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Stock Car: Zonta emplaca a Shell na 2ª fila no anel externo de Goiânia
Reportagem: Luis Ferrari
Foto: José Mario Dias
Categoria altera regra da tomada de tempo: jogo de vácuo deixar de ser um fator na classificação, mas segue fundamental nas corridas.

O Toyota Corolla #10, pilotado pelo paranaense Ricardo Zonta e com a marca Shell como patrocinadora principal, é o único carro da Stock Car nas cinco primeiras filas do grid de largada para a prova do Anel Externo de Goiânia que carrega lastro de performance. Ele classificou a máquina preparada pela equipe Shell-RCM em quarto neste sábado, com a marca de 50.276s.

A tomada de tempo teve a regra alterada depois da realização dos treinos livres. Sob alegação de segurança e em atenção a pedidos de equipes e pilotos, a Stock Car deixou de lado o tradicional formato de Q1, Q2 e Q3 e mandou os carros para pista em grupos de dois, três ou quatro competidores para apenas três voltas lançadas e separados entre si. Como consequência, o esperado “jogo de vácuo” não aconteceu no quali, com todos os competidores acelerando “de cara para o vento”.

A mudança de última hora pegou os times de surpresa, pois muitos carros vinham com o acerto sendo desenvolvido para trabalhar em duplas.

No caso da equipe Shell V-Power, tanto Átila Abreu quanto Galid Osman entregaram tudo o que seus Chevrolet Cruze tinham para oferecer na tomada de tempo -o que ilustra a diferença de apenas 0.042 entre eles. Átila cravou 50.531s com o #51, o que rendeu o 18º lugar no grid. Galid parte imediatamente atrás, qualificado com o carro #28 com um giro de 50.573s.

O trio da Shell já tem vitórias em Goiânia e, no ano passado, Zonta foi ao pódio inclusive na etapa do Anel Externo. A primeira das duas baterias tem largada prevista para 15h10, com transmissão ao vivo pela Band e canais Sportv.

O que eles disseram:

“Sou o único entre os 11 primeiros do grid carregando o lastro de sucesso. O fim de semana inteiro ficamos focados no vácuo, então não andamos sozinho de frente com o vento praticamente em nenhum momento nos treinos. Com a mudança do quali, fomos com um setup não tão rápido de reta, mas muito bom de curva. Agora temos margem para equilibrar um pouco melhor o desempenho entre retas e curvas e ter um carro ainda melhor no domingo.”

Ricardo Zonta

“Não tinha como fazer muito melhor do que isso com o carro que eu tinha. Talvez uma melhora no primeiro setor, mas está muito difícil. Estamos tomando muito de reta do Toyota, eles são 8 dos 10 primeiros do grid. Amanhã vamos ver o que temos para fazer e buscar o melhor resultado possível.”

Galid Osman

“Esperava largar entre os 10, sabia que os Toyota eram muito rápidos. Acredito que erraram um pouco a mão nas atualizações, foram 8 carros nas 10 primeiras posições. Em comparação com os outros Chevrolet é onde temos que olhar e tomamos dois décimos. O carro ficou um pouco dianteiro, acho que não acertamos a calibragem e eu fiz uma primeira volta conservadora, mesmo assim ele estava passando um pouco de frente. Na segunda volta, busquei mais as freadas e piorou muito a frente e a volta. Diversos carros pioraram na segunda volta, precisamos entender o que aconteceu para melhorar. Nos treinos sempre estivemos entre os 10 primeiros, em uma corrida com troca de vácuo o carro pode responder melhor. Sobre a mudança para a tomada de tempo com três voltas e grupos menores, pegou todos de surpresa, mas eu acho melhor e mais seguro fazendo nesse formato, com todos juntos o vácuo vira uma loucura e fica perigoso. Amanhã estaremos melhor, o carro está andando bem de reta e temos tudo para recuperar.”

Átila Abreu

Cronograma da etapa 2 – Goiânia

Domingo, 20 de março
15:10 – Corrida 1 (30 minutos +1 volta)
15:37 – Corrida 2 (30 minutos +1 volta)

Sobre a Raízen:

Somos a Raízen – referência global em bioenergia com um ecossistema integrado de negócios: desde o cultivo e processamento da cana em nossos parques de bioenergia, até a comercialização, logística e distribuição de combustíveis, investimos continuamente em inovação para redefinir o futuro da energia.

Por meio de tecnologias avançadas, buscamos o protagonismo na transição energética, ampliando nosso portfólio de renováveis, como o etanol de segunda geração (E2G), o biogás, a bioeletricidade e a geração de energia solar. Desta forma, a Raízen já evitou 5,2MM de ton de C02 por ano no ambiente (ref. 2020) e, até 2030, tem como meta conter o dobro deste montante.

Com um time de 40 mil funcionários, operamos 35 parques de bioenergia, com capacidade instalada para moagem de até 105 milhões de toneladas de cana. Na safra 20´21 produziram 2,5 bilhões de litros de etanol e 4,4 milhões de toneladas de açúcar. Contamos cerca de 1,3 milhão de hectares de áreas agrícolas cultivadas com tecnologia de ponta com colheita mecanizada. Nossa capacidade instalada é de 1,3GW para geração de energia e produzimos na última safra 2,1 TWh de energia elétrica a partir da biomassa da cana.

Por meio de uma rede de revendedores de 7.300 postos que estampam a marca Shell no Brasil e na Argentina, atendemos milhões de consumidores diariamente em suas jornadas, oferecendo desde os exclusivos combustíveis da família Shell V-Power até praticidade e benefícios na hora do pagamento com o Shell Box. Pelo Grupo Nós (Joint venture com a FEMSA Comercio), atuamos no varejo de conveniência e proximidade com as lojas Shell Select e com os mercados OXXO.

Na safra 20´21 comercializamos 29 bilhões de litros de combustíveis e 7,3 milhões de toneladas de açúcar por meio de nossa infraestrutura de 69 bases de abastecimento em aeroportos, 70 terminais de distribuição pelo país e presença em 11 portos.

Estamos entre as maiores empresas em faturamento no Brasil, com R$ 114,6 bilhões, na última safra, gerando emprego e renda, dinamizando a economia, e investindo em responsabilidade social via Fundação Raízen.

Projeto Time KGV - Stock Car – Ano 2, aprovado na Lei Federal de Incentivo ao Esporte e registrado junto ao Ministério da Cidadania (Secretária Especial do Esporte) sob o número de processo 71000.052566/2021-06

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