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Motovelocidade: corridas recordistas Moto2 e Moto3 em Mugello pneus Pirelli
Reportagem: Néctar Comunicação
Primeira vitória do ano para Roberts na Moto2™ e quinta vitória para Alonso na Moto3™; novos recordes de volta e de volta de corrida com a Pirelli, utilizando pneus da linha DIABLO Superbike.

O GP da Itália, disputado no Autódromo Internacional de Mugello, teve o americano Joe Roberts (OnlyFans American Racing Team / Kalex) vencendo na Moto2 e o colombiano David Alonso (CFMOTO Valresa Aspar Team CFMOTO / CFMOTO levando a vitória na Moto3.

Com este triunfo, o primeiro da temporada, Roberts agora está em segundo atrás de Sergio Garcia na classificação da Moto2, enquanto Alonso, agora com cinco vitórias este ano, lidera a classificação geral da Moto3 com uma vantagem de 37 pontos sobre David Holgado.

Satisfação no lado da Pirelli: graças ao desempenho dos pneus da linha DIABLO Superbike, que estão disponíveis para compra regularmente no mercado, novos recordes históricos e de voltas de corrida foram estabelecidos para ambas as categorias em Mugello, melhorando significativamente recordes anteriores.

Uma boa fartura de recordes e um grande show na pista

“Estamos encerrando esse fim de semana em Mugello com satisfação após estabelecer novos recordes históricos de volta no sábado e novos recordes de volta de corrida no domingo, todos usando pneus padrão e não protótipos, ou seja, produtos que são vendidos regularmente no mercado e estão disponíveis para compra por todos os pilotos. Na Moto2, surpreendentes 10 pilotos ficaram abaixo do recorde de volta de corrida anterior, com Canet superando em mais de 7 décimos, enquanto na Moto3 houve 15 pilotos que fizeram pelo menos uma volta abaixo do recorde anterior e Veijer estabeleceu o novo recorde na décima e penúltima volta, 1,5 segundo mais rápido que o anterior e, ainda mais impressionante, depois de uma relargada após bandeira vermelha, portanto sem poder usar o aquecedor de pneus no grid de largada. Isso significa que os pneus tiveram um desempenho extremamente bom, demonstrando uma performance altamente consistente até o final da corrida. Penso que também foi significativo ver dois pilotos com chassi Kalex no pódio da Moto2, porque isso significa que, trabalhando na configuração e gradualmente ganhando experiência, motos com diferentes chassis podem disputar em condição de igualdade pela vitória. Agora nós temos três finais de semana de folga antes de duas etapas consecutivas, em Assen e Sachsenring.”

Moto2™

Com temperaturas do asfalto alinhadas com as dos últimos dois dias, os pilotos confirmaram as soluções mais utilizadas nos treinos para a corrida, então quase todos estiveram no grid com o SC0 macio na traseira e o SC1 macio na dianteira. As únicas exceções foram Binder, Baltus e Agius, que preferiram o SC2 médio na frente.

A corrida foi disputada numa distância de 12 voltas devido ao reinício da corrida de Moto3. O americano Joe Roberts (OnlyFans American Racing Team / Kalex) venceu após largar da pole position à frente de Manuel Gonzalez (QJMOTOR Gresini Moto2 / Kalex) e Alonso Lopez (MB Conveyors SpeedUp / Boscoscuro), todos com as mesmas opções de pneus.

Aron Canet (Fantic Racing / Kalex) estabeleceu o novo recorde de volta de corrida, na segunda volta, com tempo de 1min50s476, superando em mais de 7 décimos o recorde anterior, que havia sido estabelecido em 2021 por Sam Lowes. Além dele, outros 10 pilotos fizeram pelo menos uma volta mais rápida do que o recorde anterior da pista.

Moto3™

Com temperaturas do asfalto superiores a 30ºC, a maioria dos pilotos do grid optou pela combinação de SC2 médio dianteiro e SC1 macio traseiro. Os únicos três pilotos que colocaram a solução SC1 macia na frente foram Furusato, Whatley e Buasri, enquanto Lunetta, Roulstone, Kelso, Muñoz, Farioli, Esteban, Almansa e Dettwiler optaram pelo SC2 médio na traseira.

Após uma bandeira vermelha na quinta volta devido a um acidente, faltavam 11 voltas para o fim da corrida na relargada, com 7 pilotos trocando pneus: Lunetta, Furusato, Kelso, Rossi, Muñoz, Fernandez e Piqueras. No geral, o SC2 médio dianteiro foi usado por 22 dos 26 pilotos, enquanto 18 pilotos optaram pelo SC1 macio traseiro. Todos os pilotos no pódio usaram o SC2 dianteiro e o SC1 traseiro.

Depois de largar da pole position, David Alonso (CFMOTO Valresa Aspar Team CFMOTO / CFMOTO) venceu sua quinta corrida no ano e agora lidera firmemente a classificação geral do campeonato. Collin Veijer (Liqui Moly Husqvarna Intact GP / Husqvarna), segundo na linha de chegada, estabeleceu o recorde de volta de corrida com tempo de 1min54s738 na décima e penúltima volta, quebrando o recorde anterior por 1,5 segundo estabelecido por Sasaki em 2023. No geral, 15 pilotos ficaram abaixo do recorde anterior de volta de corrida da pista.

FIM Red Bull MotoGP™ Rookies Cup

A quarta etapa da copa de talentos que é parte do projeto Dorna Road to MotoGP™ também foi realizada na pista da Toscana. As máquinas KTM de todos os pilotos são equipadas com o Pirelli DIABLO Superbike em composto SC2 na frente e atrás. A sétima e a oitava corridas da temporada, disputadas em 13 voltas, foram vencidas respectivamente pelo espanhol Máximo Quiles e pelo argentino Valentin Perrone.

Com tempo de 1min59s921, o espanhol Alvaro Carpe estabeleceu o novo recorde de volta de todos os tempos da pista nesta categoria, quebrando o estabelecido por Angel Piqueras em 2023 por 8 décimos, enquanto na Corrida 1, o malaio Hakim Danish estabeleceu novo recorde de volta de corrida na nova volta com tempo de 2min00s198.

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