Motor On Line
Notícias-

Stock Car: tem final a la Fórmula 1 em Interlagos
Foto: Vanderley Soares
Líder da disputa, Gabriel Casagrande confirma bom momento com a pole position para etapa decisiva, tendo o vice-líder Daniel Serra largando em terceiro e Thiago Camilo largando em segundo.

Um sábado (11) movimentado para o fã do esporte a motor. Durante a manhã brasileira, na classificação que definiu o grid para a etapa final da Fórmula 1 em Abu Dhabi, Max Verstappen fez a pole position com Lewis Hamilton em segundo – ambos estão empatados em número de pontos (369,5), com vantagem para o piloto da Red Bull no desempate pelo número de vitórias. Mais tarde, em Interlagos, foi a vez de a Stock Car Pro Series definir seu grid de largada para a corrida final de amanhã. E na pole deu o líder Gabriel Casagrande, com o vice-líder Daniel Serra largando em terceiro. Ambos estão separados por 27 pontos e por Thiago Camilo, que larga em segundo e que, como não fez a pole neste sábado, não conseguiu os dois pontos de que precisava para se manter na luta pelo título.

Duas situações paralelas. Na F1, Verstappen tenta seu primeiro título, enquanto Hamilton tenta consagrar sua oitava conquista; na Stock Car, Casagrande tenta seu primeiro título, enquanto Serra luta pelo quarto troféu. Ao mesmo tempo que o heptacampeão da Fórmula 1 busca colocar seu nome como o maior campeão da história, o tricampeão da Stock tenta se igualar ao já tetracampeão Paulo Gomes e ainda superar a marca de seu pai, o também tricampeão Chico Serra.

O domingo será para aficionado nenhum colocar defeito. A largada do GP final da temporada da Fórmula 1 acontece às 10 horas e logo após o campeão de 2021 da principal categoria do automobilismo ser conhecido, será a vez de conhecer o campeão de 2021 da principal categoria do automobilismo brasileiro a partir das 13h30. Ambas as provas – da F1 e da Stock Car – serão transmitidas ao vivo pela Band.

A FRAS-LE e a FREMAX são as fornecedoras oficiais de pastilhas e discos de freio da categoria, respectivamente, e trabalham em conjunto com as todas as equipes do grid para assegurar o melhor desempenho, segurança, eficiência e confiabilidade. A Fremax é a fornecedora dos discos desde 2004 e a Fras-le, desde 2016.

Falem, pilotos!

Gabriel Casagrande, A.Mattheis Vogel, Chevrolet Cruze, #83
Pole position
1º colocado no campeonato com 338 pontos, 2 vitórias
"Adoro esse autódromo, ainda mais nesta situação que estamos, podendo ter o público de volta, minha família junto. A sensação quando me falaram que eu era a pole foi maravilhosa. Um alívio, porque consegui eliminar um concorrente na disputa e aumentar a vantagem em mais dois pontos para o vice-líder. Espero conseguir repetir isso no domingo para ir em busca deste título".

Thiago Camilo, Ipiranga-A.Mattheis, Toyota Corolla, #21
Segundo colocado no grid
3º no campeonato com 280 pontos, 4 vitórias
"Não tenho mais chances mas vou brigar. Quero vencer amanhã. Sabemos da representatividade que tem uma vitória e vamos para cima. Fiquei a uma posição do nosso objetivo, mas vamos brigar para vencer e coroar um bom ano, especialmente uma segunda metade de campeonato, que nos proporcionou chegar a Interlagos com chances".

Daniel Serra, Eurofarma-RC, Chevrolet Cruze, #29
Terceiro colocado no grid
2º no campeonato 311 pontos, 1 vitória
"Pensando na corrida em si, foi uma boa classificação para brigar no domingo. Olhando para o campeonato, estes dois pontos mudaram um pouco a dinâmica e deixaram as coisas um pouco mais difícil. Não acabou, temos chances, vamos lutar por isso e vamos ver o que acontece amanhã".

A pista de Interlagos na ótica da FRAS-LE & FREMAX

"Com 4.309 metros de extensão e seu trajeto anti-horário, Interlagos possui alguns dos mais famosos e desafiantes traçados do automobilismo mundial, com 13 curvas e um desnível de 56 metros no ponto mais alto (curva do S do Senna) e o mais baixo na Curva do Lago ao final da Reta Oposta. Além de uma frenagem bastante forte no final da reta dos boxes entrando na curva do S do Senna".
(André Brezolin, engenheiro de projeto FRAS-LE & FREMAX)

Grid de Largada, Super Final BRB Stock Car Pro Series (Interlagos):

