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Stock Car: Barrichello encara castigo para cravar a pole em Goiânia
Reportagem: Cleber Bernuci / Roberta Duarte
Foto: Luís França
P1 Media Relations
Tomada de tempos aconteceu em uma fase, com os pilotos divididos em grupos de 3 e 4 carros. Um dos primeiros a ir para a pista, Barrichello cravou 50s111 e não foi superado por ninguém.

Uma tarde quente marcou a tomada classificatória de tempos para a segunda etapa da temporada 2022 da Stock Car Pro Series em Goiânia (GO) neste sábado (19), em que Rubens Barrichello marcou a pole position para a corrida que começa neste domingo (20) às 15h10 com transmissão ao vivo de Band, SporTV e plataformas digitais oficiais da categoria.

Pouco antes do início da classificação, foi anunciada uma mudança no formato visando a segurança dos pilotos no veloz traçado oval de 2.695 metros, que exige duas freadas fortes e registra velocidades superiores a 250 km/h. Tradicionalmente, os pilotos vão à pista divididos em dois grupos de acordo com a classificação do campeonato; os 15 mais rápidos passam à segunda fase e os seis mais rápidos do Q2 disputam a pole position no Q3.

Em Goiânia, os pilotos foram divididos em nove grupos – sete com quatro pilotos e dois com três – de acordo com a posição no campeonato, em uma fase apenas. Cada piloto tinha direito a três voltas cronometradas. Barrichello fez parte dos quatro primeiros pilotos a irem para a pista sob 31 graus – no asfalto, a temperatura era de 47ºC. O formato se mostrou competitivo: dos 33 pilotos que foram à pista, 31 registraram tempos dentro do mesmo segundo do pole.

Rubinho foi à pista na companhia de Matías Rossi, Renato Braga e André Moraes Júnior. O piloto da Full Time Sports registrou 50s111 e só lhe restou esperar nos boxes da equipe de olho na tela da cronometragem vendo todos os outros tentarem superar sua marca, o que não aconteceu.

"A pior coisa era ficar de castigo olhando para a tela da cronometragem e esperando os outros passarem nesse método que foi a classificação aqui. Era um vazio enorme, mas valeu cada segundo", disse o campeão de 2014 da Stock Car e maior vencedor da categoria em Goiânia – condição que ele divide com Ricardo Maurício, vencedor das duas provas no oval da capital goiana em 2021 e que larga amanhã da nona posição.

No classificatório não era permitido aos pilotos buscar o vácuo dos carros à frente, colocando todos em condições iguais na disputa pela pole. "O equilíbrio do carro foi fundamental. Treinei bastante tempo sozinho, sem vácuo. Tive chance de me equilibrar bem. Desde que desceu do caminhão meu carro já estava voador. Estou muito, muito feliz", afirmou.

A FRAS-LE e a FREMAX são as fornecedoras oficiais de pastilhas e discos de freio da categoria, respectivamente, e trabalham em conjunto com as todas as equipes do grid para assegurar o melhor desempenho, segurança, eficiência e confiabilidade. A Fremax é a fornecedora dos discos desde 2004 e a Fras-le, desde 2016.

Fala, piloto!

"O equilíbrio do carro foi fundamental. Treinei bastante tempo sozinho, sem vácuo. Tive chance de me equilibrar. Meu carro desceu do caminhão já voando. São aquelas coisas que acontecem. Eu ia sair do grupo 2, aí mudou por segurança. A pior coisa era ficar de castigo olhando para a tela da cronometragem e esperando os outros passarem nesse método que foi a classificação aqui. Era um vazio enorme, mas valeu cada segundo".".
(Rubens Barrichello, Full Time Sports – Toyota Corolla #111)

A pista de Goiânia na ótica da FRAS-LE & FREMAX

"Goiânia é um dos melhores circuitos do Brasil, o que torna a prova sempre muito competitiva. O clima da cidade não costuma ser muito favorável para o resfriamento do carro como um todo, principalmente para os freios. Umidade do ar baixa, temperatura ambiente e do asfalto elevadas... tudo isso colabora para ser um dos circuitos mais difíceis para aplicação de freio. Isso sem contar que as velocidades de reta que são altas e isso exige muito mais dos freios".
(André Brezolin, engenheiro de projeto FRAS-LE & FREMAX)

Resultado do Classificatório / Grid de Largada:

