Motor On Line
Notícias-

Explosão final na Fórmula E garantiu vitória emocionante de Rowland
Reportagem: Eugenio Augusto Brito
Foto: Divulgação
Textual Comunicação
A vitória da Nissan na Rodada 2 do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E quebra o domínio de 4 temporadas da Porsche na Fórmula E.

O Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E voltou para a 2ª rodada na Cidade do México, favorita dos fãs, onde Oliver Rowland, da Nissan, fez uma sensacional investida final para conquistar a vitória. António Félix da Costa e Pascal Wehrlein, da TAG Heuer Porsche, completaram o pódio, com Da Costa agora liderando o Campeonato de Pilotos, à frente de Rowland, enquanto a Fórmula E segue para Jeddah para a primeira rodada dupla da Temporada 11 no próximo mês.

Oliver Rowland, da Nissan, teve um desempenho de tirar o fôlego para conquistar a vitória no icônico Autódromo Hermanos Rodríguez. Em um espetacular ataque no final da corrida, o piloto de Yorkshire ultrapassou António Félix da Costa, Pascal Wehrlein e Jake Dennis - todos ex-campeões mundiais de Fórmula E da FIA – enquanto uma multidão de mais de 40.000 torcedores apaixonados lotou as arquibancadas para assistir ao E-Prix.

Wehrlein já havia garantido duas Pole Positions consecutivas da Julius Baer, à frente do companheiro de equipe Da Costa no grid. Enquanto isso, Rowland enfrentou uma batalha difícil depois de largar em quarto lugar devido a um erro na Classificação, mas o uso estratégico do MODO ATAQUE e as ultrapassagens precisas do piloto da Nissan o levaram ao topo.

Apesar de uma interrupção pelo Safety-Car, Rowland aproveitou o impulso final de 50 kW para ultrapassar o trio à sua frente em apenas meia volta. Sua vitória não apenas marcou o primeiro triunfo no México, mas também quebrou a série de quatro vitórias consecutivas da Porsche na etapa norte-americana.

Da Costa e Wehrlein completaram o pódio, com Dennis ficando de fora por pouco, apesar de ter assumido a liderança mais cedo. Os dois carros da DS PENSKE seguiram Dennis na linha de chegada, com Jean-Éric Vergne em quinto e Maximillian Günther em sexto.

Stoffel Vandoorne, da Maserati MSG Racing, seguiu em sétimo, à frente de Nyck de Vries, da Mahindra Racing, em oitavo. Nico Mueller, da Andretti Formula E, e Taylor Barnard, da NEOM McLaren Formula E Team, que havia chegado ao pódio de São Paulo, completaram o Top 10 na Cidade do México.

Esse resultado deixa Da Costa no topo da classificação do Campeonato de Pilotos com 37 pontos, enquanto Rowland sobe para o segundo lugar, com 25 pontos. A Porsche continua liderando o Campeonato de Fabricantes por uma por uma pequena margem de quatro pontos sobre a Nissan.

O campeonato agora vai para a Arábia Saudita para uma rodada dupla histórica sob as luzes de Jeddah, pela primeira vez, nos dias 14 e 15 de fevereiro.

Oliver Rowland, nº 22 da Equipe Nissan de Fórmula E, disse:

"Viemos para cá, fizemos um trabalho sólido na classificação e estávamos lá na corrida para recuperar o atraso com um pouco de sorte.Me diverti na corrida e o pódio foi incrível. Quando peguei o MODO ATAQUE, em meia volta já percebi o quanto ganhei do Jake [Dennis]. Acho que minha estratégia naquele momento teria sido alcançar esses caras e depois consolidar um pódio, então quando tive a chance de ir em frente, fui".

António Félix da Costa, nº 13 da TAG Heuer Porsche, afirmou:

"Isso é uma loucura - a melhor torcida de toda a temporada, obrigado! Estou feliz com dois pódios seguidos, mas parece que foi um fim de semana para o P2. Estou um pouco decepcionado, mas a temporada é longa. Vim para cá com a mentalidade de marcar alguns bons pontos e fizemos exatamente isso, então estou feliz. É preciso dizer que é a primeira vez que subo ao pódio com meu companheiro de equipe desde que entrei para a equipe. Esse resultado vai para todos que estão em casa, que trabalham muitas e muitas horas, obrigado, pessoal por nos fornecerem um pacote tão forte. A liderança do campeonato neste momento não significa nada, sei a mentalidade que preciso ter este ano - estamos fazendo um bom trabalho e vamos tentar continuar assim".

Pascal Wehrlein, nº 1 da TAG Heuer Porsche, disse:

"Em primeiro lugar, é ótimo que tenhamos tantos torcedores aqui, é uma das minhas corridas favoritas. Não acho que esta corrida tenha saído como planejado. Estávamos com muita energia, liderando quase metade da corrida no início, mas, de alguma forma, não conseguimos manter o controle. Tenho certeza que, de alguma forma, aprenderemos algo com isso".

Notícias

Página inicial