Motor On Line
Notícias-

Muller é o mais rápido na etapa de sprint da Porsche Cup C6 Bank no Estoril
Reportagem: Luis Ferrari
Foto: Luca Bassani
Pela classe Challenge, Antonella Bassani é a mais veloz do treino livre.

A sexta-feira de treinos livres da Porsche Cup C6 Bank no Estoril antecipou qualificações e corridas muito parelhas para o fim de semana. A quilometragem acumulada por muitos competidores na abertura do campeonato de Endurance no sábado passado fez diferença, ainda que a temperatura mais amena nesta semana (22ºC na temperatura ambiente e no asfalto) tenha imposto algumas mudanças nos setups dos carros de corrida mais produzidos no planeta. No fim do dia, quem prevaleceu foi Marçal Muller, a bordo do Porsche #544. Ele cravou 1:39.610 em sua melhor passagem no treino livre da Carrera Cup.

Muller abriu uma inusual margem de 0.456s sobre o segundo mais rápido do treino livre dos carros da geração 992, Francisco Horta. Este liderou na classe Sport. Miguel Paludo foi terceiro, Lineu Pires quarto e o líder do campeonato e vencedor do último fim de semana, Werner Neugebauer, quinto.

Apenas os cinco primeiros estiveram no mesmo segundo do líder. Pela Carrera Rookie, a liderança foi de Bruno Campos a bordo do Porsche #33. Ele terminou em um respeitabilíssimos oitavo lugar no geral, mostrando que a vitória na classe na corrida de endurance em dupla com Nicolas Costa não foi por acaso.

Pela classe Challenge, o carro mais rápido foi o Porsche #72, de Antonella Bassani, com a marca de 1:43.489. Ela livrou 0.070s de Miguel Mariotti. Vale lembrar que apenas os dois venceram corridas no campeonato de sprint neste ano, três cada.

Cristian Mohr, Celio Brasil e Leonardo Herrmann completaram o top5 e apenas os cinco primeiros andaram no mesmo segundo da líder.

A sessão da Challenge começou com pista seca, mas houve chuva depois de 20 minutos, o que representou um desafio adicional para os competidores dos carros 991.2. Brasil liderou na divisão Sport, com o primeiro lugar na Rookie ficando nas mãos de Alceu Feldmann Neto.

Neste sábado o Estoril tem programação cheia, com a pista sendo aberta para o quali da Carrera Cup. As corridas 1 das duas classes acontecem a partir das 11h de Brasília (15h em Lisboa). As provas terão 25 minutos mais uma volta de duração.

O que eles disseram:

"Liderar o treino sempre nos deixa confiante para a sequência da etapa. Estou focado no meu trabalho e não pensando muito nos outros. Estamos evoluindo e ainda temos mais coisas para evoluir. Não gosto de comemorar muito o treino livre, não sabemos as outras estratégias e o que vale amanhã. Estamos bem encaminhados para brigar pela pole."

Marçal Muller

"Muito bom terminar em primeiro, mesmo em uma sessão desafiadora como a de hoje. Temos boas expectativas para andar bem no sábado, mesmo com poucas voltas dadas hoje pelas condições de pista. Consegui apenas seis voltas na pista seca e estava na minha melhor passagem quando a chuva veio com força e tomei um susto na curva zero, mas é sempre bom vivenciar essas coisas e entender o carro nas mais diferentes condições de pista."

Antonella Bassani

"Temos que tomar cuidado com essa turma que esconde o tempo no treino livre, mas estou animado com o desempenho. A endurance na semana passada ajuda a conhecer a pista e o carro tem desempenhado bem. Estou animado para fazer um bom quali amanhã."

Francisco Horta

“Foi um bom treino, evoluímos da outra sessão e agora vamos analisar os dados para tomar a decisão certa da estratégia para o Q1 e Q2. Estamos batendo na trave em alguns qualis, mas queremos melhorar a performance para brigar pela pole e deixar este terceiro que está nos perseguindo aqui em Portugal.”

Miguel Paludo

"A expectativa é muito alta para a etapa. Estamos analisando os dados coletados da semana passada e isso ajuda muito no desenvolvimento para a etapa. Ainda preciso entregar um pouquinho mais da minha parte na pista, amanhã começa a valer de fato o bom desempenho."

Lineu Pires

“Um dia bem atípico para a gente: pista seca, pista úmida, garoa… Uma temperatura um pouco mais fria que experimentamos a semana passada toda. Trabalhei bastante em ritmo de corrida, o que me agradou e vamos amanhã para o quali com tudo”

Werner Neugebauer

"Minha primeira vez no top10, estou muito feliz com isso e já fica a sensação boa de contar isso como uma vitória de corrida. Estudamos muito a telemetria junto com o Nicolas, coletamos bons dados na última etapa aqui, o carro estava em ordem e agora vamos ver o que conseguiremos para amanhã.”