1 Gabriel Casagrande (AMattheis Vogel Motorsport/Cruze), 1:40.035
2 Thiago Camilo (Ipiranga Racing/Corolla), 1:40.279 a 0.244
3 Daniel Serra (Eurofarma-RC/Cruze), 1:40.304 a 0.269
4 Felipe Lapenna (Hot Car Competições/Cruze), 1:40.443 a 0.408
5 Galid Osman (Shell V-Power/Cruze), 1:40.585 a 0.550
6 Bruno Baptista (RCM Motorsport/Corolla), 1:40.636 a 0.601
Eliminados no Q2
7 Matias Rossi (Full Time Sports/Corolla), 1:40.643
8 Julio Campos (Lubrax Podium Stock Car Team/Cruze), 1:40.654 a 0.234
9 Allam Khodair (Blau Motorsport/Cruze), 1:40.671 a 0.251
10 Ricardo Mauricio (Eurofarma-RC/Cruze), 1:40.672 a 0.252
11 Sergio Jimenez (Scuderia CJ/Corolla), 1:40.734 a 0.314
12 Guga Lima (AMattheis Vogel Motorsport/Cruze), 1:40.787 a 0.367
13 Cacá Bueno (Crown Racing/Cruze), 1:40.932 a 0.512
14 Felipe Massa (Lubrax Podium Stock Car Team/Cruze), 1:40.977 a 0.557
15 Christian Hahn (Blau Motorsport II/Cruze), 1:41.201 a 0.781
Eliminados no Q1
16 Marcos Gomes (Cavaleiro Sports/Cruze), 1:41.053
17 Pedro Cardoso (KTF Racing/Cruze), 1:41.074 a 0.388
18 Ricardo Zonta (RCM Motorsport/Corolla), 1:41.225 a 0.539
19 Gaetano di Mauro (KTF Racing/Cruze), 1:41.240 a 0.554
20 Diego Nunes (Blau Motorsport/Cruze), 1:41.258 a 0.572
21 Rubens Barrichello (Full Time Sports/Corolla), 1:41.274 a 0.588
22 Rafael Suzuki (Full Time Bassani/Corolla), 1:41.275 a 0.589
23 Guilherme Salas (KTF Sports/Cruze), 1:41.295 a 0.609
24 Lucas Foresti (KTF Sports/Cruze), 1:41.297 a 0.611
25 Átila Abreu (Shell V-Power/Cruze), 1:41.316 a 0.630
26 Tony Kanaan (Full Time Bassani/Corolla), 1:41.510 a 0.824
27 Denis Navarro (Cavaleiro Sports/Cruze), 1:41.614 a 0.928
28 Gustavo Frigotto (RKL Competições/Cruze), 1:41.866 a 1.180
29 Tuca Antoniazi (Hot Car Competições/Cruze), 1:42.459 a 1.773
30 Marcelo Hahn (Blau Motorsport II/Cruze), 1:43.291 a 2.605
31 Cesar Ramos (Ipiranga Racing/Corolla), 1:46.251 a 5.565
32 Beto Monteiro (Crown Racing/Cruze), Sem Tempo

12ª Etapa – Stock Car Pro Series 2021 - FINAL
SÃO PAULO (SP)
Autódromo Internacional José Carlos Pace
INTERLAGOS
Extensão: 4.309 metros
Sentido: anti-horário
Curvas: 13 (4 à direita e 9 à esquerda)

Características técnicas (nível 1 a 5 do menor para o maior):

Abrasividade do asfalto: 4
Força lateral: 4
Nível de exigência dos freios: 4
Pneu mais exigido: traseiro direito

Inauguração: 1940
Previsão climática: Mínima de 19ºC e Máxima de 28ºC, podendo ocorrer episódios de chuva no decorrer do dia
Vencedores em 2021: Gabriel Casagrande e António Félix da Costa.
*O Autódromo de Interlagos recebeu a segunda etapa da temporada 2021 da Stock Car.

Programação da etapa:

Domingo, 12 de dezembro
13h40: Stock Car (Corrida 1 – 30 minutos + 1 volta)
14h00: Stock Car (Corrida 2 – 30 minutos + 1 volta)

Classificação do campeonato (Top-10)

1º - Gabriel Casagrande – 338
2º - Daniel Serra – 311
3º - Thiago Camilo – 280
4º - Rubens Barrichello – 279
5º - Ricardo Zonta – 277
6º - Ricardo Maurício – 264
7º - Cesar Ramos – 244
8º - Allam Khodair – 239
9º - Átila Abreu – 231
10º - Diego Nunes- 215

Pilotos que já venceram em 2021

Goiânia: Daniel Serra e Ricardo Maurício
Interlagos: Gabriel Casagrande e António Félix da Costa
Velocitta: Gabriel Casagrande e Lucas Foresti
Velocitta: Rubens Barrichello e Ricardo Zonta
Cascavel: Thiago Camilo e Átila Abreu
Curitiba (misto): Ricardo Maurício e Thiago Camilo
Curitiba (externo): Rafael Suzuki e Átila Abreu
Goiânia (misto): Rubens Barrichello e Ricardo Maurício
Goiânia (externo): Ricardo Maurício em ambas
Velocitta: Guilherme Salas e Thiago Camilo
Santa Cruz do Sul: Thiago Camilo e Ricardo Maurício

Sobre a FRAS-LE:

No mercado há mais de seis décadas e uma das cinco maiores fabricantes mundiais de materiais de fricção, a Fras-le, que faz parte das Empresas Randon, é uma marca reconhecida globalmente. Com mais de 12 mil referências nas marcas FRAS-LE & Lonaflex, a empresa coloca ao alcance do consumidor uma linha completa de produtos de fricção da mais alta qualidade, desenvolvidos e testados em seu Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, um dos mais bem equipados do mundo, que conta com laboratórios químico, físico, piloto e o Centro Tecnológico Randon, um centro de testes por excelência.

A empresa expandiu seu portfólio com a aquisição, em 2012, da Controil, que fabrica componentes para freios e embreagens e polímeros automotivos. Em 2018, mais 2.500 referências com a marca FREMAX foram incorporadas ao mix de produtos da FRAS-LE, com a aquisição da empresa, que produz discos, tambores de freios e cubos de roda.

Desde 2016, a Fras-le é a fornecedora oficial das pastilhas de freio dos carros da Stock Car, Stock Light e Mercedes-Benz Challenge. A FREMAX, desde 2004, também é a fornecedora oficial dos discos de freio da Stock Car, assim como das categorias Stock Light, Mercedes-Benz Challenge, Porsche GT3 Cup, Sprint Race e Old Stock

Recentemente, a FRAS-LE concluiu a aquisição da Nakata Automotiva que, dentre os principais itens estão amortecedores, terminais e barras de ligação e direção, pivô e bandejas de suspensão, juntas homocinéticas, componentes de eixos cardan e diferencial.

Notícias

Página inicial