1. #111 Rubens Barrichello (Full Time Sports/Corolla), 50.111
2. #117 Matias Rossi (AMattheis Vogel Motorsport/Corolla), 50.256
3. #30 Cesar Ramos (Ipiranga Racing/Corolla), 50.267,
4. #10 Ricardo Zonta (RCM Motorsport/Corolla), 50.276
5. #4 Julio Campos (Lubrax Podium Stock Car Team/Cruze), 50.331
6. #44 Bruno Baptista (RCM Motorsport/Corolla), 50.354
7. #8 Rafael Suzuki (Full Time Bassani/Corolla), 50.375
8. #6 Tony Kanaan (Full Time Bassani/Corolla), 50.380
9. #90 Ricardo Mauricio (Eurofarma-RC/Cruze), 50.399
10. #33 Nelson Piquet Jr (Motul TMG Racing/Corolla), 50.411
11. #5 Denis Navarro (Cavaleiro Sports/Cruze), a 50.437
12. #83 Gabriel Casagrande (AMattheis Vogel Motorsport/Cruze), a 50.448
13. #21 Thiago Camilo (Ipiranga Racing/Corolla), a 50.453
14. #73 Sergio Jimenez (Scuderia Chiarelli/Corolla), a 50.459
15. #19 Felipe Massa (Lubrax Podium Stock Car Team/Cruze), a 50.475
16. #80 Marcos Gomes (Cavaleiro Sports/Cruze), 50.513
17. #11 Gaetano di Mauro (KTF Sports/Cruze), 50.527
18. #51 Átila Abreu (Shell V-Power/Cruze), 50.531
19. #28 Galid Osman (Shell V-Power/Cruze), 50.573
20. #70 Diego Nunes (Blau Motorsport/Cruze), 50.578
21. #43 Pedro Cardoso (Crown II Racing/Cruze), 50.585
22. #18 Allam Khodair (Blau Motorsport/Cruze), a 50.610
23. #85 Guilherme Salas (KTF Racing/Cruze), 50.720
24. #101 Gianluca Petecof (Full Time Sports/Corolla), 50.795
25. #110 Felipe Lapenna (Hot Car Competições/Cruze), a 50.835
26. #3 Digo Baptista (Crown Racing/Cruze), 50.954
27. #0 Cacá Bueno (Crown Racing/Cruze), 50.985
28. #88 Beto Monteiro (Scuderia Chiarelli/Corolla), 50.987
29. #86 Gustavo Frigotto (RKL Competições/Cruze), 51.027
30. #121 Felipe Baptista (KTF Racing/Cruze), 51.034
31. #12 Lucas Foresti (KTF Sports/Cruze), 51.098
32. #22 A.Moraes Jr (Hot Car Competições/Cruze), 51.212
33. #55 Renato Braga (RKL Competições/Cruze), 51.231
34. #29 Daniel Serra (Eurofarma-RC/Cruze), não classificou

2ª Etapa – Stock Car Pro Series 2022
GOIÂNIA (GO)
Autódromo Internacional de Goiânia
ANEL EXTERNO
Extensão: 2.695 metros
Sentido: horário
Curvas: 3 (todas à direita)

Características técnicas (nível 1 a 5 do menor para o maior):

Abrasividade do asfalto: 4
Força lateral: 4
Nível de exigência dos freios: 4
Pneu mais exigido: traseiro esquerdo

Inauguração: 1974
Previsão climática: Mínima de 20ºC e Máxima de 32ºC, com 1% de possibilidade de chuva no domingo de acordo com o AccuWeather.
Vencedores em 2021: Ricardo Maurício venceu as duas corridas na etapa do Anel Externo em 2021.

Programação da etapa

Domingo, 20 de março
15h10 – Stock Car Pro Series – Corrida 01 (30 minutos + 1 volta)
15h37 – Stock Car Pro Series – Corrida 02 (30 minutos + 1 volta)

Sobre a FRAS-LE:

No mercado há mais de seis décadas e uma das cinco maiores fabricantes mundiais de materiais de fricção, a Fras-le, que faz parte das Empresas Randon, é uma marca reconhecida globalmente. Com mais de 12 mil referências nas marcas FRAS-LE & Lonaflex, a empresa coloca ao alcance do consumidor uma linha completa de produtos de fricção da mais alta qualidade, desenvolvidos e testados em seu Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, um dos mais bem equipados do mundo, que conta com laboratórios químico, físico, piloto e o Centro Tecnológico Randon, um centro de testes por excelência.

A empresa expandiu seu portfólio com a aquisição, em 2012, da Controil, que fabrica componentes para freios e embreagens e polímeros automotivos. Em 2018, mais 2.500 referências com a marca FREMAX foram incorporadas ao mix de produtos da FRAS-LE, com a aquisição da empresa, que produz discos, tambores de freios e cubos de roda.

Desde 2016, a Fras-le é a fornecedora oficial das pastilhas de freio dos carros da Stock Car, Stock Light e Mercedes-Benz Challenge. A FREMAX, desde 2004, também é a fornecedora oficial dos discos de freio da Stock Car, assim como das categorias Stock Light, Mercedes-Benz Challenge, Porsche GT3 Cup, Sprint Race e Old Stock

Recentemente, a FRAS-LE concluiu a aquisição da Nakata Automotiva que, dentre os principais itens estão amortecedores, terminais e barras de ligação e direção, pivô e bandejas de suspensão, juntas homocinéticas, componentes de eixos cardan e diferencial.

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