Motor On Line
Notícias-

Michelin 32ª vitórias nas 24 Horas Le Mans com pneus Michelin Pilot Sport
Reportagem: Aline Gomes
Imprensa Michelin
Vitória número 32 para a Michelin na lendária corrida de resistência, a vigésima sexta consecutiva desde 1998.

Cem anos depois de vencer as 24 Horas de Le Mans inaugurais, em 1923, a Michelin prolongou este fim de semana, na "Corrida do Centenário" perante mais de 300 000 espectadores, sua série de imbatibilidade em La Sarthe desde 1998. O conjunto de pneus MICHELIN Pilot Sport para os protótipos Hypercar das corridas de resistência, integralmente desenvolvida com tecnologia de simulação, ofereceu uma performance competitiva e duradoura. A Michelin venceu, também, a categoria LMGTE Am com a Corvette.

O centenário das 24 Horas de Le Mans teve um início difícil devido à chuva intensa que caiu de forma intermitente em diferentes partes do circuito durante cerca de oito horas. O mau tempo impactou muito no desenvolvimento da primeira parte da prova. A pista secou durante a noite e o domingo amanheceu com sol. Como é frequente em Le Mans, a corrida dividiu-se em diferentes fases e a estratégia de pneus teve influência significativa nas batalhas. O fato de a liderança ter mudado de mãos mais de 30 vezes e de diferentes equipes terem se posicionado entre os quatro primeiros postos da classificação são prova do quão equilibrada estava a competição.

A pista estava fria e úmida em alguns pontos por volta das 16h de sábado, o que obrigou as equipes a ponderar cuidadosamente a sua escolha de pneus. O desempenho dos Toyota Gazoo Racing, com os pneus MICHELIN Pilot Sport de composto macio que foram montados para a partida surpreendeu a Ferrari AF Corse. A marca italiana, cujos protótipos 499P monopolizaram a primeira fila da grade, tinha optado por compostos médios e os seus carros foram inicialmente ultrapassados pelos Toyota, antes de estabelecer um ritmo mais assertivo algumas voltas mais tarde.

Durante as primeiras oitos horas, as fortes chuvas que caíram sobre o circuito francês reduziram a aderência sobre o asfalto. Escolher o momento ideal para mudar os pneus MICHELIN Pilot Sport Wet para chuva foi crucial, especialmente naquelas ocasiões em que saiu o safety car, devido ao novo procedimento empregado pela organização para reagrupar os carros das diferentes categorias. Até metade da corrida, parecia que qualquer equipe seria capaz de alcançar a vitória, incluindo a Porsche, cujos carros perderam posições por diversas razões, mas foram capazes de rivalizar com os Cadillac, Ferrari, Peugeot e Toyota. Os Peugeot Sport mostraram-se competitivos com o pneu de chuva, e conseguiram liderar durante um longo período de tempo, até que o 9X8 nº 94, de Duval / Menezes / Muller, perdeu terreno devido aos danos sofridos em um acidente durante a noite. Porém, quando a pista secou, ficou claro que a corrida seria um duelo entre Ferrari e Toyota.

Separados por apenas 15 segundos, o Ferrari 499P número 51 (Pier Guidi / Calado / Giovinazzi) e o Toyota GR010 Hybrid número 8 (Buemi / Hartley / Hirakawa) mantiveram o público em tensão. Todavia, a duas horas da bandeira xadrez, Ryo Hirakawa danificou o seu Toyota ao bater contra as proteções. O reparo não demorou muito, mas o incidente contou a favor da Ferrari, que, finalmente, conquistou a vitória.

"Gostaria de felicitar a Ferrari pelo seu enorme feito", declarou Matthieu Bonardel, Diretor da Michelin Motorsport. "Com a exceção de Chenard & Walcker, em 1923, não me lembro de nenhuma outra equipe que tenha conseguido vencer em Le Mans na sua primeira tentativa após 50 anos de ausência! O duelo entre Ferrari e Toyota foi espetacular, e a nossa diversidade de pneus Hypercar demonstrou que é possível combinar alta performance, longevidade e resistência. Os nossos parceiros foram capazes de levar a cabo a estratégia de triplo stint, e, após uma cuidadosa revisão dos seus pneus, após estes terem sido retirados dos carros, até darmos luz verde para efetuarem um quarto stint. No final, contudo, não foi necessário. Também gostaria de destacar a performance e a versatilidade do novo MICHELIN Pilot Sport WET, que contém 45% de materiais sustentáveis, e deu mostras da sua excecional performance tanto em condições de piso seco, como quando a pista estava secando. Por último, mas não menos importante, a desta edição foi a 26ª vitória consecutiva da Michelin em Le Mans".

A estratégia de triplo stint em Le Mans (quase 500 km com um só jogo de pneus) significa passar menos tempo nas garagens, o que, ao longo da corrida, pode poupar cerca de sete minutos, equivalentes a duas voltas completas ao circuito, pelo que a performance duradoura é um fator chave na busca pela vitória em Le Mans.

Em LMGTE Am, em que todos os carros optaram por pneu MICHELIN, apesar de a categoria permitir uma competição aberta entre diferentes fabricantes, a vitória foi para a Corvette Racing, que se viu favorecida por pelos seus pneus na sua luta por recuperar posições após ter sofrido um problema inicial. Nicky Catsburg, Ben Keating e Nicolas Varrone (Chevrolet Corvette C8.R nº 33) foram seguidos na linha de chegada por Ahmad Al Harthy / Michael Dinan / Charlie Eastwood (ORT BY TF Aston Martin Vantage nº 25) e por Michael Wainwright / Benjamin Barker / Riccardo Pera (GR Racing Porsche 911 RSR-19 nº 86).

Sobre a Michelin

A Michelin, líder do segmento de pneus, se dedica ao desenvolvimento da mobilidade de seus clientes, de forma sustentável, criando e distribuindo os pneus, serviços e soluções mais adequados às suas necessidades; fornecendo serviços digitais, mapas e guias, para ajudá-los a tornar suas viagens experiências únicas; e desenvolvendo materiais de alta tecnologia, que atendem à indústria da mobilidade. Sediada em Clermont-Ferrand (França), a Michelin está presente em 175 países, emprega mais de 132.200 pessoas em todo o mundo e dispõe de 67 centros de produção implantados que fabricaram cerca de 167 milhões de pneus em 2022.

Notícias

Página inicial