Motor On Line
Notícias-

Rally: Atvos renova parceria com equipe Octanas para o Campeonato Brasileiro
Reportagem: Giovana Reis
Até o final deste ano, a cooperação entre empresa e equipe destacará o uso do etanol, bicombustível que beneficia a performance dos veículos e a preservação do meio ambiente.

A Atvos, empresa de bioenergia, reforça sua presença no universo da velocidade em 2023, com a renovação da parceria com a equipe Octanas Motorsport, formada pelo piloto Leo Zettel e pelo navegador Fred Zettel, que correm o Campeonato Brasileiro de Rally. A cooperação acontecerá ao longo de todo o calendário da temporada, que começa nos dias 1º e 2 de abril, em Goiânia (GO).

A parceria destaca um elemento em comum entre a empresa e a equipe automobilística: o etanol. Enquanto a Octanas é reconhecida por participar da competição apenas com carros movidos pelo biocombustível, a Atvos se consolida cada vez mais como uma das maiores produtoras de etanol do Brasil, com operações em quatro estados: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo

"Pelo segundo ano consecutivo, a Atvos marcará presença no Campeonato Brasileiro de Rally, em uma parceria que promove valores e importantes mensagens de sustentabilidade, reforçando que o biocombustível que produzimos contribui para a alta performance dos veículos e para uma matriz energética mais limpa no país", explica Fábio Rímoli, gerente de Marketing e Comunicação da Atvos.

Já para o piloto Leo Zettel, a continuidade das atividades com a Atvos tem um significado além do aspecto profissional. "Sempre usei o etanol como combustível tanto nos carros de rua quanto nos de competição, pois gera mais torque e potência. Como biocombustível também provoca menos desgaste nos componentes do motor, o que, a longo prazo, se torna mais interessante para os carros do dia a dia", comenta Zettel.

Ao longo de toda a temporada 2023, a marca da Atvos estará presente tanto no carro quanto nas placas nos boxes da Octanas, bem como em materiais promocionais utilizados pelos pilotos e em conteúdos produzidos para os canais oficiais da Atvos, como YouTube, Instagram, Facebook, Twitter e outras plataformas digitais.

O Campeonato Brasileiro de Rally contará com oito etapas em 2023. Além de Goiânia, o calendário prevê eventos em Estação (RS) em abril; Erechim (RS) em maio; Araucária (PR) em julho; Vitória (ES) e Rio Negrinho (SC) em setembro; Resende (RJ) em outubro; e, por fim, Severiano de Almeida (RS) em novembro, encerrando o calendário.

Sustentabilidade

Um dos principais pilares da Atvos é a sustentabilidade, já que, pela natureza de suas operações, a empresa captura gás carbônico da atmosfera ao recuperar solos degradados para o plantio da cana-de-açúcar, contribuindo com a redução de Gases de Efeito Estufa (GEE). A partir do uso de seus produtos, a empresa evitou a emissão de 5,14 milhões de toneladas de CO2 equivalentes na atmosfera na safra 2021/2022. Hoje, é uma das principais emissoras de créditos de descarbonização (CBIOs) do país, com a emissão de 2,1 milhões de títulos no ciclo passado.

O carro

Um carro de rally movido a etanol não é novidade para os competidores. Desde a década de 80, diversos programas de desenvolvimento nas competições já adotaram o biocombustível. Em 2021, a Octanas decidiu montar um novo projeto e, depois de diversos testes, elegeram o Renault Sandero RS como base. "Queríamos um carro com uma aceitação legal pelos fãs de carros, com uma configuração favorável às provas de rally e que pudesse transitar em outros eventos, como Subida de Montanha e Track Day", comenta Zettel.

Em 2022 a equipe estreou o carro, que foi preparado pela ProMacchina Motorsport com participação da MM Motorsport, OrdoSpec, Lotse Volantes, OMP Racing Brasil e Luzian Performance Parts. Na categoria Rally 4, para carros de produção preparados, a equipe conquistou um segundo lugar na primeira etapa e venceu a sétima etapa do certame. "Além de um bom desempenho nas especiais, o carro se mostrou muito resistente", conta Fred Zettel, que ao lado do irmão, terminou a temporada 2022 na quarta colocação.

Mais um ano com o mesmo carro dará à Octanas mais dados para seguir com o desenvolvimento do carro, que esse ano deve receber mais componentes de performance para disputar o título do campeonato.

Os irmãos Zettel

A família Zettel tem mais de 40 anos de história no automobilismo, principalmente no rally. Em 2023, a segunda geração, representada pelos irmãos Leo Zettel e Fred Zettel completa 20 anos desde sua estreia no rally de velocidade, no Rally da Graciosa em 2003. Este ano será a décima temporada no Campeonato Brasileiro de Rally.

A dupla estreou em carros diferentes, mas está formada desde 2014, contando com dois vice-campeonatos brasileiros: 2015 e 2016 a bordo de um VW Gol na categoria Rally 5. Em 2017, o time migrou para a categoria principal, a Rally 2 – para carros com tração integral – e em 2022, investiu na Rally 4 para desenvolver o carro novo.

Conquistar o título de campeão brasileiro de rally não é uma tarefa fácil. Além de uma pitada de sorte, depende da dupla dentro do carro, uma equipe competente e um carro rápido e resistente. Com projeto bem estruturado e um carro consistente, os irmãos pretendem brigar pelo lugar mais alto do pódio nessa temporada.

Sobre a Atvos

A Atvos é uma empresa de bioenergia, sendo uma das maiores produtoras de etanol do país. A partir da cana-de-açúcar, a companhia tem capacidade para produzir cerca de 3 bilhões de litros de etanol, que podem movimentar 60 milhões de carros compactos; 700 mil toneladas de açúcar VHP, capaz de adoçar 20 milhões de festas de aniversário; além de cogerar aproximadamente 3,1 mil GWh de energia elétrica a partir de biomassa, suficiente para abastecer uma população de 15 milhões de pessoas. Possui mais de 9 mil integrantes nos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo, onde estão localizadas suas nove unidades agroindustriais.

Como um player relevante na geração de energia limpa e renovável, a empresa é uma das principais emissoras nacionais de créditos de descarbonização (CBIOs), tendo renovado a certificação do RenovaBio de todas as suas unidades agroindustriais até 2025. Ainda pela frente socioambiental, conta com o Energia Social, que apoia projetos voltados para temas como educação, cultura, saúde, segurança, meio ambiente e atividades produtivas. A iniciativa tem como objetivo fomentar o desenvolvimento socioeconômico e promover melhoria na qualidade de vida das comunidades onde a companhia atua.

Notícias

Página inicial