A principal alteração é uma definição mais clara sobre as duas classes presentes. A partir deste ano, a classe principal passa a se chamar Pro, com a Super mantendo as mesmas especificações de sua criação em 2021. No entanto, as duas classes passam a operar em separado tanto em treinos como nas dinâmicas de corridas.
Em cada um dos três treinos livres, cada classe terá 35 minutos para praticar em separado, com a Super sempre acontecendo antes da Pro. A mesma coisa se dá com a classificação, cujo molde segue sendo 15 minutos de Q1 e 10 de Top Qualifying, com a classe principal entrando por último na pista. Caso chova, as duas classes terão 15 minutos apenas de tomada de tempos.
Já na parte das corridas, os grids de Pro e Super largam separados por cerca de 80 metros, com a classe principal na frente. Ao fim da primeira corrida, as duas classes terão a inversão dos oito primeiros no grid e a prova seguinte mantém o padrão de grids distanciados.
"Há alguns anos estamos lapidando um formato ideal e acreditamos que chegamos em uma fórmula boa, que valoriza as duas classes e também auxilia bastante os comissários em suas análises, como o controle de queima de largada e a segurança dos pilotos no início das provas, por exemplo", comenta Carlos Col, promotor da Mais Brasil Esportes, organizadora do evento.
Outra alteração importante é que tanto o campeão quanto o vice da Super subirão automaticamente para o grid da Pro no ano seguinte. "Essa mudança valoriza ainda mais os pilotos e a própria classe, pois a função da Super é ser uma porta de entrada para pilotos que buscam evoluir profissionalmente na Copa Truck e isso acaba também fazendo com que muitos não se acomodem na Super por conta de suas características como formadora de novos talentos", ressalta Col.
Na parte técnica, a entrada do projeto hibrido elétrico - o primeiro de três de transição energética já apresentados -, por ser de configurações bem distintas do caminhão a combustão, necessita uma atenção diferenciada. No caminhão em questão, da Volkswagen, está acoplada uma bateria que fornece uma propulsão extra.
"Nós somos apoiadores de projetos que visam a sustentabilidade. Recebemos três projetos já e esse foi o primeiro a sair do papel. No entanto, ele só será autorizado a usar essa propulsão elétrica nos treinos livres no intuito de desenvolver o projeto, sendo proibido de classificar e competir até identificarmos as vantagens que isso pode gerar para ele em detrimento aos outros caminhões. É um desafio no controle de custos e equilíbrio de desempenho entre todos os caminhões, mas uma semente importante que está sendo plantada e certamente trará frutos no futuro", completa Col.
Todas essas novidades começam a ser apresentadas nesta sexta-feira com o início das atividades para a etapa de abertura em Goiânia no domingo, com transmissão ao vivo de Band, SporTV e canais digitais da categoria.
Confira abaixo as principais informações da temporada e da etapa de Goiânia:
Calendário 2023
Etapa 1 - Goiânia (GO) - 19 de março
Etapa 2 - Interlagos (SP) - 30 de abril
Etapa 3 - Londrina (PR) - 3 de junho
Etapa 4 - Londrina (PR) - 4 de junho
Etapa 5 - Cascavel (PR) - 1 de julho
Etapa 6 - Cascavel (PR) - 2 de julho
Etapa 7 - Interlagos (SP) - 6 de agosto
Etapa 8 - Tarumã (RS) - 15 de outubro
Etapa 9 - Goiânia (GO) - 19 de novembro
Lista de inscritos
0 - Danilo Alamini (SC), R9 Competições/Volkswagen
1 - Wellington Cirino (PR), Usual Racing/Iveco
3 - Bia Figueiredo (SP), ASG Motorsport/Mercedes-Benz
4 - Felipe Giaffone (SP), R9 Competições/Volkswagen
5 - Adalberto Jardim (SP), AJ5 Motorsport/Mercedes-Benz
7 - Débora Rodrigues (PR), R9 Competições/Volkswagen
15 - Roberval Andrade (SP), ASG Motorsport/Mercedes-Benz
17 - Thiago Rizzo (RJ), R9 Competições/Volkswagen
20 - Raphael Abbate (SP), ASG Motorsport/Mercedes-Benz
21 - Djalma Pivetta (SP), Usual Racing/Iveco
22 - Caio Castro (SP), ASG Motorsport/Mercedes-Benz
23 - Victor Franzoni (SP), Tiger Team/Mercedes-Benz
25 - Jaidson Zini (PR), ASG Motorsport/Mercedes-Benz
27 - Fábio Fogaça (SP), Fábio Fogaça Motosport/Mercedes-Benz
28 - Danilo Dirani (SP), Usual Racing/Iveco
29 - PP Fernandes (MT), PP Motorsport/Mercedes-Benz
33 - Rodrigo Taborda (PR), Vannucci Racing/Volvo
43 - Glauco Barros (SP), Tiger Team/Mercedes-Benz (não corre em Goiânia)
45 - Daniel Kelemen (SP), ASG Motorsport/Mercedes-Benz
55 - Paulo Salustiano (SP), Odapel Racing/Volkswagen
69 - Evandro Camargo (SP), Tiger Team/Mercedes-Benz
70 - Kleber Eletric (SP), Scania/Eletric Racing
71 - Pê Jota (SP), PJ/Mercedes-Benz
72 - Djalma Fogaça (SP), Fábio Fogaça Motosport/Mercedes-Benz
73 - Leandro Totti (PR), Vannucci Racing/Volvo
77 - André Marques (SP), R9 Competições/Volkswagen
81 - Jô Dias (SP), Odapel Racing/Volkswagen
88 - Beto Monteiro (PE), R9 Competições/Volkswagen
99 - Luiz Lopes (SP), ASG Motorsport/Mercedes-Benz
110 - Felipe Lapenna (SP), Tiger Team/Mercedes-Benz
A definir - Ricardo Alvarez (SP), PP Motorsport/Mercedes-Benz
Programação da etapa 1
Sábado, 18 de março
9h00 - NASCAR Brasil - Treino Livre 1
10h00 - Copa Truck - Treino Livre 3
13h00 - NASCAR Brasil - Treino Livre 2
15h00 - Copa Truck - Classificação
16h30 - NASCAR Brasil - Classificação 1
16h50 - NASCAR Brasil - Classificação 2
Domingo, 19 de março
8h00 - NASCAR Brasil - Warm Up
8h20 - Copa Truck - Warm Up
8h45 - Visitação aos Boxes
9h55 - Hino Nacional
10h08 - NASCAR Brasil - Corrida 1
10h38 - Copa Truck - Desfile dos Pilotos
11h10 - Copa Truck - Corrida 1
11h45 - Copa Truck - Corrida 2
12h53 - NASCAR Brasil - Corrida 2
13h30 - Show para o público