Motor On Line
Notícias-

Pipo é anunciado como piloto da Genesis Magma Racing no FIA WEC / IMSA
Reportagem: Fernanda Gonçalves
Foto: Divulgação
FGCom
Bicampeão do IMSA e um dos principais pilotos de endurance na atualidade, brasileiro é apresentado ao lado do Hipercarro GMR-001 em Dubai.

Um novo e importante capítulo na carreira do brasileiro Pipo Derani, de 31 anos, teve início nesta quarta-feira (dia 3).

Bicampeão do IMSA WeatherTech SportsCar Championship, tetracampeão das 12 Horas de Sebring, vencedor das 24 Horas de Daytona e vice-campeão das 24 Horas de Le Mans, entre outras conquistas, Derani foi anunciado, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, piloto da equipe Genesis Magma Racing, marca de luxo da Hyundai Motorsport, e que inicia um novo e ousado projeto, com o lançamento do Hipercarro GMR-001.

O brasileiro vai liderar o projeto em 2025, assumindo o desenvolvimento técnico do carro e conduzindo as sessões de simulador para a estreia do LMDh em 2026 no FIA WEC (Mundial de Endurance da FIA). A partir de 2027, o carro também disputará o IMSA. Além de Derani, o alemão Andre Lotterer também será piloto do time.

"Há muitas razões pelas quais decidi participar deste projeto, começando pelas ambições da Genesis. Mas também, o histórico de algumas das principais pessoas da organização, que brilharam onde quer que tenham estado, com vários títulos mundiais em seu currículo", declarou Derani.

"Para um piloto, estar envolvido em um projeto como esse desde o início é muito gratificante, porque você sabe que pode ter uma influência real no programa e no próprio carro. Tenho a sorte de já ter desenvolvido e conquistado títulos ao volante de um LMDh, e acho que minha experiência pode ser útil para a equipe, principalmente para o gerenciamento do sistema híbrido e do software, que tem uma importância enorme neste tipo de carro", continuou o brasileiro, lembrando que a classe LMDh (Le Mans Daytona h) combina tecnologia híbrida de ponta com componentes padronizados para garantir controle de custos e paridade competitiva. Os carros LMDh competem no WEC e IMSA, tornando-os uma plataforma global para mostrar excelência em engenharia e inovação.

"Será um grande desafio, dado o altíssimo nível da competição na classe principal, mas o Grupo Hyundai já conquistou vitórias e títulos no mais alto nível mundial, principalmente no WRC e em carros de turismo. Estou convencido de que todos os ingredientes necessários estão no lugar para tornar esta jornada de Endurance um sucesso. Mal posso esperar para começar a trabalhar, primeiro no simulador e depois na pista, e retribuir à equipe a confiança que depositaram em mim", completou Derani.

Ao entrar na categoria LMDh, a Genesis se junta a um grupo de elite de fabricantes que competem pelo sucesso nas pistas mais prestigiadas do mundo. Esta mudança representa um marco significativo para a marca, demonstrando sua capacidade de inovar sob as condições extremas do automobilismo, mantendo seu compromisso com o luxo e a sustentabilidade.

A Hyundai Motorsport desempenhará um papel fundamental na condução dos planos da Genesis Magma Racing em corridas de resistência, com o presidente Cyril Abiteboul atuando como diretor de equipe da Genesis Magma Racing. Tendo conquistado recentemente títulos no Campeonato Mundial de Rally da FIA (WRC) e no TCR World Tour, a Hyundai Motorsport está bem preparada para apoiar a Genesis nesta nova e ousada empreitada, trabalhando ao lado de parceiros confiáveis e igualmente ambiciosos.

Derani disputou sua primeira 24 Horas de Le Mans em 2015. De lá pra cá, já foram nove participações, as últimas quatro edições a bordo de um Hipercarro. No IMSA, o brasileiro estreou em 2016 e, em 78 largadas, conta com 12 vitórias, 12 poles e dois títulos no geral.

Notícias

Página inicial