Motor On Line
Notícias-

Stock Car: Velocitta tem sábado quente mas amanhã tudo muda
Reportagem: Cleber Bernuci / Roberta Duarte
Foto: Vanderley Soares
P1 Media Relations
Domingo (24) da décima etapa da temporada tem alta probabilidade de chuva em circuito exigente para o sistema de freios. Pole position é de Guilherme Salas, da KTF Sports.

Um sábado de céu aberto e muito calor no autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu (SP), palco da décima e penúltima etapa da temporada 2021 da Stock Car Pro Series. Dia de treinos livres e da tomada de tempos na qual a pole position foi conquistada por Guilherme Salas, da KTF Sports.

O calor de 31 graus de temperatura ambiente e quase 55 graus no asfalto no momento da classificação deverão dar lugar a um cenário completamente diferente neste domingo (24) para o horário das corridas que compõem a etapa. A previsão climática aponta alta possibilidade de chuva, com mínima de 14 graus e máxima de 22ºC.

Cesar Ramos e Thiago Camilo, companheiros de equipe na Ipiranga/A.Mattheis, dividem a segunda fila, enquanto o líder Gabriel Casagrande larga da quinta posição, três posições à frente do rival e vice-líder Daniel Serra, que sai em oitavo. Entre eles, Diego Nunes e Felipe Massa, que conquista sua melhor posição de largada em sua temporada de estreia na Stock Car.

Band, SporTV e os canais oficiais do YouTube da Stock Car e AutoVídeos transmitem a décima etapa ao vivo. A largada para a primeira das duas provas programadas acontece às 13h10.

A FRAS-LE e a FREMAX são as fornecedoras oficiais de pastilhas e discos de freio da categoria, respectivamente, e trabalham em conjunto com as todas as equipes do grid para assegurar o melhor desempenho, segurança, eficiência e confiabilidade. A Fremax é a fornecedora dos discos desde 2004 e a Fras-le, desde 2016.

Fala, piloto!

"A consistência foi determinante para a pole position hoje. O carro estava bom em todas as sessões, sem muitas alterações de acerto, e no final consegui fazer uma volta bem limpa. Estou muito feliz pelo trabalho da equipe".
(Guilherme Salas, KTF Sports, Chevrolet Cruze, #85)

A pista do Velocitta na ótica da FRAS-LE & FREMAX

"O Velocitta tem uma belíssima estrutura e asfalto excelente. Seu traçado com 12 curvas e um bom mix de subidas e descidas. As freadas tornam-se mais técnicas e fortes nas descidas para que o piloto mantenha a trajetória correta e não perca tempo nas curvas. E devido ao fato de ser um traçado com retas curtas, os freios são ainda mais exigidos por haver menos tempo para refrigeração durante a volta, a qual se passa quase ¼ do tempo freando".
(André Brezolin, engenheiro de projeto FRAS-LE & FREMAX)

Resultado da Classificação – Grid de Largada:

1. Guilherme Salas (KTF Sports/Cruze), 1:31.702
2. Ricardo Zonta (RCM Motorsport/Corolla), 1:31.710 a 0.008
3. Cesar Ramos (Ipiranga Racing/Corolla), 1:31.747 a 0.045
4. Thiago Camilo (Ipiranga Racing/Corolla), 1:31.805 a 0.103
5. Gabriel Casagrande (AMattheis Vogel Motorsport/Cruze), 1:31.949 a 0.247
6. Diego Nunes (Blau Motorsport/Cruze), 1:31.963 a 0.261
7. Felipe Massa (Lubrax Podium Stock Car Team/Cruze), 1:31.861
8. Daniel Serra (Eurofarma-RC/Cruze), 1:31.894 a 0.311
9. Julio Campos (Lubrax Podium Stock Car Team/Cruze), 1:31.896 a 0.313
10. Ricardo Mauricio (Eurofarma-RC/Cruze), 1:31.913 a 0.330
11. Pedro Cardoso (KTF Racing/Cruze), 1:31.971 a 0.388
12. Allam Khodair (Blau Motorsport/Cruze), 1:32.072 a 0.489
13. Rubens Barrichello (Full Time Sports/Corolla), 1:32.284 a 0.701
14. Marcos Gomes (Cavaleiro Sports/Cruze), 1:32.569 a 0.986
15. Bruno Baptista (RCM Motorsport/Corolla), 1:36.924 a 5.341
16. Lucas Foresti (KTF Sports/Cruze), 1:31.801
17. Galid Osman (Shell V-Power/Cruze), 1:31.811 a 0.546
18. Matias Rossi (Full Time Sports/Corolla), 1:31.829 a 0.564
19. Átila Abreu (Shell V-Power/Cruze), 1:31.833 a 0.568
20. Gaetano di Mauro (KTF Racing/Cruze), 1:31.833 a 0.568
21. Rafael Suzuki (Full Time Bassani/Corolla), 1:31.868 a 0.603
22. Cacá Bueno (Crown Racing/Cruze), 1:31.917 a 0.652
23. Felipe Lapenna (Hot Car Competições/Cruze), 1:31.967 a 0.702
24. Christian Hahn (Blau Motorsport II/Cruze), 1:32.011 a 0.746
25. Guga Lima (AMattheis Vogel Motorsport/Cruze), 1:32.018 a 0.753
26. Denis Navarro (Cavaleiro Sports/Cruze), 1:32.055 a 0.790
27. Tony Kanaan (Full Time Bassani/Corolla), 1:32.499 a 1.234
28. Beto Monteiro (Crown Racing/Cruze), 1:33.052 a 1.787
29. Danilo Dirani (Scuderia CJ/Corolla), 1:33.295 a 2.030
30. Gustavo Frigotto (RKL Competições/Cruze), 1:33.708 a 2.443
31. Tuca Antoniazi (Hot Car Competições/Cruze), 1:34.005 a 2.740

