Motor On Line
Notícias-

Stock Car: Zonta coloca a Shell na pole-position da Super Final em Interlagos
Reportagem: Luis Ferrari
Foto: Josť Mario Dias
Piloto paranaense da Shell-RCM conquista a segunda pole-position na temporada.

O primeiro passo em busca do inédito título da Stock Car para Ricardo Zonta e para a Shell foi dado neste sábado. Em mais um dia de altas temperaturas no Autódromo de Interlagos, Ricardo Zonta mostrou que o trabalho feito pela equipe Shell-RCM no Toyota Corolla #10 deu resultado e rendeu a pole-position para a Super Final da Stock Car.

O piloto paranaense que enfrentou problemas de desempenho na máquina nos treinos da véspera abriu o dia com um segundo lugar no treino livre 2, mesmo com o carro com algumas falhas elétricas. Já no quali, avançou em quinto lugar na primeira sessão classificatória do dia e já dava indícios que brigaria pela primeira fila ainda no Q2, quando avançou com o melhor tempo. Já na fase decisiva do quali, registrou em sua melhor passagem no Q3 o tempo de 01:41.437, que rendeu a posição de honra por 0.048s contra Rafael Suzuki.

Além da primeira fila para a corrida 1 nos 4.309m do principal palco do automobilismo nacional, Ricardo Zonta também somou dois pontos -concedidos pela pole-position, e descontou a diferença para o líder do campeonato.

Agora com 47 pontos de desvantagem para Gabriel Casagrande, Zonta confia no bom retrospecto na capital paulista para lutar pelo título, onde conquistou sua segunda pole, além de quatro vitórias, sendo duas na Corrida do Milhão e a mais recente na última bateria da categoria na capital paulista e oito pódios.

As baterias decisivas da Stock Car tem largada prevista para às 14:30 do domingo com transmissão ao vivo de Band, Sportv e mídias sociais da categoria.

O que ele disse:

"Ontem tivemos um dia difícil e tivemos que mexer muito no carro para hoje. Na primeira atividade de pista do dia o carro já dava indícios de ser bom, terminamos em segundo mesmo com algumas falhas elétricas bem aparentes. Não acreditei que havia sido segundo, mas quando falaram o resultado, soube que teríamos chances de brigar. O carro se comportou muito bem desde a primeira saída para a pista, era um carro perfeito para classificar bem. Agradeço a todos da equipe pelo ótimo carro.

O primeiro objetivo já foi, conquistamos a pole e somamos mais dois pontos no campeonato. Preciso pontuar bem para me manter na briga e torcer para o Gabriel, que está largando perto de nós não pontuar. Qualquer ponto dele já me tira da disputa. Vamos brigar pelo campeonato, o objetivo é ganhar a corrida amanhã."

Ricardo Zonta

Cronograma – Stock Car – Etapa 12 – Super Final – Interlagos

Domingo, 17 de dezembro:
14:33 - Corrida 1 (30 minutos +1 volta)
15:11 - Corrida 2 (30 minutos +1 volta)

Sobre a Raízen

Com o propósito de redefinir o futuro da energia a partir de um amplo portfólio de soluções renováveis, a Raízen possui um modelo de atuação único e irreplicável, sendo protagonista em todos os setores em que atua e liderando a transição energética do País. Ao promover impacto positivo a todos os seus stakeholders, a empresa tem como compromisso produzir hoje a energia do futuro, por meio do crescimento sustentável lucrativo do negócio, orientada por metas factíveis, sólidas e alinhadas ao seu propósito.

Por meio de tecnologias avançadas e proprietárias, a Raízen tem ampliado seu portfólio de renováveis, como o etanol de segunda geração (E2G), o biogás, biometano e a bioeletricidade de fontes 100% limpas. Desde sua formação, a Raízen já evitou 30 milhões de toneladas de CO2 e tem como objetivo ampliar o potencial de descarbonização por meio de seus produtos para mais de 10 milhões de toneladas de CO2 evitados por ano. Ainda, a empresa tem como um de seus objetivos, ser o melhor parceiro na descarbonização, por isso, assumiu a meta de ter 80% do EBITDA de negócios e fontes renováveis até 2030.

Com um time de cerca de 40 mil funcionários, opera 35 parques de bioenergia, com capacidade instalada para moagem de 105 milhões de toneladas de cana com cerca de 1,3 milhão de hectares de áreas agrícolas cultivadas com tecnologia de ponta e colheita totalmente mecanizada. Na safra 21´22, produziu 3,5 bilhões de litros de etanol, 6,2 milhões de toneladas de açúcar e 2,9 TWh de bioenergia produzida a partir da biomassa da cana.

Por meio de uma rede de mais de 8 mil postos revendedores que estampam a marca Shell no Brasil, na Argentina e no Paraguai, atende milhões de consumidores diariamente em suas jornadas, oferecendo desde os exclusivos combustíveis da família Shell V-Power até praticidade e benefícios na hora do pagamento com o aplicativo Shell Box. Pelo Grupo Nós (Joint venture com a FEMSA Comercio), atua no varejo de conveniência e proximidade com mais de 1.400 lojas Shell Select e com os mercados OXXO. Na safra 21´22 comercializou 34 bilhões de litros de combustíveis por meio de sua infraestrutura que conta com mais de 70 terminais de distribuição pelo país, com presença em 19 portos e 70 bases de abastecimento em aeroportos.

Está entre as maiores empresas do Brasil. Na safra 21’22, a Raízen apresentou uma receita líquida de R$ 196 bilhões, gerando emprego e renda, dinamizando a economia e promovendo impacto social positivo por meio de inúmeras ações, com destaque para a Fundação Raízen, instituição sem fins lucrativos que há 20 anos atua na educação de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social.Projeto Time KGV - Stock Car – Ano 2, aprovado na Lei Federal de Incentivo ao Esporte e registrado junto ao Ministério da Cidadania (Secretária Especial do Esporte) sob o número de processo 71000.052566/2021-06

Notícias

Página inicial