Motor On Line
Notícias-

Stock Car: pode ter campeão inédito ou novo tetracampeão em Interlagos
Reportagem: Cleber Bernuci / Roberta Duarte
Foto: Vanderley Soares
P1 Media Relations
Briga pelo título envolve três pilotos: Serra, já tricampeão, e Casagrande mais Camilo, ambos com várias vitórias, mas ainda sem títulos. Decisão acontece neste domingo (12) em São Paulo (SP).

Hora da definição do campeão de 2021 da Stock Car Pro Series. O circuito de Interlagos, em São Paulo (SP), recebe 100% de sua capacidade de público para acompanhar a 12ª e última etapa da temporada com três pilotos reunindo chances de título. A largada para as duas corridas finais do ano acontece às 13h40 deste domingo (12) com transmissão ao vivo da Band, canais SporTV e pelas redes sociais da Stock Car e do jornal Estadão.

A principal categoria do automobilismo brasileiro poderá ter um novo tetracampeão ou um campeão inédito. Daniel Serra, dono de três títulos, tem a chance de superar a marca de seu pai, o também tricampeão Chico Serra (1999, 2000 e 2001), e se igualar a outro tetracampeão da Stock Car, Paulo Gomes (1979, 1983, 1984, 1995). A categoria ainda tem Cacá Bueno com cinco títulos e Ingo Hoffmann com 12. Entre os três postulantes, dois somam várias vitórias mas ainda não conquistaram a glória máxima – o líder Gabriel Casagrande e o terceiro colocado, Thiago Camilo.

A última vez que a Stock Car teve um campeão inédito foi em 2017, na primeira conquista de Serra e encerrando uma sequência de campeões inéditos que vinha desde 2014 com Rubens Barrichello, Marcos Gomes (2015) e Felipe Fraga (2016). Em 2020, Ricardo Maurício também passou a ser tricampeão da categoria.

Gabriel Casagrande, Daniel Serra e Thiago Camilo estão separados por 56 pontos, que é exatamente a quantidade máxima que um piloto pode acumular em um final de semana de corrida. E é rigorosamente do que precisa Thiago Camilo, terceiro colocado na tabela com 280 pontos, para se sagrar campeão.

Sua missão, no entanto, é das mais difíceis. Ele precisa fazer a pole position no sábado (11), o que lhe garante dois pontos, vencer as duas corridas do domingo e torcer para que nem Casagrande e nem Serra pontuem. O piloto da Ipiranga A-Mattheis, no entanto, promete lutar enquanto houver chances – e ele lembra o feito de Ricardo Maurício na nona etapa, em Goiânia, quando o tricampeão fez exatamente o mesmo na etapa realizada no circuito externo: fez a pole e venceu as duas provas, tendo sido o primeiro piloto na história da Stock Car a registrar tal feito.

Daniel Serra tem três títulos consecutivos da Stock Car (2017, 2018 e 2019), foi vice em 2020 e está 25 pontos atrás do líder, somando 311. Dono de apenas uma vitória no ano, justamente na abertura da temporada, o piloto da Eurofarma-RC tem apostado na regularidade, constantemente terminando corridas entre os dez primeiros.

Gabriel Casagrande, com 336 pontos, começou sua arrancada na disputa justamente na etapa de Interlagos, que foi a segunda da temporada. Na ocasião, ele chegou para a etapa na décima posição da tabela, com 26 pontos, enquanto o líder Serra somava 44. O piloto da A.Mattheis-Vogel venceu duas provas no ano, uma delas em Interlagos, e assim como seu adversário, andou constantemente entre os primeiros colocados – e várias vezes próximo do rival. Casagrande assumiu a liderança após a nona etapa, em Goiânia.

Os treinos livres acontecem a partir das 8h10 e 11h20 da manhã de sábado (11) com a classificação para definição do grid às 15h50; no domingo (12) a largada para a primeira prova acontece às 13h40 e a segunda às 14h20. A prova final do campeonato terá transmissão ao vivo de Band, canais SporTV, YouTube oficial da Stock Car, Autovídeos e pelas mídias sociais do jornal O Estado de S. Paulo.

A FRAS-LE e a FREMAX são as fornecedoras oficiais de pastilhas e discos de freio da categoria, respectivamente, e trabalham em conjunto com as todas as equipes do grid para assegurar o melhor desempenho, segurança, eficiência e confiabilidade. A Fremax é a fornecedora dos discos desde 2004 e a Fras-le, desde 2016.

As expectativas dos finalistas

1. Gabriel Casagrande, A.Mattheis Vogel, Chevrolet Cruze, #83
336 pontos, 2 vitórias
"A expectativa é das melhores. Uma vantagem de certa forma grande, mas sei que não tem nada garantido. Mantenho os pés no chão. Tem muita coisa para ser feita. Vou tentar fazer o que tenho feito durante o ano, que é marcar o maior número possível de pontos para não correr nenhum risco; manter essa vantagem na tabela para ter um final de campeonato muito bacana".

2. Daniel Serra, Eurofarma-RC, Chevrolet Cruze, #29
311 pontos, 1 vitória
"Feliz em chegar disputando o título mais uma vez, é o quinto ano seguido que chegamos em condições e obviamente queremos fechar a temporada com chave de ouro. Temos trabalhado para melhorar algumas coisas, mas não dependemos somente dos nossos resultados. O foco é trabalhar no que podemos controlar e esperar o resultado final. Vamos fazer tudo o que pudermos ".