Bruno Campos

“Tivemos dois treinos interrompidos por chuva, ontem praticamente não teve e hoje foi só metade do treino livre. Mas eu venho de bastante quilometragem na endurance e temos bastante dados coletados e o traçado bem aprendido, que é diferente das pistas do Brasil. Estamos confiantes para buscar mais uma pole amanhã e tentar manter a liderança da pontuação”

Miguel Mariotti

“Esse piso molhado no final deu uma desestabilizada, porque eu estava virando bem e de repente teve a chuva. Ia colocar um pneu zero e provavelmente seria ainda mais rápido, mas foi um dia produtivo”

Alceu Feldmann Neto

Resultados:

Carrera Cup:
1. #544. Marçal Muller 1:39.610
2. #77. Francisco Horta (S) +0.456
3. #7. Miguel Paludo +0.838
4. #888. Lineu Pires (S) +0.847
5. #8. Werner Neugebauer +0.977
6. #27. Josimar Junior (S) +1.012
7. #10. Thiago Vivacqua +1.038
8. #33. Bruno Campos (R) +1.097
9. #29. Rodrigo Mello +1.127
10. #22. Raijan Mascarello (S) +1.177
11. #87. Nelson Monteiro (S) +1.187
12. #70. Lucas Salles +1.198
13. #85. Eduardo Menossi (R) +1.230
14. #88. Georgios Frangulis (S) +1.299
15. #26. Christian Hahn +1.317
16. #17. Marcos Regadas (S) +1.328
17. #199. Nelson Marcondes (S) +1.454
18. #51. Israel Salmen (R) +1.464
19. #1. Alceu Feldmann +1.489
20. #65. Diogo Ferrão (S) +1.576
21. #20. Pedro Aguiar +1.610
22. #14. Carlos Campos (S) +1.657
23. #56. Peter Ferter (S) +1.667
24. #24. Gustavo Zanon (R) +1.692
25. #84. Gustavo Farah (R) +1.877
26. #911. Leandro Martins (S) +1.917
27. #992. José Maria Marreiros (S) +2.043
28. #80. Rouman Ziemkiewicz (S) +2.142
29. #15. Leonardo Sanchez (R) +2.396
30. #25. Paulo Sousa (R) +2.459
31. #9. Edu Guedes (R) +2.755
32. #74. Piero Cifali (R) +3.471
33. #3. Franco Giaffone - sem tempo

(S) Sport / (R) Rookie

Sprint Challenge:
1. #72. Antonella Bassani 1:43.489
2. #21. Miguel Mariotti +0.070
3. #3. Cristian Mohr +0.451
4. #139. Celio Brasil (S) +0.661
5. #23. Leonardo Herrmann (S) +0.989
6. #82. Gerson Campos +1.155
7. #22. Caio Castro +1.200
8. #66. Sadak Leite +1.395
9. #44. Giuliano Bertuccelli (S) +1.860
10. #1. Alceu Feldmann Neto (R) +1.936
11. #32. Matheus Roque (S) +2.504
12. #100. Sebá Malucelli (S) +2.577
13. #2. André Rosário +3.218
14. #54. Caio Chaves (R) +3.589
15. #177. Lucas Locatelli (R) +3.613
16. #9. Claudio Reina (R) +3.989
17. #99. Wagner Pontes (R) +4.707
18. #58. Claudio Simão (R) +5.184
19. #166. Miguel Caetano (S) +5.344
20. #7. Luiz Souza (S) +6.039
21. #38. Eric Santos (R) +6.537
22. #71. SangHo Kim (S) +9.379

(S) Sport / (R) Rookie

Porsche Cup C6 Bank – Etapa 5 – Estoril, Portugal

Sábado, 29 de junho:
06:25 – Classificação – Carrera Rookie
06:42 – Classificação – Carrera Sport
06:59 – Classificação – Carrera Cup
07:16 – Classificação Top 10 – Carrera Cup
07:31 – Classificação – Sprint Challenge Rookie
07:48 – Classificação – Sprint Challenge Sport
08:05 – Classificação – Sprint Challenge
08:22 – Classificação Top 10 – Sprint Challenge
11:00 – Corrida 1 (25 minutos + 1 volta) – Carrera Cup
11:40 – Corrida 1 (25 minutos + 1 volta) – Sprint Challenge

Domingo, 30 de junho:
08:00 – Corrida 2 (25 minutos + 1 volta) – Carrera Cup
08:40 – Corrida 2 (25 minutos + 1 volta) – Sprint Challenge

*Horários de Brasília

Sobre a Porsche Cup C6 Bank

Maior evento de GT da América Latina, a Porsche Cup C6 Bank realiza campeonatos no Brasil desde 2005. É a maior categoria monomarca e monogestão do País, mandando para a pista a cada evento cerca de 40 carros, rigorosamente idênticos. Os modelos usados na categoria são o Porsche 911 GT3 Cup, das gerações 992, 991-2 e 991-1. É o carro de competição mais produzido e vendido no mundo, realizando corridas tanto em eventos-suporte de categorias como F1, 24H de Le Mans, IMSA etc, quanto em eventos proprietários. No Brasil o campeonato tem nove etapas, sendo seis de sprint (com duas corridas de até 30 minutos cada) e três de endurance, com provas de 300 a 500 km nas quais os pilotos formam tripulações de duplas ou trios.

Notícias

Página inicial