Motor On Line
Notícias-

Stock Car: uma volta muito lenta que pode ajudar Drugovich a ser rápido
Reportagem: Alexandre Kacelnik
Foto: Carsten Horst

Nenhum piloto, principalmente muito jovem, gosta de andar lentamente na pista de corrida. Se for a pé, então, pior ainda. Mas Felipe Drugovich, 21 anos, convidado de Cesar Ramos na Corrida de Duplas que abre a temporada 2022 da Stock Car no próximo domingo, em Interlagos, aproveitou cada segundo do track walk da equipe Ipiranga Racing hoje, absorvendo ao máximo as dicas do experiente chefe de equipe Andreas Mattheis, 67 anos.

Ouvir Mattheis por quase uma hora de volta pelos 4309 metros da pista de Interlagos pode ajudar a adaptação do piloto que conhece pouquíssimo os carros de turismo e Interlagos – sua única experiência fora dos monopostos foi uma corrida da Porsche Cup, preliminar do GP São Paulo de Fórmula 1 ano passado -, e nunca sentou num Stock Car.

“Mesmo que o piloto tenha andado em outro carro de turismo, nosso Stock Car tem reações muito particulares e esse track Walk serve para orientar um pouco sobre o que fazer em cada setor. No caso do Felipe obviamente ele vai sentir uma enorme diferença em relação ao fórmula que está acostumado, que é quase uma extensão do corpo do piloto. Só vamos saber como ele vai se adaptar amanhã, no primeiro treino, mas ele é muito atento, presta atenção em tudo, faz perguntas muito pertinentes, e é talentoso, então a tendência é se adaptar rapidamente. Mas a gente sabe pelos exemplos de outros pilotos de fórmula que nem sempre é simples”, avalia Mattheis.

O chefe da Ipiranga Racing diz que mesmo que a Stock Car tenha corrido aqui há dois meses – a Grande Decisão da categoria aconteceu em 12 de dezembro -, as condições da pista mudam, e o track Walk revela isso. “É uma época de muitas chuvas. A pista é feita de pedra e piche, e o piche se desgasta muito mais rapidamente que a pedra, então em relação a dezembro temos áreas com mais pedra exposta e menos piche, ou seja, mais abrasividade e menos aderência.”

Notícias

Página inicial