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Aurelia tem fim de semana de aprendizado na 3ª da F1 Academy em Barcelona
Reportagem: Luis Ferrari
Foto: Divulgação
Na pista, piloto Shell confirma recuperação da cirurgia no punho direito.

A retomada da temporada 2024 da F1 Academy, categoria 100% feminina que é um dos eventos-suporte da Fórmula 1 em sete GPs, terminou sem pontos para a brasileira Aurelia Nobels. No carro #22 da ART Grand Prix, a piloto Shell teve um fim de semana de muito aprendizado no Circuit de Barcelona-Catalunya, na cidade de Montmeló, localizada a 25 quilômetros do centro da capital da Catalunha.

Após uma cirurgia no punho direito, lesionado em um acidente na Fórmula 4 Italiana em 2023, Aurelia Nobels confirmou sua recuperação neste fim de semana. Ela passou por muita fisioterapia e preparação no simulador da ART Grand Prix. E resistiu bem às duas corridas no traçado extremamente seletivo de 4.657 metros, com curvas de alta, média e baixa velocidade, que totalizam 14, retas longas e freadas fortes.

Na manhã de sexta-feira, a brasileira foi bem no primeiro treino livre, quando terminou na nona posição. Mas não conseguiu repetir o resultado na classificação, disputada no fim da tarde, após as atividades da Fórmula 1 em Barcelona. Com o asfalto mais emborrachado e a temperatura mais baixa, o carro da ART Grand Prix não teve o mesmo desempenho. Ela conseguiu a 15ª posição para a primeira corrida do fim de semana, na tarde de sábado, e a 14ª no grid da segunda, na manhã de domingo.

As posições no grid não deram muita chance para a brasileira avançar nas corridas. No sábado, a brasileira largou bem, brigou por posições na primeira volta e acabou beneficiada pelo acidente entre a holandesa Maya Weug e a emiradense Amna Al Qubaisi. Com isso, ganhou duas posições. Mas a dinâmica da prova em uma pista de difíceis ultrapassagens complicadas. Aurelia terminou no 13º lugar no sábado.

No domingo, a história se repetiu. Em uma corrida sem grandes incidentes desde a largada, Aurelia Nobels até tentou avançar, mas a dinâmica das corridas da F1 Academy, sem a possibilidade do uso da asa móvel, complicou muito a vida das pilotos em Barcelona. A vencedora da seletiva global FIA Girls on Track Rising Stars em 2022 terminou o dia na 14ª posição, fora da zona de pontuação.

A próxima etapa da F1 Academy está marcada para o fim de semana entre os dias 23 e 25 de agosto no Circuit Zandvoort, localizado a 41 quilômetros do centro de Amsterdã, capital da Holanda. O circuito foi reformado há dois anos, mas segue com suas características, com trechos estreitos e de ultrapassagens difíceis. É um dos circuitos em que a categoria 100% feminina correu na primeira temporada, em 2023.

O que ela disse:

"Foi um fim de semana complicado, principalmente porque, na sexta-feira, o carro não repetiu o mesmo desempenho do treino livre na classificação. É um circuito em que as ultrapassagens são complicadas e não temos a asa móvel na categoria. Foi muito importante completar as duas corridas aqui em Barcelona e agora já vamos começar a pensar na etapa de Zandvoort."

Aurelia Nobels

Calendário da F1 Academy:

23 a 25 de agosto – Zandvoort, Holanda
20 a 22 de setembro – Marina Bay, Singapura
29 de outubro a 1º de novembro – Lusail, Catar
6 a 8 de dezembro – Yas Island, Abu Dhabi

Sobre a Raízen

Com o propósito de redefinir o futuro da energia a partir de um amplo portfólio de soluções renováveis, a Raízen possui um modelo de atuação único e irreplicável, sendo protagonista em todos os setores em que atua e liderando a transição energética do País. Ao promover impacto positivo a todos os seus stakeholders, a empresa tem como compromisso produzir hoje a energia do futuro, por meio do crescimento sustentável lucrativo do negócio, orientada por metas factíveis, sólidas e alinhadas ao seu propósito.

Por meio de tecnologias avançadas e proprietárias, a Raízen tem ampliado seu portfólio de renováveis, como o etanol de segunda geração (E2G), o biogás, biometano e a bioeletricidade de fontes 100% limpas. Desde sua formação, a Raízen já evitou 30 milhões de toneladas de CO2 e tem como objetivo ampliar o potencial de descarbonização por meio de seus produtos para mais de 10 milhões de toneladas de CO2 evitados por ano. Ainda, a empresa tem como um de seus objetivos, ser o melhor parceiro na descarbonização, por isso, assumiu a meta de ter 80% do EBITDA de negócios e fontes renováveis até 2030.

Com um time de cerca de 40 mil funcionários, opera 35 parques de bioenergia, com capacidade instalada para moagem de 105 milhões de toneladas de cana com cerca de 1,3 milhão de hectares de áreas agrícolas cultivadas com tecnologia de ponta e colheita totalmente mecanizada. Na safra 21´22, produziu 3,5 bilhões de litros de etanol, 6,2 milhões de toneladas de açúcar e 2,9 TWh de bioenergia produzida a partir da biomassa da cana.

Por meio de uma rede de mais de 8 mil postos revendedores que estampam a marca Shell no Brasil, na Argentina e no Paraguai, atende milhões de consumidores diariamente em suas jornadas, oferecendo desde os exclusivos combustíveis da família Shell V-Power até praticidade e benefícios na hora do pagamento com o aplicativo Shell Box. Pelo Grupo Nós (Joint venture com a FEMSA Comercio), atua no varejo de conveniência e proximidade com mais de 1.400 lojas Shell Select e com os mercados OXXO. Na safra 21´22 comercializou 34 bilhões de litros de combustíveis por meio de sua infraestrutura que conta com mais de 70 terminais de distribuição pelo país, com presença em 19 portos e 70 bases de abastecimento em aeroportos.

Está entre as maiores empresas do Brasil. Na safra 21’22, a Raízen apresentou uma receita líquida de R$ 196 bilhões, gerando emprego e renda, dinamizando a economia e promovendo impacto social positivo por meio de inúmeras ações, com destaque para a Fundação Raízen, instituição sem fins lucrativos que há 20 anos atua na educação de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social.Projeto Time KGV - Stock Car – Ano 2, aprovado na Lei Federal de Incentivo ao Esporte e registrado junto ao Ministério da Cidadania (Secretária Especial do Esporte) sob o número de processo 71000.052566/2021-06

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