3. Thiago Camilo, Ipiranga-A.Mattheis, Toyota Corolla, #21
280 pontos, 4 vitórias
"Ganhar o título é praticamente impossível, mas não é impossível, já que o Ricardo Mauricio, esse ano, já conseguiu uma pole e duas vitórias em um fim de semana. Enquanto houver uma chance a gente vai lutar muito. Enquanto houver 0,01% de chance, a gente vai lutar muito, como sempre lutamos. Eu tenho que fazer a pole no sábado (para levar dois pontos). O mais importante vai ser terminar em alta, vencendo, como aconteceu nas duas últimas etapas, e acabar bem em 2021 e ir com ainda mais vontade em 2022".

A pista de Interlagos na ótica da FRAS-LE & FREMAX

"Com 4.309 metros de extensão e seu trajeto anti-horário, Interlagos possui alguns dos mais famosos e desafiantes traçados do automobilismo mundial, com 13 curvas e um desnível de 56 metros no ponto mais alto (curva do S do Senna) e o mais baixo na Curva do Lago ao final da Reta Oposta. Além de uma frenagem bastante forte no final da reta dos boxes entrando na curva do S do Senna".
(André Brezolin, engenheiro de projeto FRAS-LE & FREMAX)

12ª Etapa – Stock Car Pro Series 2021 - FINAL
SÃO PAULO (SP)
Autódromo Internacional José Carlos Pace
INTERLAGOS
Extensão: 4.309 metros
Sentido: anti-horário
Curvas: 13 (4 à direita e 9 à esquerda)

Características técnicas (nível 1 a 5 do menor para o maior):

Abrasividade do asfalto: 4
Força lateral: 4
Nível de exigência dos freios: 4
Pneu mais exigido: traseiro direito

Inauguração: 1940
Previsão climática: Mínima de 19ºC e Máxima de 28ºC, podendo ocorrer episódios de chuva no decorrer do dia
Vencedores em 2021: Gabriel Casagrande e António Félix da Costa.
*O Autódromo de Interlagos recebeu a segunda etapa da temporada 2021 da Stock Car.

Programação da etapa:

Sábado, 11 de dezembro
08h10: Stock Car (1º Treino Livre)
11h20: Stock Car (2º Treino Livre)
15h55: Stock Car (Classificação)

Domingo, 12 de dezembro
13h40: Stock Car (Corrida 1 – 30 minutos + 1 volta)
14h00: Stock Car (Corrida 2 – 30 minutos + 1 volta)

Classificação do campeonato (Top-10)

1º - Gabriel Casagrande – 336
2º - Daniel Serra – 311
3º - Thiago Camilo – 280
4º - Rubens Barrichello – 279
5º - Ricardo Zonta – 277
6º - Ricardo Maurício – 264
7º - Cesar Ramos – 244
8º - Allam Khodair – 239
9º - Átila Abreu – 231
10º - Diego Nunes- 215

Pilotos que já venceram em 2021

Goiânia: Daniel Serra e Ricardo Maurício
Interlagos: Gabriel Casagrande e António Félix da Costa
Velocitta: Gabriel Casagrande e Lucas Foresti
Velocitta: Rubens Barrichello e Ricardo Zonta
Cascavel: Thiago Camilo e Átila Abreu
Curitiba (misto): Ricardo Maurício e Thiago Camilo
Curitiba (externo): Rafael Suzuki e Átila Abreu
Goiânia (misto): Rubens Barrichello e Ricardo Maurício
Goiânia (externo): Ricardo Maurício em ambas
Velocitta: Guilherme Salas e Thiago Camilo
Santa Cruz do Sul: Thiago Camilo e Ricardo Maurício

Sobre a FRAS-LE:

No mercado há mais de seis décadas e uma das cinco maiores fabricantes mundiais de materiais de fricção, a Fras-le, que faz parte das Empresas Randon, é uma marca reconhecida globalmente. Com mais de 12 mil referências nas marcas FRAS-LE & Lonaflex, a empresa coloca ao alcance do consumidor uma linha completa de produtos de fricção da mais alta qualidade, desenvolvidos e testados em seu Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, um dos mais bem equipados do mundo, que conta com laboratórios químico, físico, piloto e o Centro Tecnológico Randon, um centro de testes por excelência.

A empresa expandiu seu portfólio com a aquisição, em 2012, da Controil, que fabrica componentes para freios e embreagens e polímeros automotivos. Em 2018, mais 2.500 referências com a marca FREMAX foram incorporadas ao mix de produtos da FRAS-LE, com a aquisição da empresa, que produz discos, tambores de freios e cubos de roda.

Desde 2016, a Fras-le é a fornecedora oficial das pastilhas de freio dos carros da Stock Car, Stock Light e Mercedes-Benz Challenge. A FREMAX, desde 2004, também é a fornecedora oficial dos discos de freio da Stock Car, assim como das categorias Stock Light, Mercedes-Benz Challenge, Porsche GT3 Cup, Sprint Race e Old Stock

Recentemente, a FRAS-LE concluiu a aquisição da Nakata Automotiva que, dentre os principais itens estão amortecedores, terminais e barras de ligação e direção, pivô e bandejas de suspensão, juntas homocinéticas, componentes de eixos cardan e diferencial.

Notícias

Página inicial