram realizadas na 24ª edição do Rally do Cerrado. A competição aconteceu nos dias 4, 5 e 6 de setembro com provas válidas por nove etapas do brasileiro. A largada e chegada foram realizadas em Goiânia (GO) e a GS Racing fez a festa. A equipe venceu as três categorias da competição e sagrou-se campeã brasileira de rally regularidade pela Master, Graduado e Turismo. O evento é organizado pelo Trail Clube Goiano e Associação Brasileira de Rally de Regularidade e tem direção de prova de Calmon Vale Júnior. A competição é homologada pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e tem a supervisão da Federação Goiana de Automobilismo (Faugo).

Pela categoria Master, a GS Racing subiu no lugar mais alto do pódio do Rally do Cerrado com o piloto Flávio Kath (Poder) e o navegador Gustavo Schmidt (Guga). No entanto, com os resultados somados com a pontuação das etapas do Rally das Águas Quentes, quem levou o título brasileiro foi o piloto Renato Martins e o navegador Jhonatan Ardigo, também da GS Racing. Já na categoria Graduado os campeões do Rally do Cerrado e do Brasileiro foram o piloto Luis Fernando Alves Ferreira (Deputado) e o navegador Daniel Fernandes. Pela Turismo, o piloto Rodrigo Tolezano e o navegador Renan Toguchi foram os melhores da categoria e também saíram campeões brasileiros.

A disputa do Rally do Cerrado reuniu pilotos e navegadores dos estados de Goiás, Brasília, Minas Gerais, Paraná, Mato Grosso, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Ceará, Rio Grande do Sul e São Paulo. O terreno da prova foi comporto por canaviais (40%), seringueiras (40%) e estradinhas com riachos (20%). Participaram da competição competidores de seis categorias: Motos, Motos Big Trail, Carros Novatos e as com o reconhecimento da CBA: Master, Graduado e Turismo.

Vitória em corrida de recuperação na Master

Na categoria destinada aos competidores mais experientes a GS Racing chegou com uma dupla competindo junta pela primeira vez. O piloto Flávio Kath e o navegador Gustavo Schmidt tem títulos em competições por todo o país, mas nunca haviam andado juntos. "Andar com o Poder é uma honra. Ele é um cara que eu sempre admirei. Sou piloto também e sei o quanto esse é o cara da pilotagem no Brasil. Todo mundo o idolatra. Ele realmente anda muito. Para mim, cada vez que eu ando com alguém assim de alto nível eu consigo melhorar mais meu nível e minhas técnicas, isso tanto na navegação quanto na pilotagem. Acho importante essa troca entre pilotos e navegadores para cada vez mais aumentar o nível das duplas", comenta Guga.

Os dois estrearam a dupla no Rally do Cerrado e sentiram dificuldades no primeiro dia. No entanto, quando o título parecia impossível, Flávio e Gustavo imprimiram um ritmo de recuperação, venceram o segundo e o terceiro dias e empataram em pontos com os campeões brasileiros. A decisão do campeão do Rally do Cerrado só foi resolvida com a pontuação da última etapa da prova. "Um segundo e meio decidiu o campeonato. Foi uma prova bem rápida, técnica e muito difícil. Lá tem os famosos seringais, com muita referência uma em cima da outra, tudo muito rápido. São muitas entradas e a gente tem que estar sempre procurando algo diferente para não errar. A gente saiu no primeiro dia praticamente morto, todo mundo achou que a gente não ia dar conta, que não ia chegar, mas fizemos uma corrida de extrema recuperação", detalha o navegador campeão do Cerrado.

Com os resultados extremamente apertados da competição, o título brasileiro da categoria Master ficou com o segundo lugar da prova, o piloto Renato Martins e o navegador Jhonatan Ardigo, também da GS Racing. A dupla já havia conquistado o segundo lugar no Rally das Águas Quentes em junho e, com a soma das pontuações das duas competições, alcançou o primeiro lugar geral nas etapas válidas pelo Campeonato Brasileiro de Rally Regularidade 4x4.

A GS Racing ainda conquistou o terceiro e o quarto lugar da categoria Master no Rally do Cerrado. O piloto Leandro Pereira Moor (Ximura) e o navegador Cláudio Flores (Bilu) ficaram com a terceira colocação e o piloto Fernando Lage e o navegador Rafael Dalbello com o quarto lugar.

Título da Graduado no Cerrado e no Brasileiro

Pela categoria intermediária a GS Racing confirmou a dupla formada pelo piloto Luis Fernando Alves Ferreira (Deputado) e o navegador Daniel Fernandes. Os dois venceram o Rally das Águas Quentes em junho e repetiram a colocação no Rally do Cerrado garantindo o título do Campeonato Brasileiro. "É uma prova bem disputada, são três dias de competição e três etapas por dia. Uma prova muito bem feita, muito bem medida e com as médias bem ajustadas. Não podia cochilar em nenhum momento, foi bem disputado", comenta o navegador campeão da Graduado.

Segundo Daniel, a novidade para ele foram as seringueiras, um desafio a mais para quem compete na região do Cerrado. "A prova é um misto de muitos 'pegas' curtos, muito canavial e a seringueira que para mim era novidade. A seringueira por ser tudo igual tem que ter uma atenção na navegação diferenciada. O piloto precisa estar atento também porque qualquer errada que dá não dá para esparramar que pode bater em árvore e, por ser tudo igual, é muito detalhe. Além disso enfrentamos a poeira dentro da seringueira porque tinham vários carros rodando no mesmo lugar", conta.

Estreia com título na Turismo

Pela categoria Turismo, a GS Racing subiu no alto do pódio com o piloto Rodrigo Tolezano e o navegador Renan Toguchi. Os dois fizeram sua estreia no Rally do Cerrado e já saíram como campeões da competição e campeões brasileiros da categoria. "Logo no início da primeira prova já começaram os obstáculos, um balaio fortíssimo entre as mangueiras e em seguida um canavial com médias fortes levantando muita poeira até chegarmos no trecho de seringal. Todos os dias tivemos trechos de canavial, seringal e estradão que iam se revezando. Tudo com muito calor", comenta Renan.

A dupla da GS Racing venceu os três dias de competição e ano que vem sobe para a categoria Graduado. "Tivemos que nos adaptar rápido com o tipo de navegação e pilotagem dentro do seringal. As referências são muito próximas umas das outras em um cenário com ruas paralelas e idênticas. Esse foi o maior desafio para nós que não estávamos acostumados com isso. Conquistar o primeiro lugar todos os dias em uma competição como essa foi muito gratificante e emocionante. Ano que vem vamos para a Graduado e teremos muito aprendizado ainda por vir, mas faremos de tudo para buscar bons resultados", finaliza Renan.

Acompanhe a GS Racing

Acompanhe as provas da GS Racing pelo Facebook (fb.com/racinggs) e Instagram (@gsracing) e confira as notícias completas no site www.gsperformanceoficial.com.br. Na temporada 2021 a GS Racing conta com o patrocínio de GS Performance, SC Polaris, Pneus Yokohama, Rallye Design, Trevo Auto Peças Blumenau, Gratt Indústria de Máquinas, Plastômero, Supermercado Moor, Farmácia Brasil, Lave Bem Lavanderia e Tinturaria e SML Transportes.

Notícias

Página inicial