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Motovelocidade: três novidades para a Pirelli e estreia do Mundial Feminino
Reportagem: Néctar Comunicação
Na etapa da Emília-Romanha, da qual é o Patrocinador Principal do Evento, a Pirelli estreia três soluções de desenvolvimento completamente novas: uma dianteira e uma traseira para a classe WorldSBK e

A Pirelli é a Principal Patrocinadora do Evento da quarta etapa do Campeonato Mundial de Superbike da FIM, que acontecerá neste fim de semana no Circuito Mundial "Marco Simoncelli", em Misano Adriático, que para essa ocasião é renomeada como Etapa Pirelli da Emília-Romanha. Este é um fim de semana importante para a empresa italiana, que decidiu estrear três novos pneus: dois para a classe WorldSBK e um para o WorldSSP.

Além disso, a Pirelli estará ao lado das jovens pilotas do Campeonato Mundial Feminino de Circuit Racing da FIM, que disputarão a primeira etapa desta competição em Misano, para qual a Pirelli é a fornecedora exclusiva de pneus.

Algumas novas soluções e um novo compromisso no Campeonato Mundial Feminino

“Para a etapa italiana decidimos estrear algumas inovações alinhadas à nossa filosofia de desenvolvimento contínuo de novas soluções para melhorar a gama ano após ano. Para a classe WorldSBK, continuamos o trabalho no SCX na traseira para melhorar a velocidade em curvas e a proteção contra o desgaste, ao mesmo tempo preservando o desempenho de aderência na inclinação máxima que a solução padrão já oferece. Na frente, estamos trabalhando em ambas as classes para evoluir a especificação SC1 em direção a um apoio maior em termos de estabilidade e precisão. Conhecemos bem o circuito de Misano, então para nós é o local ideal para fazer comparações de dados. A partir desta rodada também estaremos envolvidos em outra bela aventura, aquela que nos coloca ao lado das meninas do Campeonato Mundial Feminino de Circuit Racing da FIM, para o qual seremos o único fornecedor de pneus. Abraçamos essa iniciativa com entusiasmo porque partilhamos seus valores de inclusão e abertura. As pilotas já fizeram um teste em Cremona há algumas semanas, onde começaram a se familiarizar com os compostos SC1 que têm alocados para a dianteira e a traseira. Agora, é hora da estreia oficial nas corridas: envio-lhes meus melhores votos para esta primeira temporada!”

. Novidades do WorldSBK: a Pirelli vai disponibilizar um novo pneu SC1 com especificação D0279 para a dianteira, que mantém o composto do SC1 padrão, mas apresenta uma carcaça diferente projetada para dar maior estabilidade e precisão. Na traseira, está o SCX com especificação D0339, que se diferencia da opção padrão tanto na carcaça quanto no composto, para manter o nível de aderência que já oferece no ângulo máximo de inclinação enquanto aumenta a tração e velocidade nas curvas e oferece maior proteção contra o desgaste. Além das novidades, haverá as soluções padrão SC1 e SC2 na dianteira e SCX e SC0 na traseira, além do SCQ destinado exclusivamente para uso em Superpole e Superpole Race.

. Novidades do WorldSSP: a solução de desenvolvimento para os pilotos é o SC1 com especificação D0444, pneu dianteiro que mantém o composto do SC1 padrão, mas difere na carcaça, visando oferecer mais estabilidade e precisão. Ele se junta às opções SC1 e SC2 para a dianteira e SCX e SC0 para a traseira.

. Campeonato Mundial Feminino de Circuit Racing da FIM: 24 pilotas mulheres, provenientes de 18 países, vão participar da primeira edição do Campeonato, também conhecido como WorldWCR. As motos serão equipadas com pneus Pirelli DIABLO Superbike medindo 120/70 R17 na dianteira e 180/60 R17 na traseira, ambos no composto SC1. Cada pilota terá três pneus dianteiros e três pneus traseiros à disposição para cada fim de semana. Em caso de chuva, os pneus disponíveis serão DIABLO Rain em composto SCR1, com mesma medida dos slicks na dianteira, mas 200/60 R17 na traseira.

. A pista: com 4.226 metros de comprimento, 12 metros de largura e uma reta de 430 metros, o Circuito Mundial de Misano "Marco Simoncelli" tem 16 curvas, 10 para a direita e 6 à esquerda. Há três curvas fechadas que exigem frenagem vigorosa e estabilidade da dianteira para tentar manobras de ultrapassagem: 1, 8 e 16. Esta última apresenta mais uma armadilha: é uma curva à esquerda que chega depois de uma sequência de curvas para a direita; portanto, no caso de asfalto frio, controlar a temperatura dos pneus é crucial. A primeira parte do circuito, até a curva 6, é mista e estreita e as curvas são feitas em velocidade muito baixa e com ângulos de inclinação significativos: aqui a aderência nas extremidades é muito importante. Da 8 à 12 é uma sucessão de inclinações acentuadas em velocidades consideráveis, onde a habilidade dos pilotos de aproveitar ao máximo o desempenho dos pneus emerge.

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