Motor On Line
Notícias-

Empresa RIO patrocina 5 pilotos / 4 na Copa Truck e 1 na Fórmula Truck
Reportagem: Deborah Ferreira
Foto: Rodrigo Ruiz
Tudo em Comunicação
Com 79 anos de trajetória, a RIO – Riosulense, queestá entre as principais fabricantes de peças automotivas da América Latina,fornecerácamisas de cilindro entre outras peças.

Para valorizar o automobilismo e, também, mostrar o grande potencial de suas peças automotivas, a RIO - Riosulense S.A., de Rio do Sul / SC,anuncia o patrocínio, pelo segundo ano consecutivo, do piloto Douglas Torres, da equipe Retibam Racing, na Fórmula Truck; ena Copa Truckdequatro pilotos da equipe Tiger Team: Felipe Gama, Ricardo Alvarez, Alberto Cattucci e Victor Franzoni.

O piloto Douglas Torres começou acelerado na temporada 2025 da Fórmula Truck. A bordo do novo caminhão Iveco, ele garantiu o 2º lugar na categoria SpeedMax Eletrônico da GT Truck e a 9ª posição na classificação geral na etapa de abertura, no Autódromo de Interlagos (São Paulo / SP).

Segundo Torres, a 1ª etapa foi desafiadora. “O caminhão se comportou muito bem, conseguimos imprimir um bom ritmo e o pódio veio como recompensa pelo trabalho da equipe. Agora, é focar na evolução para as próximas etapas”, destacou o piloto. A 2ª etapa foi no dia 16/3, em Rivera / Uruguai. E a 3ª etapa será em Guaporé / RS, dia 13/4.

Já aTiger Team – a nova marca da equipe ADF de Amilton Bagaço,desde janeiro de 2022 - apesar de ser nova, já conquistou o vice-campeonato da Copa Truck, na Categoria Elite (2024). E, na soma das carreiras de seus 4 pilotos, acumula 32 pódios, sendo 11 em 2024, com duas vitórias nas competições da Copa Truck.“Estamos trabalhando muito para a estreia no dia 23/3, em Campo Grande / MS. Já fizemos dois treinos em pista e muito trabalho de engenharia, inclusive com a RIO”, conta o empresário Leonardo Camargo, chefe da equipe junto com Amilton Bagaço.

Peças da RIO

Como uma das mais importantes fabricantes de peças para motores de veículos leves, utilitários, caminhões, máquinas agrícolas, motocicletas, além de produtos voltados para o transporte ferroviário e naval, a RIOfornecerá aos 5 pilotos, durante 2025, camisas de cilindro produzidas especialmente para o caminhão de corrida.

A peça tolera grandes temperaturas e condições extremas, devido ao material especial utilizado, com elementos de liga, que garantem mais resistência e menos manutenção.Além disso, a camisa da RIO passa pelo processo de brunimento Plateau Honing (pré-amaciamento da peça), que diminui o atrito entre camisa e anel de pistão e garante qualidade para caminhões de alta performance.

A empresa também fornecerá guias de válvula com liga superior, que passam por processo de tratamento térmico. E sedes de válvula, cuja composição são a base de níquel, o que aumenta a resistência e a dureza das peças; e têm uma área maior de diâmetro externo e altura para maior dissipação do calor.“Assim, nós comprovamos a qualidade e o potencial das peças da RIO que estão nos caminhões de corrida desses pilotos e, também, nos caminhões das estradas”, afirma Marcelo Berri, Analista de Pesquisa e Desenvolvimento da RIO.

Para Berri, a parceria com os pilotos possibilitaa realização de um estudo de performance. “Em média, após cerca de 3 corridas, por questões de segurança, os pilotos trocam o conjunto de peças usadas por novas e devolvem as peças trocadas para uma avaliação interna. Basicamente procuramos saber qual foi o desgaste da peça, se foi uniforme ou não, entre outros detalhes.Trata-se de uma análise bem criteriosa e envolve as áreas de metrologia e laboratório da RIO”, explica Berri.

Em contrapartida a este trabalho da empresa, os pilotos estarão na pista com o logo da RIO estampado em seus caminhões. Douglas Torres estará nas corridas da Fórmula Truck com a marca da RIO na testeira e na traseira de seu caminhão: “Se é Motor, é RIO”. E os pilotos da Tiger Team estarão com o logo da empresanalateral da cabine dos quatro caminhões.

“Nossa parceria com a RIO sempre é muito boa. Nossas equipes unidas desenvolvem peças para a Racing com alta qualidade e boa performance”, reforça Torres. “Nosso novo caminhão é muito confiável e competitivo, com certeza teremos uma adaptação rápida e bons resultados”, completa o piloto.

Já para Leonardo Camargo, “a RIO é uma parceira muito importante para a equipe, tanto na questão de desenvolvimento de peças como na utilização das peças já fabricadas pela empresa”. Segundo ele, os equipamentos dos pilotos da Tiger Teamajudam muito a prometer um dos melhores anos para a equipe. “Vamos com tudo buscar os pódios”, conclui.

A RIO

Marca global, fornece peças para o mercado de reposição nacional e internacional, para as principais montadoras do mundo, e para o mercado agrícola e ferroviário. Atualmente tem um portfólio que já reúne 5 mil part numbers, em 21 famílias de produtos.

