Motor On Line
Notícias-

Muller e Mariotti lideram treinos livres da Porsche Cup C6 BM em Interlagos
Reportagem: Luis Ferrari
Foto: Luca Bassani
Carrera Cup tem mais de meio grid separado por apenas 1.3s e Sprint Challenge tem 12 carros no mesmo segundo.

A segunda metade da temporada 2023 do campeonato de sprint da Porsche Cup C6 Bank Mastercard foi iniciada nesta sexta-feira com os treinos livres em Interlagos e mostrou extrema competitividade. No fim do dia quem saiu na liderança foi Marçal Muller, na Carrera Cup, e Miguel Mariotti, na Sprint Challenge.

A quinta etapa do calendário marca a 200ª prova dos carros de competição mais produzidos no planeta na principal pista do Brasil. E a disputa pela pole promete ser intensa quando a pista for aberta neste sábado, já para o treino classificatório da Carrera Cup.

A margem de Marçal sobre Werner Neugebauer no treino livre foi inferior a um centésimo de segundo. O piloto Farben bateu o piloto Mahrte por 0.059. Imediatamente atrás, em um respeitabilíssimo terceiro lugar que foi seu recorde pessoal em Interlagos, veio Lineu Pires com direito a liderança na classe Sport. Completaram o top5 Lucas Salles e o heptacampeão Miguel Paludo.

Os oito mais rápidos da sessão ficaram no mesmo segundo do líder e metade do grid de 26 competidores foi separada pelo intervalo de apenas 1.214s.

Pela Sprint Challenge o resultado foi ainda mais apertado, com 12 dos 21 carros da sessão dentro do mesmo segundo. Mariotti assumiu a liderança nos minutos finais, com a marca de 1:39.455. Sadak Leite veio imediatamente a seguir, liderando na classe Sport, com 0.141 de desvantagem. Em oitavo, Celio Brasil liderou na classe Rookie.

O sábado é o dia mais intenso do cronograma da etapa, com os qualificatórios pela manhã e as primeiras baterias à tarde.

A quarta etapa do campeonato de sprint tem transmissão ao vivo pela Band e mídias digitais da Porsche Cup C6 Bank Mastercard.

O que eles disseram

“Com certeza o treino livre não vale tanto, mas já podemos sentir um pouco do rendimento de cada um. Então sair como mais rápido do treino livre foi bom, estamos com um bom setup para o carro e confiantes para amanhã.”

Marçal Müller

“Foi ótimo, estávamos um pouco atrás, mas depois dos pneus novos fiz um tempo que nunca havia feito aqui em Interlagos e amanhã acho que podemos melhorar mais um pouco.”

Lineu Pires

“A gente vinha sofrendo com os pneus mais gastos da última etapa, depois colocamos pneus novos e o tempo veio, então vamos continuar o trabalho para acertar o carro para amanhã e lógico que nos dá um ânimo extra.”

Bruno Campos

“Consegui uma boa volta no fim do treino e acertar muito bem o carro para essa pista. Estou com a confiança lá em cima. Vamos em busca da minha primeira pole, se Deus quiser, e talvez a primeira vitória. Estou muito confiante. Vamos com tudo amanhã para o classificatório.”

Miguel Mariotti

“Amanhã espero classificar, pelo menos, em primeiro na Sport, para dar uma recuperada no campeonato. Tive um problema no carro na última corrida, quando eu já estava liderando na Sport. Mas vamos lá, estou na torcida. Acho que esse fim de semana vai ser bom. Até agora foi bom. Estou confiante com o carro, estou dirigindo bem. Melhorei bastante assim. Estou evoluindo bem, estou bem, satisfeito.”

Sadak Leite

“A maior conquista foi a evolução. O tempo, claro, é simbólico. Ele representa essa evolução e é muito bom quando a gente consegue alcançar um resultado bom no grid também. Mas eu fico muito satisfeito com o comprometimento de toda a equipe. Isso é que traz o resultado. Estou muito feliz de ter sentido o carro na mão em virtude do trabalho de todo mundo. Mas tem um fim de semana pela frente ainda. Amanhã é um novo dia, começa tudo de novo, mas a gente já vem com uma confiança maior. As expectativas são boas. O trabalho agora é começar tudo de novo amanhã.”

