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Finalistas discretos na sexta-feira na Copa Truck em Curitiba
Reportagem: Cleber Bernuci / Helen Kaipper
Foto: Vanderley Soares
P1 Media Relations
Treinos livres foram dominados por Roberval Andrade e Beto Monteiro. Sábado (4) reserva a classificação para definição do grid de largada para a etapa final da temporada.

A etapa final de 2021 da Copa Truck, que acontece neste domingo (5) em Curitiba (PR), teve os três pilotos com chance de título tendo desempenhos relativamente discretos nos primeiros treinos livres realizados nesta sexta-feira (3) na capital paranaense. Roberval Andrade foi o mais rápido da primeira sessão, enquanto Beto Monteiro cravou o melhor tempo do dia com 1min42s262 na segunda sessão.

O líder do campeonato, André Marques (227 pontos), foi sétimo no primeiro treino e quinto no segundo; o vice-líder e companheiro de equipe de Marques, Wellington Cirino (213), fez o segundo melhor tempo em ambas as sessões com o Mercedes-Benz, enquanto Felipe Giaffone, da Iveco, terceiro colocado com 209 pontos, foi quinto e depois terceiro.

A programação deste sábado (4) prevê um treino livre às 10 horas, com duração de 50 minutos, e às 13 horas acontece a classificação para definição do grid de largada, com transmissão ao vivo pelo YouTube oficial da Copa Truck. A etapa final no domingo tem largada às 11h10 e será transmitida ao vivo por Band, SporTV e YouTube.

Falando à categoria

No final da tarde da última quinta-feira (2), profissionais da Fras-le realizaram um encontro com pilotos e chefes das equipes da Copa Truck em um dos camarotes do autódromo de Curitiba para mostrar e detalhar todo o desenvolvimento realizado nas pastilhas de freio oficiais da categoria. A relação de fornecimento, que começou nesta temporada, tem sido elogiada por todos os competidores.

"Era importante este encontro, que não foi possível no começo da temporada por causa da pandemia, mas agora foi até melhor, pois pudemos trazer ainda mais detalhes do trabalho desenvolvido durante todo o ano", destacou Vinicius Firmo, consultor de marketing de produto da Fras-le. "Mais do que isso, foi muito bacana ter a adesão de todos dentro da categoria, entender toda a tecnologia por trás do desenvolvimento e da produção das pastilhas de freio da marca, e o porquê do envolvimento da Fras-le no automobilismo como plataforma de desenvolvimento de seus produtos", continuou.

A empresa apresentou dados e resultados dos trabalhos de instrumentação e simulação de uma etapa completa em dinamômetro. "É muito bacana esse cuidado que eles têm e essa preocupação em nos deixar a par de tudo o que é desenvolvido. É de muita utilidade no trabalho de acerto dos caminhões, na segurança dos pilotos e no desempenho de pista", analisou Felipe Giaffone, piloto da Iveco.

"É sempre um grande prazer poder apresentar para que eles pudessem entender no detalhe a aplicação com o objetivo de entregar um produto que atende e até mesmo supera a expectativa do cliente, especialmente com um público tão exigente como as equipes da Copa Truck, que brigam na pista por milésimos de segundo", afirmou Roger Lusa dos Santos, engenheiro de aplicação da Fras-le.

A Fras-le, maior fabricante de materiais de fricção da América Latina e um dos líderes mundiais, é a fornecedora oficial de pastilhas de freio para a Copa Truck, proporcionando eficiência e segurança nas frenagens dos caminhões mais rápidos do planeta.

O que dizem os pilotos finalistas ao título

André Marques, AM Motorsport, Mercedes-Benz #77

1º colocado | 227 pontos | 6 vitórias | 2 poles | 69 voltas na liderança
"Venho vivendo um verdadeiro sonho. Tem sido um ano sensacional. Até agora foram seis vitórias, a liderança do campeonato... Ainda assim, nada está ganho. O chão vai tremer em Curitiba e conto com o apoio de toda a torcida".

Wellington Cirino, AM Motorsport, Mercedes-Benz #6

2º colocado | 209 pontos | 1 vitória | 2 poles | 50 voltas na liderança
"Acho que a minha melhor temporada na Copa Truck. Bons resultados, consistência, só uma quebra até hoje. A regularidade foi muito importante. O campeonato é muito disputado, o regulamento cada vez mais equilibrado entre as marcas, o que gera muitas disputas. Vamos trabalhar muito pela equipe. Tanto o André quanto eu estamos focados no melhor para a equipe. O André tem um pouco mais de chance que eu, mas corrida é corrida e vamos fazer o nosso melhor".

Felipe Giaffone, Usual Racing, Iveco #4

3º colocado | 213 pontos | 2 vitórias | 2 poles | 21 voltas na liderança
"Minhas chances são menores, mas existem. Para mim é all in, porque não tenho absolutamente nada a perder. Vamos trabalhar duro no acerto do caminhão, usando o que aprendemos na etapa anterior de Curitiba, e vamos para cima".

