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Mitch Evans relembra sua brilhante recuperação último para 1º em SP na F-E
Reportagem: Eugenio Augusto Brito / Katy Fairman
Foto: Divulgação
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Mitch Evans, da Jaguar TCS Racing, reflete sobre vitória incrível, saindo do fundo do grid, para o primeiro lugar na Fórmula E em SP.

Com 2 vitórias e 3 pódios em 3 temporadas de Fórmula E, é justo dizer que Mitch Evans gosta de correr em São Paulo. O piloto da Jaguar TCS Racing começou a Temporada 11 com uma vitória histórica, saindo do último lugar no grid, e ainda se colocou no topo da lista de vencedores de todos os tempos no processo.

"Sinceramente, é muito difícil digerir isso", disse Evans sobre vencer a rodada de abertura da era GEN3 Evo. "Começando de último, vi bastante coisa, mas tive duas primeiras voltas incríveis, ganhando 10 posições. Isso realmente mudou a dinâmica da minha corrida. Assim que Nick [Cassidy] iniciou o primeiro MODO DE ATAQUE, pudemos começar a ver o quão poderoso esse sistema ficou. Foi bem surpreendente.

"Eu estava por perto [de Cassidy], e então, de repente, ele estava na liderança. Eu estava tipo, 'ok, você tem que usar o MODO DE ATAQUE com sabedoria', porque há muitos benefícios em usá-lo. Eu queria usá-lo com inteligência".

Parte da tecnologia do GEN3 Evo, o monoposto da FIA de aceleração mais rápida e capaz de 0-100 km/h em apenas 1,86 segundos, a tração nas quatro rodas está disponível para os pilotos quando eles fazem seus impulsos obrigatórios do MODO DE ATAQUE ao longo da corrida.

Permite uma verdadeira virada de jogo e recebeu feedback fantástico dos pilotos.

Depois de um problema técnico na classificação, que o fez parar na pista e não conseguir marcar tempo, o piloto da Jaguar começou a corrida no fundo do grid.

Para ir de último para primeiro, Evans teve que navegar por um Safety Car e duas bandeiras vermelhas – a última por um acidente envolvendo o companheiro de equipe de Evans na Jaguar, Nick Cassidy, e o atual campeão mundial Pascal Wehrlein (TAG Heuer Porsche). Foi uma guinada assustadora para o pole position Wehrlein, pois ele foi lançado de cabeça para baixo no acidente, apenas algumas voltas antes da bandeira quadriculada. Felizmente, ambos pilotos saíram ilesos.

"As duas interrupções realmente não mudaram minha dinâmica, eu acabei me beneficiando porque minha conservação de energia esteva sempre muito boa. É bom ver Pascal sair daquele acidente horrível, mas foi tudo uma questão de cronometrar bem aquele segundo MODO DE ATAQUE".

A corrida foi reiniciada faltando três voltas para o fim, com Evans precisando segurar o Porsche de António Félix da Costa.

"No final com António, eu estava realmente tentando segurar a liderança, porque ainda tínhamos que fazer um pouco de gerenciamento de energia nas últimas voltas. Ele estando no meu encalço, ele poderia facilmente ter conseguido ter vantagem, foi muito apertado. Se a situação tivesse começado antes, eu provavelmente teria tido dificuldade para segurar".

Quando perguntado em que ponto ele sabia que a vitória estava garantida, Evans respondeu: "Saindo da última curva da última volta! Literalmente uma curva antes de eu poder ter perdido, como aconteceu no ano passado, mas de uma forma diferente. Eu estava muito apertado em termos de energia".

"Mas eu sabia que tinha conseguido, sabe, entrando pela reta principal pela última vez antes disso, era como 'no que isso vai dar'. Então, se meu gerenciamento estivesse um pouco mais alto, eu teria ficado mais confiante, mas estava realmente no limite. Honestamente, foi bem desconfortável. Então, eu apenas fiz o que pude".

Tendo vencido o E-Prix de São Paulo na Temporada 9, Evans chegou incrivelmente perto da vitória consecutiva na Temporada 10, mas perdeu a liderança após uma ultrapassagem primorosa na última volta de Sam Bird, da NEOM McLaren. Agora na Temporada 11, Evans está de volta ao topo para começar sua temporada da melhor maneira possível.

"Deveria ter sido três de três [vitórias], o que ainda dói, mas acredito estar numa boa posição. E também é bom conseguir esses 25 pontos logo de cara".

Quem tem mais vitórias na história da Fórmula E?

Evans também comemorou sua 13ª vitória na carreira, o que o coloca empatado no topo da lista de "maiores vencedores", ao lado de Sébastien Buemi, da Envision Racing, e Lucas di Grassi, da Lola Yamaha ABT.

Mais vitórias na Fórmula E:

- Sebastien Buemi: 13 vitórias
- Lucas di Grassi: 13 vitórias
- Mitch Evans: 13 vitórias
- Sam Bird: 12 vitórias
- António Félix da Costa: 12 vitórias
- Jean-Eric Vergne: 12 vitórias

Junte-se a nós para a Rodada 2 na Cidade do México

A Temporada 11 e a era GEN3 Evo já começaram com um clássico instantâneo, então junte-se a nós quando retornarmos à Cidade do México, no mês que vem, em 11 de janeiro de 2025.

Sobre a Fórmula E e Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E:

Primeiro campeonato mundial elétrico da FIA - Federation Internationale de l'Automobile, a Fórmula E desponta como único esporte neutro em carbono da história, certificado desde a concepção.

O Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E realiza corridas eletrizantes ao redor das cidades mais icônicas do mundo, onde se tornou se importante plataforma internacional para o desenvolvimento da tecnologia de veículos elétricos e a promoção da mobilidade limpa, através do automobilismo de alta performance.

Na Fórmula E, equipes e parceiros unem-se pela paixão pelo esporte e pela crença no potencial para acelerar o progresso sustentável, criando um futuro melhor para as pessoas e para o planeta.

Sobre a ABB:

A ABB é líder tecnológica em eletrificação e automação, permitindo um futuro mais sustentável e eficiente. As soluções da empresa conectam conhecimento de engenharia e software para otimizar processos de fabricação, transporte, alimentação e operação. Com mais de 130 anos de excelência, os cerca de 105.000 funcionários da ABB atuam comprometidos em impulsionar inovações que aceleram a transformação industrial.

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