Francisco teve um início promissor, garantindo o décimo sétimo lugar na primeira bateria e subindo para a décima segunda posição na prova dois, demonstrando sua evolução na pista italiana. Na terceira bateria, novamente alcançou a posição dezessete, somando um total de 68 pontos, que lhe renderam a oitava fila para a largada na pré-final B. A prova decisiva para Francisco foi disputada nesta sexta-feira. Ali, o piloto iniciou com uma boa largada e, com cinco ultrapassagens, mostrava consistência para a fase final.
Contudo, na terceira volta da pré-final, um toque de outro competidor comprometeu suas chances. Francisco rodou e acabou fora da pista, sem ser autorizado a voltar para pista pelos comissários, o brasileiro acabou encerrando assim sua participação no mundial. A eliminação o afastou da grande final, que acontecerá neste sábado (26), reservada para os trinta e seis mais bem colocados da categoria Mini Max. Apesar de ter sua participação abreviada no RMC Grand Finals, o piloto se mostrou otimista com sua performance em um torneio tão disputado.
"Foi incrível participar deste campeonato e representar o Brasil. Cada volta me trouxe aprendizado e muita experiência, além da sensação de competir de igual para igual com os melhores do mundo," comentou Francisco Rocha. "Agora volto ao Brasil com ainda mais vontade e foco para terminar a temporada com tudo."
Com a experiência adquirida na Itália, Francisco retorna ao Brasil para focar na reta final da Copa São Paulo KGV, onde lidera a categoria Rotax Mini Max e tem grandes chances de se sagrar campeão. No entanto, já nesta terça-feira (29), ele desembarca em Londrina, onde disputa o Open do Brasileiro, na preparação para o Grupo 2 da competição nacional, que vai ser disputada no Kartódromo Luigi Borghesi a partir do dia 11 de novembro. A temporada continua, e o jovem piloto não esconde a determinação de transformar o aprendizado em vitórias no kartismo.