A empresa tem certificações conquistadas ao longo dos anos, entre elas, a IATF 16949:2016 e ISO 14001. Em 2024, conquistou 5 Prêmios: 3 “Maxion Supplier Award” – nas categorias Desenvolvimento de Produto, Suprimento e Qualidade, Iniciativas ESG -; 1 “Best Supplier Innovation”, pela Cummins Brasil Ltda., como Melhor Fornecedor em Inovação; e 1 “Supplier Awards”, da MWM, na categoria Excelência em Desenvolvimento.

Com laboratórios equipados e engenharias especializadas, investe continuamente em tecnologia e inovação de processos para oferecer as melhores soluções ao mercado. Expandiu os negócios ao utilizar a manufatura aditiva, por meio da impressão 3D na fabricação de protótipos que são desenvolvidos em parceria com as engenharias das montadoras.O parque fabril está localizado no interior de Santa Catarina, na cidade de Rio do Sul, com 27.000 m2 construídos, área total de 1.000.000 m2. A empresa tem mais de 900 colaboradores e exporta para mais de 25 países em todos os continentes e segue abrindo mercados no exterior.

Os Pilotos

Douglas Torres (Retibam Racing)

Amante da velocidade, iniciou carreira em 2019 e, após três anos, conquistou o 1º lugar no Campeonato Paranaense, na categoria Chevette deVelocidade na Terra. Após dois anos, foi vice-campeão, e no ano seguinte, em 2022, foi campeão. Depois, resolveu sair das provas em terra e adquirir experiência no asfalto, com um Chevrolet Ômega, no Campeonato Gold Classic. E não demorou muito para estar na Fórmula Truck, onde participa pelo terceiro ano. Faz parte da Associação de Pilotos de Chevette de Velocidade na Terra, é filiado à Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e integra a Federação de Automobilismo de Santa Catarina, reforçando sua presença em diferentes categorias do esporte a motor.

Victor Franzoni (Tiger Team)

Iniciou carreira em 1999, com apenas 4 anos de idade. Desde o inicio conquistou muitas vitórias e títulos no kart. Aos 9 anos, em 2005, foi campeão brasileiro de kart pela primeira vez. Depois, conquistou o titulo novamente em 2010. Também recebeu o título de campeão da Copa Brasil de Kart em 2005, 2008 e 2009. Em 2011, inicioua carreira na fórmula e, em 2012, já estava na Europa, nas categorias de base. Em 2014 se mudou para os Estados Unidos onde conquistou muitos títulos, o principal foi em 2017, na categoria Pro Mazda. Com isso, ganhou uma bolsa para correr na Indy Lights em 2018, quando venceu uma corrida e terminou em 4º lugar no campeonato. Em 2019, fez algumas corridas no IMSA com o GT3 e DPI, também corridas de GT3 no Brasil. Em 2023 estreou na Copa Truck, conquistando uma Pole-position e 6 pódios, na categoria Pro.

Felipe Game (Tiger Team)

Iniciou carreira profissional no Kartismo Brasileiro em 1994. Desde então, vem acumulando vitórias e vivências em diferentes categorias. Entre as conquistas: Tri-campeão Campineiro de Kart (1994/95/96); 6 x Top Quality da Stock Car (2005/2007); 13 pódios nas duas temporadas do Brasileiro de Marcas 2012-2014, maior vencedor na categoria com 6 vitórias, sexto colocado no campeonato com 6 pódios; e vencedor das 3 horas de Guaporé.

Ricardo Alvarez (Tiger Team)

Piloto com carreira marcante desde a sua estreia em 2000. Entre as suas conquistas estão: Campeão dos 500 km de São Paulo – Brasileiro de Endurance em 2003; Campeão absoluto da Stock Paulista em 2009, vencendo o campeonato por antecipação, mesmo tendo ingressado apenas na terceira etapa; e campeão das Mil Milhas Brasileiras (2021). No mesmo ano, iniciou a trajetória na Copa Truck, se destacando como o único piloto com um Scania no Grid. Em 2023, migrou para um caminhão Mercedes e em 2024 passou a integrar a equipe Tiger Team na Copa Truck e alcançou a 7ª colocação no campeonato.

Alberto Cattuci (Tiger Team)

Paulista, iniciou sua carreira no Kart aos 8 anos de idade. Conquistou inúmeras vitórias, como o Campeonato Mundial de Kart Biland (2008), quatro vezes o Campeonato Brasileiro de Kart e nove vezes o Campeoanto Paulista de Kart. Estreou no automobilismo em 2007, na Fórmula São Paulo, e teve passagem pela Fórmula 3 Sul-Americana. No final de 2012, estreou na Fórmula Truck, quando foi o melhor piloto classificado com a marca Volvo. Em 2020, conquistou a segunda colocação no grid, em sua corrida de estreia na Copa Shell HB20. No ano seguinte assinou como piloto Shell Helix a temporada comseu primeiro titulo na categoria. Em 2023, realizou mais uma temporada vencedora e finalizada com seu primeiro titulo na categoria.

Outros patrocinadores da equipe Retibam (Instagram: @retibamracing), além da RIO: Retibam Retifica de Motores, Harbor Operações Portuárias, Nano Condicionador de Metais e BR Furgões, Engepecas Peças para Cummins Komatsu, Caterpilar, Ghizzo e Prementes Rodoviários. E apoio da Associação de Pilotos de Chevette.

Outros patrocinadores da equipe TIGER Team (Instagram: @tigerteamrace), além da RIO: Concreto Cortesia, Intercâmbio, Braclean , Hexlub , Rodopiro, CNA, Profrotas (empresa da Ipiranga).

Notícias

Página inicial