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Stock Car: circuito externo de Goiânia etapa com muita exigência com os freios
Reportagem: Cleber Bernuci / Roberta Duarte
Foto: Vanderley Soares
P1 Media Relations
Primeira das três etapas que serão disputadas em Goiânia acontece entre os dias 18 e 20 de março. Com uso constante do vácuo, freadas para duas das três curvas do traçado serão decisivas.

A principal categoria do automobilismo nacional está chegando para acelerar em Goiânia (GO). Entre os dias 18 e 20 de março, os pilotos vão encarar o anel externo do Autódromo Ayrton Senna em busca de pontos importantes para o campeonato. A segunda etapa promete ser uma das mais rápidas e disputadas do ano, já que o circuito oval costuma equalizar homens e máquinas – a uma média de velocidade que supera os 180 km/h por volta. Ano passado, neste mesmo formato, quem levou as duas corridas do fim de semana foi Ricardo Maurício, que também foi o pole position da nona etapa – um feito inédito no formato de duas corridas por fim de semana, adotado ainda em 2014.

Em 2022 a capital goiana deve repetir o número de etapas sediadas, com três presenças em dois finais de semana do calendário. Isso quer dizer que além deste fim de semana, Goiânia ainda vai receber a Stock em mais um fim de semana (disputando duas etapas) no mês de outubro.

As características da pista já são um grande desafio para o sistema de freios dos carros, somando tudo isso ao fato de que as velocidades no circuito externo são muito altas – de até 265 km/h -, os pilotos terão que cuidar muito bem dos freios se quiserem se dar bem na etapa. Além da baixa umidade e as altas temperaturas do ambiente e da pista, os pilotos costumam utilizar muito o vácuo e isso acaba prejudicando o resfriamento de todo o carro, inclusive dos freios que serão utilizados de forma intensa nas curvas 1 e 0 do circuito – as únicas do traçado que exigem freadas.

Todos os carros da Stock Car Pro Series e da Stock Series são equipados com discos de freio Fremax, que suportam até 720ºC de temperatura de trabalho, e pastilhas de freio Fras-le, peças responsáveis pelo atrito com os discos para a frenagem. As pastilhas são projetadas para aguentarem até 840ºC de temperatura.

Transmissões multiplataformas

O evento, após dois anos, será aberto ao público pagante, que pode adquirir o ingresso pelo site da categoria (www.stockcarproseries.com.br) e poderá acompanhar também com a transmissão multiplataforma disponibilizada pela categoria.

No sábado (19) a partir das 14h30, a classificação será transmitida ao vivo por SporTV, pelo YouTube da Stock Car e pelo Motorsport.TV. No domingo (20), todas as plataformas transmitem as duas corridas da categoria a partir das 15h10, além da Band, que também mostra as duas corridas ao vivo.

A FRAS-LE e a FREMAX são as fornecedoras oficiais de pastilhas e discos de freio da categoria, respectivamente, e trabalham em conjunto com as todas as equipes do grid para assegurar o melhor desempenho, segurança, eficiência e confiabilidade. A Fremax é a fornecedora dos discos desde 2004 e a Fras-le, desde 2016.

Fala, piloto!

"Por se tratar de um traçado externo, é uma pista onde a gente tenta maximizar a velocidade de reta, buscando um acerto para que o carro evolua bastante nas retas, mas que também aproxime muito bem. Tendo uma carga de aerodinâmica menor a gente exige muito mais dos freios, ainda mais em Goiânia que é uma pista quente, que não refrigera tanto os freios e que a gente anda muito no vácuo de outros pilotos. A reta oposta é a maior reta do autódromo onde a gente chega ao final dela em sexta marcha a 265km/h e faz uma freada muito brusca, aproveitando ao máximo do freio e do freio motor para ajudar a parar o carro".
(Ricardo Maurício, piloto da Eurofarma-RC – Chevrolet Cruze #90)

A pista de Goiânia na ótica da FRAS-LE & FREMAX

"Goiânia é um dos melhores circuitos do Brasil, o que torna a prova sempre muito competitiva. O clima da cidade não costuma ser muito favorável para o resfriamento do carro como um todo, principalmente para os freios. Umidade do ar baixa, temperatura ambiente e do asfalto elevadas... tudo isso colabora para ser um dos circuitos mais difíceis para aplicação de freio. Isso sem contar que as velocidades de reta que são altas e isso exige muito mais dos freios".
(André Brezolin, engenheiro de projeto FRAS-LE & FREMAX)

2ª Etapa – Stock Car Pro Series 2022

GOIÂNIA (GO)
Autódromo Internacional de Goiânia
Anel externo
Extensão: 2.695 metros
Sentido: horário
Curvas: 3 (todas à direita)

Características técnicas (nível 1 a 5 do menor para o maior):

Abrasividade do asfalto: 4
Força lateral: 4
Nível de exigência dos freios: 4
Pneu mais exigido: traseiro esquerdo

Inauguração: 1974
Previsão climática: Mínima de 20ºC e Máxima de 32ºC, com 1% de possibilidade de chuva no domingo de acordo com o AccuWeather.
Vencedores em 2021: Ricardo Maurício venceu as duas corridas na etapa do Anel Externo em 2021.

Programação da etapa

Sexta-feira, 18 de março
9h25 – Stock Car Pro Series – Shakedown
11h15 – Stock Car Pro Series – Treino dos Rookies
13h45 – Stock Car Pro Series – 1º treino, 1º Grupo
14h25 – Stock Car Pro Series – 1º treino, 2º Grupo

Sábado, 19 de março
10h25 – Stock Car Pro Series – 2º treino, 1º Grupo
11h05 – Stock Car Pro Series – 2º treino, 2º Grupo
14h30 – Stock Car Pro Series – Classificação

Domingo, 20 de março
15h10 – Stock Car Pro Series – Corrida 01 (30 minutos + 1 volta)
15h37 – Stock Car Pro Series – Corrida 02 (30 minutos + 1 volta)

Sobre a FRAS-LE:

No mercado há mais de seis décadas e uma das cinco maiores fabricantes mundiais de materiais de fricção, a Fras-le, que faz parte das Empresas Randon, é uma marca reconhecida globalmente. Com mais de 12 mil referências nas marcas FRAS-LE & Lonaflex, a empresa coloca ao alcance do consumidor uma linha completa de produtos de fricção da mais alta qualidade, desenvolvidos e testados em seu Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, um dos mais bem equipados do mundo, que conta com laboratórios químico, físico, piloto e o Centro Tecnológico Randon, um centro de testes por excelência.

A empresa expandiu seu portfólio com a aquisição, em 2012, da Controil, que fabrica componentes para freios e embreagens e polímeros automotivos. Em 2018, mais 2.500 referências com a marca FREMAX foram incorporadas ao mix de produtos da FRAS-LE, com a aquisição da empresa, que produz discos, tambores de freios e cubos de roda.

Desde 2016, a Fras-le é a fornecedora oficial das pastilhas de freio dos carros da Stock Car, Stock Light e Mercedes-Benz Challenge. A FREMAX, desde 2004, também é a fornecedora oficial dos discos de freio da Stock Car, assim como das categorias Stock Light, Mercedes-Benz Challenge, Porsche GT3 Cup, Sprint Race e Old Stock

Recentemente, a FRAS-LE concluiu a aquisição da Nakata Automotiva que, dentre os principais itens estão amortecedores, terminais e barras de ligação e direção, pivô e bandejas de suspensão, juntas homocinéticas, componentes de eixos cardan e diferencial.

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