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Stock Car: a ciência da frenagem de um stock
Reportagem: Cleber Bernuci / Roberta Duarte
Foto: Luís França
P1 Media Relations
Parar um carro de 1.380 quilos a 270 km/h em poucos segundos não é tarefa simples. Circuito oval de Goiânia proporciona uma das maiores velocidades da temporada - com somente dois pontos de frenagem.

A Stock Car Pro Series realiza a segunda etapa da temporada 2020 neste final de semana no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia. E o segundo encontro do ano na principal categoria do automobilismo brasileiro será realizado em altíssima velocidade. Isso porque a pista escolhida será a externa, o circuito oval de 2.695 metros, onde os carros alcançam velocidades próximas dos 270 km/h.

Com três curvas à direita, uma é feita sem necessidade de redução de velocidade, justamente no trecho da junção entre o oval e o circuito misto. Mas duas destas três curvas exigem frenagens fortíssimas que promovem reduções de velocidade superiores a 100 km/h em poucos metros e menos de três segundos.

"Goiânia é um dos melhores circuitos do Brasil, o que torna a prova sempre muito competitiva e acirrada", destaca André Brezolin, engenheiro de projeto da Fras-le e Fremax, empresas que equipam todos os carros da categoria com pastilhas e discos de freio, respectivamente.

"O clima da cidade, geralmente quente e seco, não costuma ser muito favorável para o resfriamento dos componentes do carro como um todo, principalmente para os freios. Umidade do ar baixa, temperatura ambiente e do asfalto elevadas... tudo isso colabora para ser um dos circuitos mais difíceis para aplicação de freio. Isso sem contar que as velocidades de reta que são altas e isso exige muito mais dos freios", destaca o engenheiro das fornecedoras oficiais.

Para se ter uma ideia do tamanho da exigência com o sistema de freios, os discos que a Fremax fornece à Stock Car Pro Series suportam uma temperatura de trabalho de até 720ºC, enquanto as pastilhas que a Fras-le entrega a todas as equipes são projetadas para aguentar ainda mais calor: 840ºC sem que haja qualquer perda de eficiência.

Na curva 1 do circuito, os carros se aproximam do ponto de frenagem a cerca de 250 km/h. A frenagem dura cerca de três segundos e o carro percorre 150 metros neste período reduzindo a velocidade em 125 km/h para contornar a primeira curva do traçado. A curva três, chamada de curva zero, que leva à reta principal, exige ainda mais: os carros chegam ao ponto de frenagem, pouco antes da placa de 100 metros da curva, a 265 km/h e pisam com força no freio, fazendo o carro reduzir 165 km/h em cerca de 120 metros e 2,5 segundos, gerando uma força gravitacional de 1,5 G sobre o corpo do piloto.

Na visão de quem pilota e faz parar essas máquinas de 1.380 quilos a velocidades altíssimias, a frenagem no oval de Goiânia tem de ser muito bem executada para que não comprometa a saída das curvas e, consequentemente, a velocidade de reta, tão importante quanto a frenagem neste tipo de circuito. "Por se tratar de um traçado externo, é uma pista onde a gente tenta maximizar a velocidade de reta, buscando um acerto para que o carro evolua bastante nelas. Tendo uma carga de aerodinâmica menor, a gente exige muito mais dos freios, ainda mais em Goiânia que é uma pista quente, que não refrigera tanto os freios e que a gente anda muito no vácuo dos outros carros", explica Ricardo Maurício, da Eurofarma-RC, tricampeão da Stock Car.

"A reta oposta é a maior reta do autódromo onde a gente chega ao final dela em sexta marcha a 265km/h e faz uma freada muito brusca, aproveitando ao máximo do freio e do freio motor (reduzindo as marchas) para ajudar a parar o carro", diz o piloto do Chevrolet Cruze #90, o único na história da Stock Car a vencer as duas corridas de uma mesma etapa – feito conquistado em 2021 justamente no circuito oval de Goiânia.

Neste sábado (19) a partir das 14h30, a classificação será transmitida ao vivo por SporTV, pelo YouTube da Stock Car e pelo Motorsport.TV. No domingo (20), todas as plataformas transmitem as duas corridas da categoria a partir das 15h10, além da Band, que também mostra as duas corridas ao vivo.

A FRAS-LE e a FREMAX são as fornecedoras oficiais de pastilhas e discos de freio da categoria, respectivamente, e trabalham em conjunto com as todas as equipes do grid para assegurar o melhor desempenho, segurança, eficiência e confiabilidade. A Fremax é a fornecedora dos discos desde 2004 e a Fras-le, desde 2016.

2ª Etapa – Stock Car Pro Series 2022
GOIÂNIA (GO)
Autódromo Internacional de Goiânia
ANEL EXTERNO
Extensão: 2.695 metros
Sentido: horário
Curvas: 3 (todas à direita)

Características técnicas (nível 1 a 5 do menor para o maior):

Abrasividade do asfalto: 4
Força lateral: 4
Nível de exigência dos freios: 4
Pneu mais exigido: traseiro esquerdo

Inauguração: 1974
Previsão climática: Mínima de 20ºC e Máxima de 32ºC, com 1% de possibilidade de chuva no domingo de acordo com o AccuWeather.
Vencedores em 2021: Ricardo Maurício venceu as duas corridas na etapa do Anel Externo em 2021.

Programação da etapa

Sábado, 19 de março
10h25 – Stock Car Pro Series – 2º treino, 1º Grupo
11h05 – Stock Car Pro Series – 2º treino, 2º Grupo
14h30 – Stock Car Pro Series – Classificação

Domingo, 20 de março
15h10 – Stock Car Pro Series – Corrida 01 (30 minutos + 1 volta)
15h37 – Stock Car Pro Series – Corrida 02 (30 minutos + 1 volta)

Sobre a FRAS-LE:

No mercado há mais de seis décadas e uma das cinco maiores fabricantes mundiais de materiais de fricção, a Fras-le, que faz parte das Empresas Randon, é uma marca reconhecida globalmente. Com mais de 12 mil referências nas marcas FRAS-LE & Lonaflex, a empresa coloca ao alcance do consumidor uma linha completa de produtos de fricção da mais alta qualidade, desenvolvidos e testados em seu Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, um dos mais bem equipados do mundo, que conta com laboratórios químico, físico, piloto e o Centro Tecnológico Randon, um centro de testes por excelência.

A empresa expandiu seu portfólio com a aquisição, em 2012, da Controil, que fabrica componentes para freios e embreagens e polímeros automotivos. Em 2018, mais 2.500 referências com a marca FREMAX foram incorporadas ao mix de produtos da FRAS-LE, com a aquisição da empresa, que produz discos, tambores de freios e cubos de roda.

Desde 2016, a Fras-le é a fornecedora oficial das pastilhas de freio dos carros da Stock Car, Stock Light e Mercedes-Benz Challenge. A FREMAX, desde 2004, também é a fornecedora oficial dos discos de freio da Stock Car, assim como das categorias Stock Light, Mercedes-Benz Challenge, Porsche GT3 Cup, Sprint Race e Old Stock

Recentemente, a FRAS-LE concluiu a aquisição da Nakata Automotiva que, dentre os principais itens estão amortecedores, terminais e barras de ligação e direção, pivô e bandejas de suspensão, juntas homocinéticas, componentes de eixos cardan e diferencial.

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