Motor On Line
Notícias-

Stock Car: chove-não-molha do Uruguai / Shell arrisca no Q3 e Zonta faz 8º tempo
Reportagem: Luis Ferrari
Foto: José Mario Dias
Equipe colocou o paranaense na pista com pneus de chuva na parte final da classificação. Piloto larga na 5ª posição na corrida sprint.

A chuva que atingiu o Autódromo Victor Borrat Fabini, em El Pinar, no Uruguai, momentos antes da classificação desta sexta-feira trouxe uma série de variáveis para a definição dos grids de largada das duas corridas da décima etapa da temporada 2024 da Stock Car. A pista secou ao longo da sessão, mas não de forma completa. Por isso, estratégias diferentes para o Q3 foram adotadas por equipes e pilotos.

Ricardo Zonta foi um dos dois pilotos que manteve os pneus de chuva na última parte da classificação por decisão da equipe Shell-RCM. A estratégia até funcionou no Toyota Corolla #10 nas primeiras voltas, mas a pista secou rapidamente no fim e o paranaense não conseguiu mais melhorar como os rivais de slicks. No fim, ele marcou o oitavo tempo, posição em que vai largar na corrida principal na tarde de sábado. Com a inversão dos 12 primeiros, Zonta largará em quinto na sprint pela manhã.

Ainda assim, é um resultado para ser comemorado. Zonta estava na pista no segundo grupo do Q1, quando a bandeira vermelha foi acionada por causa de uma escapada de outro piloto. Com isso, eles tiveram apenas quatro minutos para marcar suas voltas rápidas, tornando tudo uma verdadeira loteria. O piloto Shell, contudo, conseguiu sua vaga no Q2 com a décima posição na primeira parte da classificação.

Em uma pista técnica e apertada com a do Autódromo Victor Borrat Fabini, em El Pinar, as boas posições de largada nas duas corridas são um bom presságio para o sábado de Ricardo Zonta. O circuito tem 3.120 metros com 12 curvas. É um traçado com dois trechos com retas longas, principalmente a oposta, antes do hairpin da Curva Gonzalo Rodríguez. A previsão do tempo para o sábado é de pista seca.

A programação da etapa do Uruguai será encerrada neste sábado: pela manhã será disputada a primeira corrida, com o grid determinado pela inversão das 12 primeiras posições do Qualifying. A corrida principal está marcada para a tarde, com o grid definido pela classificação. A Stock Car tem transmissão dos canais Sportv e da Band.

O que ele disse:

"O carro estava muito bom, no Q2 fiquei em primeiro, mas a pista secou muito rápido no Q3 e como optamos por sair de pneus de chuva acabamos tendo um prejuízo. Acho que só mais um piloto saiu com pneus de chuva, mas tínhamos condição de brigar pela pole, foi uma pena. Mas estamos na briga e vamos para cima em busca do melhor resultado possível amanhã."

Ricardo Zonta

Cronograma – Stock Car – Etapa 10 – El Pinar, Canelones, Uruguai:

Sábado, 26 de outubro:
09:00 – Corrida Sprint (30 minutos + 1 volta)
13:40 – Corrida Principal (50 minutos + 1 volta)

Sobre a Raízen

Com o propósito de redefinir o futuro da energia a partir de um amplo portfólio de soluções renováveis, a Raízen possui um modelo de atuação único e irreplicável, sendo protagonista em todos os setores em que atua e liderando a transição energética do País. Ao promover impacto positivo a todos os seus stakeholders, a empresa tem como compromisso produzir hoje a energia do futuro, por meio do crescimento sustentável lucrativo do negócio, orientada por metas factíveis, sólidas e alinhadas ao seu propósito.

Por meio de tecnologias avançadas e proprietárias, a Raízen tem ampliado seu portfólio de renováveis, como o etanol de segunda geração (E2G), o biogás, o biometano e a bioeletricidade de fontes 100% limpas. Desde sua formação, a Raízen já evitou 30 milhões de toneladas de CO2 e tem como objetivo ampliar o potencial de descarbonização por meio de seus produtos para mais de 10 milhões de toneladas de CO2 evitados por ano. Ainda, a empresa tem como um de seus objetivos, ser o melhor parceiro na descarbonização, por isso, assumiu a meta de ter 80% do EBITDA de negócios e fontes renováveis até 2030.

Com um time de cerca de 46 mil funcionários, opera 35 parques de bioenergia, com capacidade instalada para moagem de 84,2 milhões de toneladas de cana com cerca de 995 mil hectares de áreas agrícolas cultivadas com tecnologia de ponta e colheita totalmente mecanizada. Na safra 23´24, produziu 3,1 bilhões de litros de etanol e 5,8 milhões de toneladas de açúcar.

Por meio de uma rede de mais de 8 mil postos revendedores que estampam a marca Shell no Brasil, na Argentina e no Paraguai, atende milhões de consumidores diariamente em suas jornadas, oferecendo desde os exclusivos combustíveis da família Shell V-Power até praticidade e benefícios na hora do pagamento com o aplicativo Shell Box. Pelo Grupo Nós (Joint venture com a FEMSA Comercio), atua no varejo de conveniência e proximidade com mais de 1.300 lojas Shell Select e com os mercados OXXO. Na safra 23´24 comercializou 35 bilhões de litros de combustíveis por meio de sua infraestrutura que conta com mais de 70 terminais de distribuição pelo país, com presença em 19 portos e 60 bases de abastecimento em aeroportos.

Está entre as maiores empresas do Brasil. Na safra 23’24, a Raízen apresentou uma receita líquida de R$ 220,5 bilhões, gerando emprego e renda, dinamizando a economia e promovendo impacto social positivo por meio de inúmeras ações, com destaque para a Fundação Raízen, instituição sem fins lucrativos que há 20 anos atua na educação de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social.

Notícias

Página inicial