Motor On Line
Notícias-

Sigma P4 é o grande vencedor da 1000 Milhas Chevrolet Absoluta 2022
Reportagem: BeePress
Foto: Rodrigo Ruiz
Com protótipo nacional trio Kraucher / Piedade / Ribeiro liderou a prova a ponta.

A vitória do protótipo Sigma P4 na edição 2022 da 1000 Milhas Chevrolet Absoluta pode ser considerada uma das mais significativas da história da tradicional competição. O modelo concebido pela Sigma P1 Engenharia pelos engenheiros Pedro Fetter e Evandro Flesch largou na pole position, fez a volta mais rápida da prova e marcou a despedida do piloto Jindra Kraucher da categoria P1 nas provas do Campeonato Brasileiro de Endurance; Aldo Piedade Júnior e José Roberto Ribeiro completaram o trio de pilotos. O Porsche Cayenne de Alan Hellmeister / Marcel Visconde / Ricardo Maurício e o MRX de Alex Seid / Henrique Assumpção / Leandro Totti / Pedro Queirolo completaram os três primeiros colocados da competição que durou 11h52'12"648. O evento deste ano consolidou o renascimento da prova, que terá sua próxima edição em janeiro de 2023, data a ser confirmada pelo promotor Thiago Pereira, da Interlagos Sports Marketing:

"Foi gratificante ver todos os participantes da prova disputar essa prova tradicional e contribuir para resgatar um evento que representa o verdadeiro automobilismo brasileiro."

A consolidar o crescimento entre as duas edições anteriores, o grid deste ano contou com 34 carros de várias categorias, compondo um cenário que reflete a essência do automobilismo nacional. A família Piedade, por exemplo, comemorou duas vezes: além da presença de Aldo Júnior no trio do carro vencedor, Emerson Piedade triunfou na categoria TN1, ao volante do Chevrolet Onix 1.6. Vale ressaltar que a irmã de ambos, Erika Piedade, esteve na coordenação da equipe de box da Alpie Racing.

Estreia vitoriosa do Sigma P4

Quarto modelo concebido pela Sigma P1 Engenharia, o protótipo vencedor estreou com 100% de aproveitamento e demonstrou durabilidade e resistência. O carro foi terminado nos últimos 20 dias, como explica o engenheiro Pedro Fetter:

"Após o final da temporada de Endurance do ano passado, dia 18 de dezembro, conseguimos nos dedicar inteiramente a este projeto e já temos um segundo carro em fase final de competição. O P4 é um modelo novo, mas reflete um trabalho de três anos, desde o novo primeiro protótipo."

Um dos grandes responsáveis pelo sucesso da marca, é sem dúvida o piloto Jindra Kraucher, que, apoiou a proposta e hoje encerrou uma fase de sua carreira.

"Estou duplamente feliz: por ter vencido uma prova icônica como as Mil Milhas e marcar a estreia do P4, um carro projetado no Brasil, com uma vitória desse gabarito. Esta corrida marca também minha última participação na categoria P1: não vou pendurar o capacete, mas minhas participações futuras serão com carros de outras categorias."

Além do carro vencedor na categoria geral, outros protótipos de concepção nacional também se destacaram. Na classe P2 o melhor foi o ABS 01 Chevrolet #25 do quarteto Ney Faustini / Ney de Sá Faustini / Deninho Casarini / Pedro Queirolo. Na categoria P3 o melhor resultado foi do MRX #27 conduzido pelo quarteto Aldoir Sette / Estevão Garcia / Gerson Zarpelão Júnior / Gustavo Bandeira. A 1000 Milhas Chevrolet Absoluta 2022 foi além de reunir equipes de várias categorias e com diferentes níveis de preparação: marcou a estreia de outro projeto, o Hyundai HB20 2.0S equipado com câmbio sequencial e pneus slick, proposta lançada pela H Garage, empresa que desenvolve e faz a manutenção dos carros da Copa Shell HB20.

Confira os 10 primeiros:

1) Jindra Kraucher / Aldo Piedade Jr / José Roberto Ribeiro, Sigma P4 Chevrolet, 373 voltas em 11h52'12"648 voltas (P1), média horária 135,403 km/h)
2) Alan Hellmeister / Marcel Visconde / Ricardo Maurício, Porsche Cayenne, 362 voltas (GT4)
3) Alex Seid / Henrique Assumpção / Leandro Totti / Pedro Queirolo, MRX, 340 voltas (P1)
4) Aldoir Sette / Estevão Garcia / Gerson Zarpelão Júnior / Gustavo Bandeira, MRX, 330 voltas (P4)
5) Carlos Antunes Filho / Marcelo Campagnolo / Yuri Antunes, 319 voltas (P3)
6) Ale Peppe / Eber Gomes / Emerson Piedade / Jeff Gomes, Onix 1.6, 301 voltas (TN1)
7) Otávio Carmacio / Rafael Kasai / Vinicius Salva, Celta, 298 voltas (TN1A)
8) Alê Andrade / Dudu Pimenta / Guga Ribas / Robbi Perez, Protótipo Roco, 292 voltas (P4)
9) Edras Soares / Esdras Soares / Juarez Soares / Mário Marcondes, MRX, 291 voltas (P3)
10) Ricardo Cimatti / Tadeu Jayme / Tiago Regis, Mercedes C-350, 290 voltas (TN1B)
Melhor volta da prova: 1'34"489 (164,489 km/h) - Sigma P4 #12

Notícias

Página inicial