Motor On Line
Notícias-

Ehrlacher é pole Kumho FIA TCR WT em El Pinar / Cardoso sai na frente TCR SA
Reportagem: Luis Ferrari / Santiago Di Pardo
Imprensa TCR South America Banco BRB

Com uma performance dominante no Q2, o francês Yann Ehrlacher, com o Lynk & Co #168 da Cyan Racing, vai largar na pole position da etapa conjunta do Kumho FIA TCR World Tour com o TCR South America Banco BRB no Autódromo Victor Borrat Fabini, em El Pinar, região metropolitana de Montevidéu, no Uruguai. Ele dominou a segunda parte do treino, marcando 1:20.409, 0.379 à frente do espanhol Mikel Azcona, o segundo com o Hyundai Elantra N TCR #196 da BRC Squadra Corse. O húngaro Norbert Michelisz, líder do campeonato com o Hyundai Elantra N TCR #105 da BRC Squadra Corse, completou a lista dos três primeiros na classificação.

Pelo TCR South America Banco BRB, o brasileiro Pedro Cardoso vai largar na pole position. O piloto do Peugeot 308 TCR #43 da PMO Racing foi o nono mais rápido e apenas um dos três pilotos do sul-americano a avançar ao Q2. Ele está muito bem colocado também para a segunda corrida, onde sairá em segundo e com várias posições de vantagem para seus principais rivais no campeonato.

Os outros foram Matías Rossi, no Toyota Corolla GRS TCR #17 do Toyota Team Argentina, em 11º; e o argentino Juan Ángel Rosso, com o Toyota Corolla GRS TCR da Paladini Racing, em 12º, terceiro colocado no grid do campeonato sul-americano. Aliás, Rosso foi o único piloto do sul-americano a avançar ao Q2 nas duas etapas do Kumho FIA TCR World Tour. Eliminado no Q1, o brasileiro Raphael Reis, no CUPRA Leon VZ TCR #77 da equipe W2 ProGP, larga apenas em 19º.

Com o resultado da classificação, Rosso assumiu a liderança do campeonato com os pontos deste sábado. O argentino tem agora 187 pontos, contra 179 de Raphael Reis e 173 de Pedro Cardoso.

O Autódromo Victor Borrat Fabini é o principal palco do automobilismo uruguaio. Ele foi ampliado em 500 metros antes da etapa do FIA TCR World Tour em 2023. Por isso, ele passou a ter 3.120 metros e 12 curvas, em um terreno praticamente plano. O circuito foi homologado em grau 4 pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA). Ele também sofreu um recapeamento na curva Gonzalo "Gonchi" Rodríguez.

Com a presença do Kumho FIA TCR World Tour, são sete marcas na pista: Lynk & Co, Hyundai, Honda, Audi, CUPRA, Toyota e Peugeot. Entre os pilotos, são dez nacionalidades: Hungria, França, Sérvia, Itália, Espanha, Suécia, China, Argentina, Uruguai e Brasil. Será a última jornada do mundial pela América do Sul.

A etapa de El Pinar marca a metade da temporada 2024 do TCR South America Banco BRB. O desafio dos pilotos do sul-americano será ainda maior com o grid de 25 carros para a etapa com o Kumho FIA TCR World Tour.

Neste domingo, o cronograma será encerrado com as duas corridas já habituais do TCR South America Banco BRB junto com o Kumho FIA TCR World Tour.

Q1 – Domínio de Ma Qing Hua em sessão acidentada

O Q1 começou com o domínio dos pilotos do Kumho FIA TCR World Tour. Norbert Michelisz marcou uma boa volta logo de cara, com 1:21.754, 0.130s mais rápido que Ma Qing Hua. O local Santi Urrutia era o terceiro, seguido pelo espanhol Mikel Azcona e por Néstor Girolami.

O primeiro piloto do TCR South America Banco BRB a se colocar bem na classificação foi o argentino Juan Ángel Rosso, na sexta posição. Líder do campeonato, Raphael Reis era apenas o 22º neste momento. Com pouco menos de 12 mins para o fim do Q1, o uruguaio Enrique Maglione escapou no S e ficou atolado na caixa de brita, provocando uma bandeira vermelha.

Após uma interrupção de quase nove minutos, os carros voltaram à pista. Azcona assumiu a liderança com 1:21.203, seguido por Thed Björk, jogando Michelisz para terceiro. O uruguaio Juan Manuel Casella assumiu a posição de melhor do TCR South America Banco BRB com o 12º tempo, sendo superado na sequência pelo argentino Matías Rossi, que anotou a 11ª melhor volta.

