Motor On Line
Notícias-

Kart: jovem piloto federado no Brasil Fronza surpreende na estreia do Brasileiro
Reportagem: Erno Drehmer
Foto: Gilmar Rose
KGCom
Depois de disputar apenas trs eventos antes do Brasileiro, piloto gacho terminou em 11 na Mirim entre 28 concorrentes.

Com seis anos de idade e participação em apenas três eventos antes de sua estreia na mais importante competição do kartismo nacional, o gaúcho Joaquim Fronza (Maxkeg) foi uma das sensações entre as categorias do Grupo 1 do Campeonato Brasileiro de Kart, disputado na última semana no Circuito Internacional Techspeed, em Nova Santa Rita (RS).

Integrando o grid da primeira categoria da base no esporte, a Mirim, Fronza – o mais jovem piloto de kart federado no Brasil – iniciou sua participação na competição de forma positiva, obtendo a 13ª posição na tomada de tempos entre os 28 concorrentes, todos com mais experiência.

Joaquim Fronza, que compete na equipe DDM Kart Racing, enfrentou problemas nas duas provas classificatórias e, com isso, obteve apenas a 23ª posição no grid de largada da Pré-Final, definido através da soma dos pontos de ambas as corridas.

Sem desanimar, Joaquim Fronza partiu para a disputa da Pré-Final disposto a conquistar um resultado melhor. E, depois de uma prova intensa e de fazer dez ultrapassagens, ele finalizou em 13º, de onde largaria para a prova decisiva, a Final.

A Final foi ainda mais dura e acirrada, já que valia o título de campeão brasileiro. Joaquim Fronza (Maxkeg) enfrentou os concorrentes mais experientes de igual para igual e recebeu a bandeirada em 11º, resultado bastante comemorado pela equipe e pela família do piloto de Bento Gonçalves (RS). Depois, por conta do desarme do painel frontal de seu kart, ele recebeu uma punição de 5 segundos, que o fez cair para 14ª posição.

"O Joaquim disputou apenas uma etapa do Campeonato Gaúcho e os dois Opens antes de competir no Brasileiro. Então, a experiência dele era mínima comparada com praticamente todos os pilotos da Mirim", pondera Rafael Fronza, pai de Joaquim. "Por isso, só podemos dizer que estamos muito felizes com a atuação dele e com o resultado, que o colocou entre os principais pilotos da categoria no Brasil. Isso nos anima a dar novos passos na carreira dele", finaliza.

Joaquim Fronza terá ao menos dois compromissos até o final da temporada. Em novembro ele disputará a rodada final do Campeonato Gaúcho em Venâncio Aires e em dezembro ele estará em Lages, para competir no Campeonato Catarinense.

Notícias

Página inicial