Motor On Line
Notícias-

Caio Collet assina como piloto reserva e de simulador da Nissan Formula E Team
Reportagem: Luis Ferrari / Maria De Juana
Piloto brasileiro se junta a escuderia japonesa para a 10 temporada da categoria.

A Nissan Formula E Team tem o orgulho de apresentar o brasileiro Caio Collet como piloto reserva e de simuladores para a temporada 2023 / 2024 da ABB Fia Formula E World Championship.

Caio começou sua carreira nos monopostos em 2017 pela Fórmula 4 dos Emirados Árabes, onde conquistou uma vitória e subiu ao pódio em seis oportunidades. Com sete vitórias, Collet foi campeão da F4 Francesa em 2018. Após isso, passou duas temporadas na Fórmula Renault Eurocup, chegando ao vice-campeonato em 2020, resultado que elevou o paulista de 21 anos de idade ao grid da FIA Formula 3. Foram três temporadas na categoria, com três vitórias e 11 pódios conquistados.

Collet foi membro da prestigiada Alpine Academy e até hoje mantem contato com o programa de jovens talentos da escuderia francesa. Collet já esteve junto com a equipe nos boxes da abertura da temporada no E-Prix do México.

O que eles disseram:

"Fico muito feliz em dar as boas-vindas ao Caio para a equipe em 2024. O papel de piloto reserva e simulador é extremamente importante de várias maneiras. Seus feedbacks do simulador terão um impacto significativo no nosso desenvolvimento durante a temporada, e, consequentemente, no nosso desempenho ao longo do ano. O perfil de Caio como piloto se encaixa perfeitamente nesse papel. Ele é um jovem talento com extensa experiência em monopostos, e seu tempo na Alpine Academy mostrou que ele é capaz de ter um impacto positivo nesta temporada. Ele já demonstrou sinais promissores, absorvendo rapidamente novas informações sobre os sistemas-chave da Fórmula E, incluindo o gerenciamento de energia. Com o talento que possui, estou ansioso para vê-lo desenvolver-se enquanto trabalha com a equipe ao longo do ano."

Tommaso Volpe – Diretor técnico e chefe de equipe da Nissan Formula E Team

"Estou muito feliz por ter a oportunidade de trabalhar com a Nissan nesta temporada. Eles são uma equipe com sólida experiência na Fórmula E, além de serem uma marca globalmente respeitada. Quando entrei pela primeira vez no simulador, fiquei surpreso com o quão diferente a Fórmula E se sentiu em comparação com outras séries, tanto em termos de sistemas utilizados quanto no estilo de condução necessário para maximizar o desempenho. É um desafio empolgante, e acredito que essa experiência me tornará um piloto mais completo, ajudando a impulsionar minha carreira. Oliver, Sacha e toda a equipe já me fizeram sentir bem-vindo e em casa, e estou ansioso para desenvolver minha relação com eles. Como todos os pilotos da Fórmula E, são extremamente competitivos e profissionais, então posso aprender muito ao trabalhar com eles. Agora, meu foco total está em me apresentar da melhor maneira possível e ajudar a equipe a maximizar os resultados este ano."

Caio Collet, piloto reserva e de simulador, Nissan Formula E

Sobre a Nissan na Fórmula E

A Nissan fez sua estreia nas corridas totalmente elétricas na Temporada 5 (2018/19) do Campeonato ABB FIA de Fórmula E, tornando-se o primeiro e único fabricante japonês a entrar na série.

Na Temporada 7 (2020 / 21), a Nissan anunciou seu envolvimento de longo prazo na Fórmula E e seu compromisso com a era Gen3, que ocorrerá da Temporada 9 (2022 / 23) até o final da Temporada 12 (2025 / 26) da série de corridas totalmente elétricas.

Em abril de 2022, a Nissan adquiriu a equipe de corrida e.dams, tornando-se a única proprietária de seu envolvimento no Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB FIA.

Em junho de 2022, a Nissan anunciou que fornecerá sua tecnologia de trem de força Nissan EV para a McLaren Racing durante toda a era Gen3 da Fórmula E.

Para a Temporada 10 do Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB FIA, os pilotos da Nissan serão Oliver Rowland e Sacha Fenestraz.

A Nissan participa da Fórmula E para trazer a empolgação e a diversão dos veículos elétricos de emissão zero para uma audiência global. Como parte de seu objetivo de atingir neutralidade de carbono em suas operações e no ciclo de vida de seus produtos até 2050, a Nissan pretende eletrificar todos os veículos totalmente novos oferecidos até o início da década de 2030 nos principais mercados. O fabricante japonês tem como objetivo aplicar sua experiência na transferência de conhecimento e tecnologia entre as pistas de corrida e as estradas para criar veículos elétricos melhores para os clientes.

Sobre a Fórmula E

O Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB FIA tornou-se o primeiro esporte global a ser certificado com uma pegada de carbono líquida zero desde o início, lá em 2020, ao investir em projetos certificados de proteção climática em todos os mercados de corrida para compensar as emissões de cada temporada de corridas elétricas.

Todos os carros no campeonato são alimentados por eletricidade, com a série atuando como uma plataforma competitiva para testar e desenvolver o que há de mais recente em tecnologia elétrica.

Os maiores fabricantes do mundo competem entre si em circuitos urbanos, e a Fórmula E promove a adoção da mobilidade sustentável nos centros urbanos, buscando combater a poluição do ar e reduzir os efeitos das mudanças climáticas.

Notícias

Página inicial