Motor On Line
Notícias-

Erick Schotten encerrou estreia no automobilismo na vice-lideranša da F-Delta
Reportagem: Erno Drehmer
Foto: Jackson de Souza
KGCom
Catarinense de 14 anos conquistou dois segundos lugares no Autˇdromo Velocitta, em Mogi Guašu (SP).

"Feliz, empolgado e focado mais do que nunca para fazer um bom campeonato". Foi com estes sentimentos que o jovem Erick Schotten (Proaço) analisou sua participação na rodada dupla de estreia na Fórmula Delta no último final de semana. Depois de uma rápida experiência com o carro da categoria no final de 2021 e de realizar treinos no simulador, o catarinense saiu do Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu (SP), na vice-liderança do campeonato após conquistar dois segundos lugares.

O crescimento de Erick Schotten foi gradativo no final de semana. No primeiro treino, ainda em fase de adaptação ao carro, ele foi cerca de 2 segundos mais lento e terminou em 8º. No segundo, após a análise da telemetria com seu 'coach' Dennis Dirani, o catarinense liderou boa parte do treino e foi superado apenas na última volta, terminando em segundo.

Depois, na tomada de tempos, disputada no sábado, Erick Schotten enfrentou pequenos problemas, quando foi apenas o 7º colocado, mas o catarinense chegaria a uma bela recuperação nas duas corridas da programação.

A primeira corrida, disputada também no sábado e com chuva, teve uma largada um pouco tumultuada, mas Erick Schotten conseguiu desviar de um incidente e manteve-se na pista molhada. Com um bom ritmo, ele ganhou posições e, praticamente ao final da prova, assumiu o segundo lugar, onde se manteve até a bandeirada. E para marcar sua bela atuação, o piloto de 14 anos foi o autor da melhor volta da prova, cerca de 7 décimos de segundos mais rápido que a segunda melhor volta.

No domingo, agora com pista seca, Schotten (Proaço) largou em quinto por conta da inversão de grid entre os seis primeiros colocados. Como sua fila largou atrasada, o piloto caiu para a sexta posição, mas conseguiu novamente impor um bom ritmo para rapidamente assumir a quarta posição e algumas voltas depois superou mais dois concorrentes para ser o segundo colocado.

Nas últimas voltas Erick Schotten era cerca de 1,5 segundos mais rápido que o líder, que já abrira larga distância por conta das disputas iniciais no segundo pelotão. O forte ritmo do piloto catarinense, entretanto, não foi suficiente para se aproximar da luta pela vitória. "Eu descontei mais de 4 segundos nas últimas voltas e terminei a menos de 1 segundo do vencedor. Fiquei frustrado, pois eu queria muito essa vitória e poderia ter lutado por ela se tivesse mais uma volta", lamentou o piloto.

O balanço final da estreia de Erick Schotten, porém, foi muito positivo. "Tirando a frustração de quem sabe que poderia ter lutado pela vitória, eu estou muito feliz. Foi um final de semana realmente muito positivo, aprendi muito, o Velocitta é um autódromo muito legal e aconchegante, o Dennis fez um belo trabalho", disse o piloto. "Enfim, estou empolgado e muito focado em fazer uma bela temporada", disse o agora vice-líder do Campeonato Paulista de Fórmula Delta.

Nesta semana, Erick Schotten volta a competir de kart, na 2ª etapa da Copa São Paulo Light, que será realizada no próximo sábado (12) no Kartódromo de Interlagos. Piloto da Graduados B, ele é o 4º colocado na classificação do campeonato.

Notícias

Página inicial