Motor On Line
Notícias-

Stock Car: Vicar se une à Vibra na campanha Exploração Sexual Zero
Reportagem: R. Siqueira / F. Silva / B. Vicaria
Foto: Marcelo Machado de Melo
Imprensa Stock Car Pro Series
Patrocinadora da categoria, Vibra lança neste sábado na Stock Car campanha de enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes com uma série de ações e apoio da Vicar.

A Vibra, maior distribuidora de combustíveis e lubrificantes do Brasil, está comprometida com a causa social de "Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes" e está mobilizando todo o seu ecossistema para enfrentar e reverter o quadro de um grande problema que assola o Brasil. Para dar mais visibilidade a esta causa tão importante, a companhia foi buscar o apoio da Vicar e da principal categoria do automobilismo nacional, a Stock Car. Neste sábado, 18 de maio, quando será disputada a corrida sprint no Autódromo Zilmar Beux, é exatamente o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Durante todo o fim de semana, com o apoio da GM, o safety car será adesivado com a mensagem Exploração Sexual Zero.

A campanha "Exploração Sexual Zero" foi criada para fortalecer, junto a todos os públicos da Vibra, a conscientização sobre o problema e o incentivo a denúncias através do Disque 100. Os dados são alarmantes. A cada hora, seis crianças ou adolescentes são vítimas de violência sexual (dados Anuário de Segurança Pública, 2023), número que deve ser ainda maior, já que apenas 8,5% dos casos são, de fato, notificados no sistema policial (dados IPEA). No Brasil, 79% dos casos de estupro incidem sobre crianças e adolescentes (dados: Disque 100).

A Vibra que é também patrocinadora de Felipe Massa e Julio Campos, abraçou essa relevante causa social e leva a mensagem para a Stock Car. Durante a quarta etapa da temporada 2024, disputada em Cascavel (PR), a Vibra vai usar a visibilidade da categoria e o engajamento de seus pilotos patrocinados para uma série de ativações. Todo o público presente no autódromo será impactado. Adesivos serão distribuídos para pessoas colarem nas camisetas e ajudarem a divulgar o Disque 100, telefone para denúncias, o vídeo da campanha será exibido na transmissão oficial no canal da Stock Car para sensibilizar os espectadores, o locutor oficial da Stock passará a mensagem pelo sistema de som do autódromo, reforçando essa importante informação por todo o autódromo, a diretora de ESG da Vibra, Anita Baggio Barreto, estará presente na etapa e na transmissão, entre outras ações para marcar a importância da causa.

"É papel do setor privado mobilizar e engajar a sociedade como um todo em uma causa. A Vibra quer ser uma agente de mobilização desta mudança, que proteja crianças e adolescentes, aproveitando sua presença em diversos setores e também por ser a única distribuidora de combustíveis presente em todos os estados brasileiros. Eu pessoalmente acredito nesta causa e sei que é tempo de construir um futuro que será transformado pelas nossas ações hoje", diz o CEO da Vibra, Ernesto Pousada.

"Todos nós temos responsabilidade na proteção de crianças e adolescentes. E ter essas grandes marcas iniciando uma campanha tão importante na Stock Car é algo que nos deixa muito felizes. É importante que possamos colaborar e também atuar para o sucesso de movimentos como esse", diz Fernando Julanelli, CEO da Vicar, promotora da Stock Car.

Conhecendo a gravidade dessa questão no Brasil - o país é o segundo no ranking mundial de exploração sexual infantil segundo o Freedom Fund -, a Vibra está unindo seus esforços ao de diversos atores do setor privado e da sociedade civil, como Luciana Temer, diretora presidente do Instituto Liberta, que trabalha pelo fim de todas as violências sexuais contra crianças e adolescentes, e a Childhood Brasil, que tem a Vibra como parceira, desde 2019, no seu Programa "Na Mão Certa", de enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes em rodovias brasileiras, incluindo as cercanias de postos de combustíveis, parcela significativa dos pontos vulneráveis.

Postos de combustíveis em Rodovias federais são pontos vulneráveis

De acordo com dados da Polícia Rodoviária Federal referentes a 2021-2022, há 9.745 pontos vulneráveis à exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias federais, dos quais cerca de 3.400 são postos de combustíveis (dados Projeto Mapear, PRF, 2021-2022). Para dar visibilidade a esse problema, e chamar atenção do público, a Vibra lança dia 18 de maio uma campanha nos postos Petrobras, com apoio de revendedores, e de mídia televisão e em redes sociais. Além disso, construiu um calendário de formação e treinamento de lideranças, colaboradores e multiplicadores e também sensibilizou os parceiros presentes em todos os eventos e encontros que a companhia realizou ou participou este ano, como o Vem de Vibra, que reuniu sua rede de revenda, o Web Summit, as etapas da Stock Car Pro Series, entre outros.

Além da campanha de engajamento da sociedade, a Vibra está apoiando projetos sociais no Brasil que trabalham com crianças e adolescentes de modo a fortalecer a rede de proteção e prevenção da exploração sexual, incluindo também espaços de acolhimento a famílias, que prevê o incentivo à geração de renda e inclusão produtiva de famílias em situação de vulnerabilidade. No Norte do País, no Pará, a Vibra se vinculou ao Projeto Territorial Coalizão Pará, iniciativa da Childhood Brasil com outras empresas que atuará nos municípios de Itaituba, Breves e Barcarena, para estruturar ações de prevenção da exploração sexual de crianças e adolescentes com foco nas operações portuárias associadas ao transporte de carga rodoviário e hidroviário da região; no Nordeste, está apoiando o Projeto Pequeno Nazareno, em Fortaleza (CE), que atende 300 crianças e adolescentes vítimas de violência sexual.

Sobre a Vibra

Líder no mercado brasileiro de distribuição de combustíveis e de lubrificantes, Vibra proporciona a melhor alternativa energética e de mobilidade a seus clientes, alinhada às melhores práticas de ESG do setor. No mercado automotivo, a Vibra detém a licença de uso da marca Petrobras, formando uma rede com 8,2 mil postos de combustíveis, em todo o país. As franquias da Vibra para o segmento são as lojas de conveniência BR Mania e os centros de lubrificação automotiva Lubrax+. Com uma estrutura logística que garante sua presença em todas as regiões do país, a empresa conta com um portfólio de mais de 18 mil grandes clientes corporativos, em segmentos como aviação, transporte, indústrias, mineração, produtos químicos e agronegócio.

Com a marca BR Aviation, a companhia abastece 6 em cada 10 aeronaves em mais de 90 aeroportos brasileiros. Em lubrificantes, é líder de mercado com a marca Lubrax, top of mind, e possui a maior planta industrial para produção de lubrificantes da América Latina. A Vibra é uma companhia em evolução permanente e já investiu em torno de R$ 4 bilhões em transição energética, através de investimentos e/ou constituição de parcerias com a Comerc, Zeg, Evolua e EZVolt. Desta forma, a Vibra caminha para se tornar uma das principais empresas de energia do país, com papel relevante na transição energética tão necessária para a sociedade. Para mais informações sobre a Vibra, clique aqui.

Notícias

Página inicial