Motor On Line
Notícias-

Copa Truck recheada de disputas deixa Santa Cruz do Sul com líderes empatados
Reportagem: Cleber Bernuci / Helen Kaipper
Foto: Vanderley Soares
P1 Media Relations
Wellington Cirino e Beto Monteiro cruzam linha de chegada separados por 0,1 segundo e empatam na classificação do campeonato.

O Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul (RS) recebeu neste domingo (13) a segunda etapa da Copa Truck 2022. Enquanto no sábado (12) o clima favoreceu as disputas com pista seca e asfalto marcando 49ºC (de acordo com aferição de engenheiros da Fras-le), a garoa intermitente durante toda a manhã e o vento baixaram a temperatura da pista para 23ºC. A leve e insistente chuva deu trégua no início da tarde para a disputa dos caminhões, que terminou com vitória dupla da Mercedes com Roberval Andrade na primeira e Wellington Cirino na segunda.

Foi a primeira vitória de Roberval por sua nova equipe ASG Motorsports. O paulista tomou a liderança do pole position Paulo Salustiano já na freada da primeira curva após a largada, e Salustiano ainda foi superado pelo colega de Volkswagen Beto Monteiro – com os dois disputando posição durante toda a prova até fechar o pódio com Monteiro em segundo e Salustiano em terceiro.

Régis Boessio, Wellington Cirino – vencedor da corrida 1 de sábado -, Felipe Giaffone, Adalberto Jardim e Débora Rodrigues fecharam os oito primeiros na inversão do grid para a largada da corrida 2. A exemplo do sábado, Débora largou na frente novamente na segunda disputa. No entanto, ela perdeu a ponta na largada e ainda foi envolvida em uma série de toques com outros caminhões. Embora tenha conseguido retornar à pista, ela terminou em 11º, enquanto Roberval Andrade, Regis Boessio e Ricardo Alvarez tiveram de abandonar a segunda prova.

Cirino assumiu a ponta com o Mercedes-Benz tendo o Volkswagen de Beto Monteiro em seu encalço por todas as 11 voltas da corrida. O pernambucano tentou o tempo todo a ultrapassagem, especialmente nos principais pontos de frenagem da pista, como nas curvas 1, 3 e 4, mas o paranaense soube se manter à frente. A dupla cruzou a linha de chegada na bandeirada separada por apenas 0,151 segundo. Paulo Salustiano completou mais uma vez o pódio, com Danilo Alamini e Felipe Giaffone fechando os cinco primeiros.

Se na pista a diferença foi mínima, na classificação geral do campeonato após as duas primeiras etapas realizadas neste final de semana ela praticamente não existe. Cirino e Monteiro estão empatados na liderança com 67 pontos, com ligeira vantagem ao piloto da Mercedes-Benz por ter já anotado duas vitórias, contra nenhuma do da Volkswagen – Beto fez dois segundos lugares neste domingo.

Salustiano é o terceiro apenas dois pontos atrás dos líderes, com Felipe Giaffone em quarto com 53. Regis Boessio (46 pontos), Debora Rodrigues (44), Roberval Andrade (38), Luiz Lopes (33), Jaidson Zini e Djalma Fogaça (23), e Adalberto Jardim, com 21, fecham a ordem dos 11 pilotos que pontuaram no final de semana em Santa Cruz do Sul.

O segundo encontro do ano – a terceira etapa da temporada – acontece em São Paulo (SP) no dia 1º de maio, no Autódromo de Interlagos.

A Fras-le, maior fabricante de materiais de fricção da América Latina e um dos líderes mundiais, é a fornecedora oficial de pastilhas de freio para a Copa Truck, proporcionando eficiência e segurança nas frenagens dos caminhões mais rápidos do planeta.

Fala, piloto!

"Lavamos a alma com essa vitória. Foi um final de semana muito difícil para a equipe, que passou a noite reconstruindo meu caminhão de ontem para hoje. A equipe me prometeu que eu iria participar da corrida, mas jamais pensei que fosse vencer. Eles me deram um caminhão muito rápido e fico muito feliz porque isso selou a união e a garra da equipe".
Roberval Andrade, Mercedes-Benz #15, ASG Motorsport
VENCEDOR DA CORRIDA 1

Fala, piloto!

"A equipe programou muito bem o acerto do caminhão para todo tipo de condição, fosse pista seca, molhada ou intermediária. O caminhão estava excelente, com os freios muito bem acertados. Tenho que agradecer muito a este time, à Mercedes-Benz pelo caminhão e pelos bons resultados. Agora é revisar tudo para chegarmos fortes em Interlagos".
Wellington Cirino, Mercedes-Benz #6, ASG Motorsport
VENCEDOR DA CORRIDA 2

Classificação do Campeonato (Top-10)

1. Wellington Cirino, 67 pontos
2. Beto Monteiro, 67
3. Paulo Salustiano, 65
4. Felipe Giaffone, 53
5. Regis Boessio, 46
6. Debora Rodrigues, 44
7. Roberval Andrade, 38
8. Luiz Lopes, 33
9. Jaidson Zini, 23
10. Djalma Fogaça, 23

Sobre a FRAS-LE:

No mercado há mais de 68 anos e uma das cinco maiores fabricantes mundiais de materiais de fricção, a Fras-le, que faz parte das Empresas Randon, é uma marca reconhecida globalmente. Com mais de 12 mil referências nas marcas FRAS-LE & Lonaflex, a empresa coloca ao alcance do consumidor uma linha completa de produtos de fricção da mais alta qualidade, desenvolvidos e testados em seu Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, um dos mais bem equipados do mundo, que conta com laboratórios químico, físico, piloto e o Centro Tecnológico Randon, um centro de testes por excelência.

A empresa expandiu seu portfólio com a aquisição, em 2012, da Controil, que fabrica componentes para freios e embreagens e polímeros automotivos. Em 2018, mais 2.500 referências com a marca FREMAX foram incorporadas ao mix de produtos da FRAS-LE, com a aquisição da empresa, que produz discos, tambores de freios e cubos de roda.

Desde 2016, a Fras-le é a fornecedora oficial das pastilhas de freio dos carros da Stock Car, Stock Light e Mercedes-Benz Challenge. A FREMAX, desde 2004, também é a fornecedora oficial dos discos de freio da Stock Car, assim como das categorias Stock Light, Mercedes-Benz Challenge, Porsche GT3 Cup, Sprint Race e Old Stock

Recentemente, a FRAS-LE concluiu a aquisição da Nakata Automotiva que, dentre os principais itens estão amortecedores, terminais e barras de ligação e direção, pivô e bandejas de suspensão, juntas homocinéticas, componentes de eixos cardan e diferencial.

A Fras-le, seja através das suas aquisições ou no desenvolvimento de materiais mais inteligentes (mais leves, eficientes e com materiais primas mais sustentáveis) tem construído uma plataforma cada vez mais diversa, de itens fricção e não fricção, estando atenta aos movimentos e necessidades do mercado global.

Notícias

Página inicial