A pista de Curitiba na ótica da FRAS-LE

"O autódromo de Curitiba é uma pista que traz uma longa reta onde os pilotos podem alcançar 170km/h após o radar e antes da frenagem da primeira curva, para a qual a redução tem de ser muito forte para fazer o contorno à direita a cerca de 75 km/h. Logo em seguida, sem dar muito refresco aos freios, as curvas da Junção e Pinheirinho aumentarão ainda mais a temperatura nas pastilhas e discos, podendo chegar aos 800ºC ao longo da corrida. São três curvas com freadas extremamente exigentes; no entanto, as pastilhas da Fras-le serão grandes aliadas dos pilotos para garantir a máxima performance e ótima integridade do sistema de freios até o fim da corrida".

(Roger Lusa dos Santos, Engenheiro de Aplicação da Fras-le)

9 ª Etapa – Copa Truck 2021 - FINAL

PINHAIS (PR)
Autódromo Internacional de Curitiba
Extensão: 3.695 metros
Sentido: horário
Curvas: 8 (6 à direita e 2 à esquerda)

Inauguração: 7 de agosto de 1970

Previsão climática: Tempo ensolarado, mas com aumento de nuvens pela manhã e previsão de pancadas de chuva à tarde e à noite. Mínima de 14ºC e máxima de 20ºC.
Pole position em 2021*: Beto Monteiro (Volkswagen), 1min42s924 e 1min42s817
Vencedores em 2021*: Beto Monteiro (Volkswagen) e André Marques (Mercedes)
*Curitiba recebeu as etapas de número 6 e 7 nos dias 4 e 5 de setembro.

Programação da etapa:

Sábado, 4 de dezembro

10h00 – Treino Livre 3 (50 min)
13h00 – Classificação (60 min)

Domingo, 5 de dezembro

07h50 – Warm Up (10 min)
11h08 – Corrida 1 (25 min)
11h43 – Corrida 2 (20 min)

Vencedores até o momento na temporada:

Goiânia: Felipe Giaffone (Iveco) e André Marques (Mercedes)

Interlagos: Wellington Cirino (Mercedes) e Paulo Salustiano (Volkswagen)
Cascavel: André Marques (Mercedes) e Danilo Dirani (Mercedes)
Cascavel: André Marques (Mercedes) e Danilo Dirani (Mercedes)
Tarumã: André Marques (Mercedes) e Regis Boessio (Volvo)
Curitiba: Beto Monteiro (Volkswagen) em ambas
Curitiba: André Marques (Mercedes) em ambas
Potenza: Felipe Giaffone (Iveco) e Danilo Dirani (Mercedes)

Campeonatos

Classificação Geral Copa Truck (Top-10)

1. André Marques - 227 pontos
2. Wellington Cirino - 213 (-14)
3. Felipe Giaffone - 209 (-18)
4. Paulo Salustiano - 182 (-45)
5. Beto Monteiro - 166 (-61)
6. Adalberto Jardim - 144 (-83)
7. Luiz Lopes - 133 (-94)
8. Jaidson Zini - 128 (-99)
9. Danilo Dirani - 119 (-108)
10. Roberval Andrade - 119 (-108)

Classificação Geral Super Truck (Top-10)*

1. Felipe Tozzo - 218 pontos
2. José Augusto Dias - 209 (-9)
3. Giuliano Losacco - 203 (-15)
4. Danilo Alamini - 173 (-45)
5. Glauco Barros - 162 (-56)
6. Daniel Kelemen - 157 (-61)
7. Djalma Pivetta - 152 (-66)
8. Evandro Camargo - 151 (-67)
9. Fábio Fogaça - 134 (-84)
10. Ricardo Alvarez - 112 (-106)

*A classe Super Truck é destinada a pilotos com experiência recente em corridas de caminhões

Sobre a FRAS-LE:

No mercado há mais de 67 anos e uma das cinco maiores fabricantes mundiais de materiais de fricção, a Fras-le, que faz parte das Empresas Randon, é uma marca reconhecida globalmente. Com mais de 12 mil referências nas marcas FRAS-LE & Lonaflex, a empresa coloca ao alcance do consumidor uma linha completa de produtos de fricção da mais alta qualidade, desenvolvidos e testados em seu Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, um dos mais bem equipados do mundo, que conta com laboratórios químico, físico, piloto e o Centro Tecnológico Randon, um centro de testes por excelência.

A empresa expandiu seu portfólio com a aquisição, em 2012, da Controil, que fabrica componentes para freios e embreagens e polímeros automotivos. Em 2018, mais 2.500 referências com a marca FREMAX foram incorporadas ao mix de produtos da FRAS-LE, com a aquisição da empresa, que produz discos, tambores de freios e cubos de roda.

Desde 2016, a Fras-le é a fornecedora oficial das pastilhas de freio dos carros da Stock Car, Stock Light e Mercedes-Benz Challenge. A FREMAX, desde 2004, também é a fornecedora oficial dos discos de freio da Stock Car, assim como das categorias Stock Light, Mercedes-Benz Challenge, Porsche GT3 Cup, Sprint Race e Old Stock

Recentemente, a FRAS-LE concluiu a aquisição da Nakata Automotiva que, dentre os principais itens estão amortecedores, terminais e barras de ligação e direção, pivô e bandejas de suspensão, juntas homocinéticas, componentes de eixos cardan e diferencial.

A Fras-le, seja através das suas aquisições ou no desenvolvimento de materiais mais inteligentes (mais leves, eficientes e com materiais primas mais sustentáveis) tem construído uma plataforma cada vez mais diversa, de itens fricção e não fricção, estando atenta aos movimentos e necessidades do mercado global.

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