Célio Brasil

Resultados

Carrera Cup
1. #544 Marçal Muller 1:35.366
2. #8 Werner Neugebauer +0.059
3. #888 Lineu Pires* +0.431
4. #70 Lucas Salles* +0.463
5. #7 Miguel Paludo +0.608
6. #1 Alceu Feldmann +0.636
7. #87 Nelson Monteiro* +0.739
8. #199 Nelson Marcondes* +0.753
9. #3 Franco Giaffone* +1.006
10. #80 Rouman Ziemkiewicz* +1.055
11. #56 Peter Ferter* +1.127
12. #33 Bruno Campos** +1.198
13. #999 Nicolas Costa +1.214
14. #555 Ayman Darwich* +1.257
15. #85 Eduardo Menossi* +1.457
16. #17 Ricardo Fontanari* +1.591
17. #800 Raijan Mascarello* +1.612
18. #84 Gustavo Farah** +1.818
19. #25 Paulo Sousa** +1.835
20. #29 Rodrigo Mello +1.845
21. #9 Edu Guedes** +2.123
22. #74 Piero Cifali** +2.950
23. #99 Nasser Aboultaif** +3.193
#77 Francisco Horta* - sem tempo
#121 João Barbosa** - sem tempo
#88 Georgios Frangulis* - sem tempo

*Sport
**Rookie

Sprint Challenge
1. #21 Miguel Mariotti 1:39.455
2. #66 Sadak Leite* +0.141
3. #133 Israel Salmen* +0.342
4. #1 Urubatan Junior +0.360
5. #14 Carlos Campos* +0.529
6. #33 Gustavo Zanon* +0.620
7. #72 Antonella Bassani +0.656
8. #139 Célio Brasil** +0.744
9. #71 SangHo Kim* +0.759
10. #77 Josimar Junior +0.812
11. #15 Artur Ramos* +0.857
12. #88 Eduardo Taurisano +0.902
13. #57 Ramon Alcaraz* +1.018
14. #5 Marcelo Tomasoni +1.045
15. #3 Cristian Mohr +1.081
16. #100 Sebá Malucelli* +1.614
17. #55 Marco Tulio** +1.991
18. #7 Luiz Souza** +2.360
19. #38 Eric Santos** +2.709
20. #10 Americo Lanzoni** +3.440
21. #45 Paulo Totaro** +3.579
#19 Walter Lester* - sem tempo

*Sport
*Rookie

Porsche Cup C6 Bank Mastercard – Etapa 5 – Interlagos:

Sábado, 15 de julho:
09:00 – 09:10 – Quali – Rookie – Carrera Cup
09:15 – 09:25 – Quali – Sport – Carrera Cup
09:30 – 09:40 – Quali – Carrera – Carrera Cup
09:48 – 09:58 – Quali Top10 – Carrera Cup
10:03 – 10:13 – Quali – Rookie – Sprint Challenge
10:18 – 10:28 – Quali – Sport – Sprint Challenge
10:33 – 10:43 – Quali – Challenge – Sprint Challenge
10:51 – 11:01 – Quali Top10 – Carrera Cup
13:30 – 13:58 – Corrida 1 – Carrera Cup
14:10 – 14:38 – Corrida 1 – Sprint Challenge

Domingo, 16 de julho:
11:40 – 12:08 – Corrida 2 – Carrera Cup
12:20 – 12:48 – Corrida 2 – Sprint Challenge

Sobre a Porsche Cup C6 Bank Mastercard

Maior evento de GT da América Latina, a Porsche Cup C6 Bank Mastercard realiza campeonatos no Brasil desde 2005. É a maior categoria monomarca e monogestão do País, mandando para a pista a cada evento cerca de 40 carros, rigorosamente idênticos. Os modelos usados na categoria são o Porsche 911 GT3 Cup, das gerações 992, 991-2 e 991-1. É o carro de competição mais produzido e vendido no mundo, realizando corridas tanto em eventos-suporte de categorias como F1, 24H de Le Mans, IMSA etc, quanto em eventos proprietários. No Brasil o campeonato tem nove etapas, sendo seis de sprint (com duas corridas de até 30 minutos cada) e três de endurance, com provas de 300 a 500 km nas quais os pilotos formam tripulações de duplas ou trios.

Notícias

Página inicial