Motor On Line
Notícias-

Cardoso treina após capotar na Porsche Cup C6 Bank e está na etapa do Velocitta
Reportagem: Luis Ferrari
Foto: Luca Bassani
Ferrari Promo
Competidor da classe Challenge retorna ao carro #36, que teve o monobloco substituído para a prova.

A temporada do vigésimo aniversário da Porsche Cup C6 Bank começou com mais uma prova de segurança dos carros há duas semanas e prossegue neste fim de semana no Velocitta com mais uma mostra da capacidade técnica do time de mecânicos e engenheiros do evento dos carros de competição mais produzidos no planeta para recuperar um Porsche acidentado e devolvê-lo para pista em condição de correr.

Heverton Cardoso, piloto do carro #36 da classe Challenge, que decolou a 102,2 km/h na freada do Saca-Rolha durante o quali e capotou quatro vezes há 12 dias, treinou normalmente nesta quinta-feira e confirmou sua participação na segunda etapa do campeonato, na mesma pista de Mogi Guaçu.

No fim de semana de estreia, o piloto saiu ileso do carro mas teve a participação na prova desaconselhada pelo departamento médico, uma vez que a força G exercida sobre seu corpo atingiu 5,9 G. Seu carro teve avarias que foram reparadas pela equipe da Porsche Cup C6 Bank, o maior evento monomarca e monogestão do automobilismo nacional.

O monobloco do Porsche #36 foi substituído, em operação que levou três dias. Os componentes mecânicos principais como motor e câmbio permanecem os mesmos, mais uma vez comprovando a grande durabilidade dos carros de competição mais produzidos no mundo e a segurança diferenciada que a categoria proporciona nos seus vinte anos de história no Brasil.

A velocidade no início da freada era de 202,19 km/h e o decolou a 102,2 km/h. Foram 6,7 segundos capotando quatro vezes, para percorrer uma distância de 105,21 metros.

Dados impressionantes, bem como foi impressionante a recuperação de carro e piloto para voltarem a acelerar depois de menos de duas semanas.

A etapa 2 da Porsche Cup C6 Bank tem mais treinos opcionais e livres nesta sexta-feira. No sábado acontecem os qualis e as corridas da Carrera Cup e da Challenge. No domingo acontecem três corridas, válidas pela Carrera Cup, Challenge e Trophy.

O que ele disse:

"O piloto dentro do carro também se assusta, mas a primeira coisa é agradecer à Porsche por toda a segurança do carro e à equipe por toda a assistência que nos dá. Dá para ver que realmente há um grande cuidado com a segurança por trás de qualquer acontecimento. Nós estávamos na última volta do qualy, freei o carro para entrar na curva, mas a traseira escapou para a grama. Quando entrou na grama, já não conseguia mais segurar o carro. Desloquei um pouco o pulso, mas nada grave no corpo.

Eu estava muito ansioso para essa etapa, mas andamos agora no treino e isso ajudou a tirar aquela impressão ruim que fica depois de um episódio assim. Hoje estou com a sensação de alma lavada e pronto para encarar esse fim de semana para ganhar, se Deus quiser!"

Heverton Cardoso

Porsche Cup C6 Bank - Etapa 2

Carrera Cup
#7. Miguel Paludo
#10. Thiago Vivacqua
#26. Christian Hahn
#70. Lucas Salles
#72. Antonella Bassani
#118. Matheus Comparatto
#544. Marçal Muller
#1. Alceu Feldmann (S)
#14. Carlos Campos (S)
#17. Marcos Regadas (S)
#21. Miguel Mariotti (S)
#24. Gustavo Zanon (S)
#27. Josimar Junior (S)
#29. Rodrigo Mello (S)
#30. Cristian Mohr (S)
#51. Israel Salmen (S)
#77. Francisco Horta (S)
#80. Rouman Ziemkiewicz (S)
#83. Marco Billi (S)
#87. Nelson Monteiro (S)
#95. Alceu Feldmann Neto (S)
#100. Sebá Malucelli (S)
#199. Nelson Marcondes (S)
#888. Lineu Pires (S)
#2. Silvio Morestoni (R)
#9. Edu Guedes (R)
#11. Flavio Sampaio (R)
#12. Marco Pisani (R)
#15. Leo Sanchez (R)
#25. Paulo Sousa (R)
#33. Bruno Campos (R)
#99. Wagner Pontes (R)