Classificação do campeonato (Top-10)

Posição – piloto – pontuação (total com descartes)
1º - Gabriel Casagrande - 278 (271)
2º - Daniel Serra - 262 (249)
3º - Rubens Barrichello - 234 (232)
4º - Ricardo Maurício - 231 (228)
5º - Cesar Ramos - 218 (213)
6º - Ricardo Zonta - 210 (210)
7º - Átila Abreu - 205 (205)
8º - Thiago Camilo - 199 (199)
9º - Bruno Baptista - 184 (184)
10º - Allam Khodair - 171 (171)

10ª Etapa – Stock Car Pro Series 2021
MOGI GUAÇU (SP)
Autódromo Velocitta
Extensão: 3.438 metros
Sentido: anti-horário
Curvas: 12 (4 à direita e 8 à esquerda)

Características técnicas (nível 1 a 5 do menor para o maior):
Abrasividade do asfalto: 3
Força lateral: 2
Nível de exigência dos freios: 4
Pneu mais exigido: traseiro direito

Inauguração: 16 de junho de 2012
Previsão climática: Sol entre nuvens, com possibilidade de chuvas na parte da tarde tanto no sábado como no domingo. Temperaturas variando entre 16 e 31ºC.
Pole positions em 2021*: Ricardo Zonta, 1min31s125 e Rubens Barrichello, 1min31s267
Vencedores em 2021*: Gabriel Casagrande, Lucas Foresti, Rubens Barrichello e Ricardo Zonta
*O Velocitta recebeu as etapas de número 3 e 4 nos dias 19 e 20 de junho deste ano.

Pilotos que já venceram em 2021

Goiânia: Daniel Serra e Ricardo Maurício
Interlagos: Gabriel Casagrande e António Félix da Costa
Velocitta: Gabriel Casagrande e Lucas Foresti
Velocitta: Rubens Barrichello e Ricardo Zonta
Cascavel: Thiago Camilo e Átila Abreu
Curitiba (misto): Ricardo Maurício e Thiago Camilo
Curitiba (externo): Rafael Suzuki e Átila Abreu
Goiânia (misto): Rubens Barrichello e Ricardo Maurício
Goiânia (externo): Ricardo Maurício em ambas

Programação da Stock Car no Velocitta:

Domingo, 24 de outubro
13h10 - Stock Car - corrida 1 (30min + 1 volta)
13h48 - Stock Car - corrida 2 (30min + 1 volta)
15h43 - Stock Light - corrida 2 (30min + 1 volta)

Sobre a FRAS-LE:

No mercado há mais de 67 anos e uma das cinco maiores fabricantes mundiais de materiais de fricção, a Fras-le, que faz parte das Empresas Randon, é uma marca reconhecida globalmente. Com mais de 12 mil referências nas marcas FRAS-LE & Lonaflex, a empresa coloca ao alcance do consumidor uma linha completa de produtos de fricção da mais alta qualidade, desenvolvidos e testados em seu Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, um dos mais bem equipados do mundo, que conta com laboratórios químico, físico, piloto e o Centro Tecnológico Randon, um centro de testes por excelência.

A empresa expandiu seu portfólio com a aquisição, em 2012, da Controil, que fabrica componentes para freios e embreagens e polímeros automotivos. Em 2018, mais 2.500 referências com a marca FREMAX foram incorporadas ao mix de produtos da FRAS-LE, com a aquisição da empresa, que produz discos, tambores de freios e cubos de roda.

Desde 2016, a Fras-le é a fornecedora oficial das pastilhas de freio dos carros da Stock Car, Stock Light e Mercedes-Benz Challenge. A FREMAX, desde 2004, também é a fornecedora oficial dos discos de freio da Stock Car, assim como das categorias Stock Light, Mercedes-Benz Challenge, Porsche GT3 Cup, Sprint Race e Old Stock

Recentemente, a FRAS-LE concluiu a aquisição da Nakata Automotiva que, dentre os principais itens estão amortecedores, terminais e barras de ligação e direção, pivô e bandejas de suspensão, juntas homocinéticas, componentes de eixos cardan e diferencial.

A Fras-le, seja através das suas aquisições ou no desenvolvimento de materiais mais inteligentes (mais leves, eficientes e com materiais primas mais sustentáveis) tem construído uma plataforma cada vez mais diversa, de itens fricção e não fricção, estando atenta aos movimentos e necessidades do mercado global.

Notícias

Página inicial