Motor On Line
Notícias-

Rally: terceira etapa do Hard Enduro será no Rio Grande do Sul
Reportagem: Nicole Thuler
Engenharia de Comunicação
Pilotos da MXF UAI Racing seguem entusiasmados com o nível técnico das provas.

Faltam poucas semanas para mais uma etapa do Campeonato Brasileiro de Hard Enduro (BRHE), o qual está atraindo pilotos de todo o Brasil até as trilhas inóspitas de várias cidades brasileiras. O evento acontece entre os dias 17 a 19 de maio na cidade gaúcha de Osório.Desembarca por lá a equipe MXF UAI Racing. Após a duríssima segunda etapa, realizada em Barão de Cocais, Minas Gerais, os pilotos seguem bastante animados.

"A corrida foi longa e o percurso extremamente desafiador, com um nível de dificuldade muito alto. No entanto, o que mais nos impressionou foi a alegria dos pilotos após a prova, mesmo aqueles que não conseguiram completá-la. Eles já estão discutindo estratégias para o próximo desafio", confirma Maycon Garcia, chefe de equipe. "Para nós, o simples ato de completar a prova já representa uma grande vitória."

Garcia descreveu a última prova como repleta de desafios: subidas íngremes, descidas perigosas, muito suor, dores e uma dose intensa de adrenalina. Esta edição da 'Barãomaniacs', como é conhecida a etapa na cidade, realmente honrou a tradição do esporte que está presente no país desde a década de 80. Com seu histórico, Barão de Cocais é, justamente, considerada a capital do hard enduro.

Apesar dos desafios, a equipe MXF UAI Racing cruzou a linha de chegada. No entanto, o piloto Henrique Carvalho Martini enfrentou problemas sérios durante o segundo dia da prova. Sua moto quebrou, resultando em uma perda de duas horas de corrida. Mesmo assim, Martini não desistiu: ele retornou à pista e conseguiu completar a etapa, terminando na 13ª posição. "Foi uma das provas mais difíceis que já enfrentei", comentou o atleta de 17 anos, natural de Ribeirão Preto, São Paulo.

João Paulo Pinheiro, que intitulou a prova como 'insana', garantiu o 23º lugar entre os 44 pilotos da Categoria Bronze. No entanto, ele admite que alcançar esse resultado não foi tarefa fácil. "Tive algumas quedas ao longo do percurso, que estava incrivelmente desafiador e árduo. Não consegui um bom tempo no Prólogo [a corrida no centro da cidade, para o público], o que me custou algumas posições. Saí na 22ª posição, ganhei algumas colocações, cheguei a brigar pela liderança, mas enfrentei muitas dificuldades, fiquei exausto. A prova estava extremamente desafiadora, com obstáculos gigantescos", comenta. João, aos 34 anos, ingressou no Hard Enduro em 2021 e é o mais experiente da equipe organizada pela montadora paranaense em parceria com sua revendedora de Minas Gerais.

Na Categoria Silver, Miguel Lambert Miranda, de 23 anos, conquistou o oitavo lugar. "Fiz um bom Prólogo e durante a corrida, mantive um bom ritmo junto dos quatro primeiros colocados. No entanto, um pequeno contato com outra moto me fez perder tempo e terminei em oitavo", relata. Miguel também enfrentou cãibras durante a prova, o que resultou em ultrapassar o tempo limite estabelecido. "Foi a corrida mais desafiadora que já enfrentei na minha vida", confirma, corroborando com a opinião dos colegas de equipe e do chefe.

O piloto Caio Lima, diagnosticado com dengue, não pôde participar desta etapa, mas estará presente na prova que ocorre no Rio Grande do Sul no mês que vem. "Estamos muito otimistas com a prova em Osório, animados e motivados. São desafios que nos estimulam a darmos o nosso melhor, testando as motos e todas as suas características e condições", reforça Garcia.

O ano de 2024 marca a estreia da MXF no Hard Enduro. Na primeira etapa, realizada em março na cidade de Morungaba, São Paulo, a equipe conquistou o pódio: na ocasião, João Pinheiro garantiu o quarto lugar na categoria Bronze. Durante as etapas, a MXF, montadora de veículos off-road com sede no Paraná, atua juntamente com a revenda parceira UAI Racing de Belo Horizonte.

Clube de vantagens

Em uma parceria inédita entre a organização do Campeonato e a MXF, será oferecido desconto de 50% na compra de peças de reposição para as motocicletas. A ação faz parte de um novo Clube de Vantagem oferecido exclusivamente aos pilotos durante o evento. A opção do desconto vale para aquisições feitas 15 dias antes e até 15 dias depois de cada uma das etapas. Para participar, é preciso que o competidor esteja filiado à Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) e também inscrito na modalidade Hard Enduro.

Calendário

3ª. etapa – De 17 a 19 de maio em Osório (Rio Grande do Sul)
4ª etapa - De 14 a 16 de junho em Poços de Caldas (Minas Gerais)
5ª etapa - De 16 a 18 de agosto em Socorro (São Paulo)
6ª etapa - De 20 a 22 de setembro em Cuiabá (Mato Grosso)

Notícias

Página inicial