(S) Sport
(R) Rookie

Sprint Challenge
#22. Caio Castro
#23. Leonardo Herrmann
#54. Caio Chaves
#66. Sadak Leite
#82. Gerson Campos
#5. George Filho (S)
#7. Luiz Souza (S)
#14. Andre Gaidzinski (S)
#32. Matheus Roque (S)
#77. Mario Delara (S)
#98. Cecilia Rabelo (S)
#177. Lucas Locatelli (S)
#444. Markenson Marques (S)
#2. Rafa Brocchi (R)
#18. Ricardo Zylberman (R)
#21. Daniel Neumann (R)
#33. William Araujo (R)
#36. Heverton Cardoso (R)
#45. José Moura Neto (R)
#58. Claudio Simão (R)
#99. Claudio Reina (R)
#100. Raphael Bernardes (R)
#129. Fernando Arruda (R)

(S) Sport
(R) Rookie

Sprint Trophy
#10. Nicholas Garfinkel
#12. Pedro Villela
#13. Leticia Bufoni
#72. Sergio Laurentys
#111. Neto Carloni
#121. Denis Ferrer
#331. Neto Heil
#1. Gustavo Costa (S)
#3. Gabriel Guper (S)
#5. Guilherme Figueiredo (S)
#7. Adriano Valverde (S)
#11. Paulo Reales (S)
#22. Eldo Umbelino (S)
#45. Luis Eduardo Lopes (S)
#51. Rodrigo Arruy (S)
#84. Fabricio Simões (S)
#777. Lucas Lucco (S)
#911. Paulo Muzy (S)

(S) Sport

Cronograma - Etapa 2 - Velocitta (atividades oficiais)

Sexta-feira, 04 de abril
13:45 - 14:30 - Treino livre - Carrera
14:40 - 15:25 - Treino livre - Challenge
15:30 - 16:15 - Sessão 1 - Trophy

Sábado, 05 de abril
09:00 - 09:12 - Quali 1 - Carrera Rookie
09:17 - 09:29 - Quali 1 - Carrera Sport
09:34 - 09:46 - Quali 1 - Carrera
09:51 - 10:01 - Top10 - Carrera
10:06 - 10:18 - Quali 1 - Challenge Rookie
10:23 - 10:35 - Quali 1 - Challenge Sport
10:40 - 10:52 - Quali 1 - Challenge
10:57 - 11:07 - Top10 - Challenge
11:15 - 12:00 - Treino livre 2 - Trophy
13:40 - 14:08 - Corrida 1 - Carrera
14:19 - 14:47 - Corrida 1 - Challenge
17:30 - 17:42 - Quali - Trophy Sport
17:47 - 17:59 - Quali Trophy

Domingo, 06 de abril
09:16 - 09:39 - Corrida - Trophy
12:10 - 12:38 - Corrida 2 - Carrera
12:49 - 13:17 - Corrida 2 - Challenge

Sobre a Porsche Cup C6 Bank:

Maior evento de GT da América Latina, a Porsche Cup C6 Bank realiza campeonatos no Brasil desde 2005. É a maior categoria monomarca e monogestão do País, mandando para a pista a cada evento cerca de 40 carros, rigorosamente idênticos. Os modelos usados na categoria são o Porsche 911 GT3 Cup, das gerações 992, 991-2 e 991-1. É o carro de competição mais produzido e vendido no mundo, realizando corridas tanto em eventos-suporte de categorias como F1, 24H de Le Mans, IMSA etc, quanto em eventos proprietários. No Brasil o campeonato tem nove etapas, sendo seis de sprint (com duas corridas de até 30 minutos cada) e três de endurance, com provas de 300 a 500 km nas quais os pilotos formam tripulações de duplas ou trios.

Notícias

Página inicial