A sete minutos do fim do Q1, Ma Qing Hua foi o primeiro a baixar da casa de 1:21s, marcando 1:20.564 e assumindo a liderança da sessão. Girolami pulou para segundo, a apenas 0.423s de Hua. Azcona roubou a segunda posição do argentino, ficando a apenas 0.197s do chinês.

A dois minutos e meio do fim, Thiago Vivacqua saiu da pista, perdeu o controle de seu Toyota Corolla GRS TCR e bateu na barreira de pneus, provocando a segunda bandeira vermelha da sessão. Após 13 minutos de paralisação, o Q1 foi retomado em El Pinar.

As primeiras posições não sofreram alteração, com a liderança de Ma Qing Hua. Mas três pilotos do TCR South America Banco BRB se colocaram entre os 12 classificados ao Q2: Juan Ángel Rosso marcou o nono tempo, seguido por Pedro Cardoso. Matías Rossi foi o 12º e também conseguiu uma vaga. Líder do campeonato sul-americano, Raphael Reis vai largar apenas em 19º.

Q2 – Francês Yann Ehrlacher lidera desde o início

O Q2 começou bem mais equilibrado, com vários pilotos na casa de 1:20s. O francês Yann Ehrlacher foi o mais rápido logo de cara, com o tempo de 1:20.409, 0.302s à frente do argentino Néstor Girolami. O espanhol Mikel Azcona fechava a lista dos três primeiros da sessão.

Entre os pilotos do TCR South America Banco BRB, o melhor era o argentino Matías Rossi, na oitava posição, com Pedro Cardoso em décimo e Juan Ángel Rosso em 11º. Posições importantes para a disputa do campeonato, já que o líder Raphael Reis sai apenas em 19º após ser eliminado no Q1.

A um minuto do fim, Norbert Michelisz se colocou na segunda posição no geral, desbancando Girolami e Azcona. Rápido, Ehrlacher baixou ainda mais seu tempo na pole provisória para 1:20.227.

Pedro Cardoso superou Matías Rossi e assumiu a nona posição, o melhor entre os pilotos do sul-americano.

Com isso, a pole do Kumho FIA TCR World Tour ficou com o francês Yann Ehrlacher, seguido pelo espanhol Mikel Azcona e pelo húngaro Norbert Michelisz. Já no TCR South America Banco BRB, o melhor foi Pedro Cardoso, nono no geral, com Matías Rossi, 11º na classificação, em segundo; e Juan Ángel Rosso em terceiro (12º no Q2).

O que eles disseram:

"A pista é muito boa para carros de turismo, o traçado é realmente muito bom. Hoje as condições climáticas estavam desafiadoras, precisamos entender a performance do carro para achar o melhor setup para fazer o trabalho necessário".

Yann Ehrlacher

"Queria agradecer ao pessoal da PMO que fez um carro perfeito. Não estávamos muito confortáveis durante os treinos, mas quando importou o carro estava ótimo. Fizemos um quali muito bom, a inversão do grid vai ser uma boa vantagem para a corrida 2 e agora é conseguir aproveitar isso, sem confusões nos carros do World Tour e transformar em um bom resultado."

Pedro Cardoso

"Se disser que o carro está ruim eu estaria mentindo pois é um grande feito ter passado para os dois Q2 junto com o World Tour. Muito contente saber que estamos competitivos entre os carros do mundial. Nos faltou um pouquinho no Q2, gastamos mais pneus do que gostaríamos no Q1 e isso nos custou. Saímos de pneu velho no Q2 e isso era o que a gente iria conseguir nessa condição. Foi um bom sábado e tenho certeza que amanhã será um bom domingo."

Juan Ángel Rosso

Cronograma – Kumho FIA TCR World Tour – El Pinar, Uruguai

Domingo, 4 de agosto
10:10 – Corrida 1 (25 minutos + 1 volta)
15:15 – Corrida 2 (30 minutos + 1 volta)

TV e Streaming

Domingo, 4 de agosto
10:00 às 11:00
Brasil (Bandsports)
Argentina (TyC Sports 3)
Uruguai (Canal 4)
Streaming: YouTube TCR South America (PT, ES, EN), Canal Carburando (ES), Canal Grande Prêmio (PT), MotorsportTV (EN), Canal High Speed (PT) Canal Motorsport Parc Fermé TV (ITA), Zapping (PT, ES)

15:00 às 16:00
Brasil (Bandsports)
Argentina (TyC Sports 3)
Uruguai (Canal 4)
Streaming: YouTube TCR South America (PT, ES, EN), Canal Carburando (ES), Canal Grande Prêmio (PT), MotorsportTV (EN), Canal High Speed (PT) Canal Motorsport Parc Fermé TV (ITA), Zapping (PT, ES)

Notícias

Página inicial