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Firestone celebra 125 anos com ativações digitais ligadas à Fórmula Indy
Reportagem: Carlos Manoel
Maquina Cohn Wolfe
Campanha destaca presença da marca em seis etapas da categoria de automobilismo, com foco em conteúdo digital e aproximação com o público brasileiro.

A Firestone, fornecedora oficial de pneus da Fórmula Indy, celebra 125 anos de história em 2025 com um projeto de ativações digitais inédito, pensado para amplificar sua presença junto ao público brasileiro. A iniciativa contempla a cobertura e produção de conteúdo nas seis principais etapas da temporada, incluindo a emblemática prova da Indy 500.

Mais do que uma ação comemorativa, a campanha reforça o vínculo histórico da Firestone com a Fórmula Indy — a categoria mais rápida do mundo. A relação entre a marca e a competição remonta à primeira edição das 500 Milhas de Indianápolis, ocorrida em 1911, quando a Firestone equipou com seus pneus o carro do americano Ray Harroun, vencedor da prova. A empresa manteve sua liderança no fornecimento até 1974, retornando em 1995. Desde o ano 2000, é a marca exclusiva responsável pelos pneus da categoria, chegando em 2025 à sua 25ª temporada consecutiva nessa função.

A estratégia da marca para este ano se apoia na colaboração de nomes conhecidos do cenário automobilístico nacional, que irão desenvolver conteúdos originais — como vídeos, lives, reels e bastidores exclusivos — distribuídos principalmente via Instagram e YouTube. Entre os nomes envolvidos estão Geferson Kern, narrador da categoria na TV Cultura, e Daniel Balsa, gestor das redes sociais da Fórmula Indy no Brasil — hoje o maior hub digital da categoria fora dos Estados Unidos — e editor do Grande Prêmio, uma das principais mídias de esportes a motor do país.

Um dos destaques será a criação do "Momento Firestone", que trará recortes emocionantes e inesperados das corridas – como disputas intensas ou curiosidades dos bastidores, sempre conectados à marca e seus produtos. A cobertura da Fórmula Indy, que no Brasil é transmitida pela TV Cultura e ESPN, também terá um viés técnico, com foco na performance dos pneus em curvas a mais de 300 km/h, como acontece na Indy500. Participações de especialistas como Cara Krstolic, líder global da operação de motorsports da Firestone, estão previstas para contextualizar os diferenciais da marca.

"A ação representa uma evolução na forma como a Firestone se conecta com os fãs de automobilismo no Brasil, apostando no conteúdo digital como canal de construção de marca e ativação de legado. Com isso, a empresa busca posicionar-se não apenas como fornecedora de pneus, mas como promotora de experiências e histórias que movem o universo das corridas", comenta Kathia Ueda, Gerente Sr. de Marketing da Bridgestone.

A campanha será executada de forma integrada entre as áreas de marketing e comunicação da empresa. Todo o conteúdo será publicado com base em um calendário alinhado aos fusos locais e em sinergia com a campanha de vendas em andamento.

A presença brasileira será sentida especialmente nas etapas de Long Beach (13/4), Indy 500 (25/5), Detroit (1/6), Toronto (20/7), Laguna Seca (27/7) e Nashville (31/8). Em Long Beach, inclusive, a Firestone disponibilizará os pneus sustentáveis com Guayule, reforçando seu compromisso com tecnologia e sustentabilidade — valores centrais para a estratégia da marca.

Para mais notícias sobre a empresa, acesse www.bridgestone.com.br .

Sobre a Bridgestone do Brasil (BSBR)

A Bridgestone do Brasil (BSBR) é uma unidade de negócios da região Latin America South e subsidiária da Bridgestone Americas Tire Operations Latin America, com sede em Nashville, Tennessee. Fundada há mais de 90 anos, a Bridgestone é líder global e mobilidade sustentada em pneus e borracha, aprimorando e desenvolvendo constantemente os seus conhecimentos para fornecer soluções para uma mobilidade segura e sustentável. A unidade brasileira conta com mais de 5.000 colaboradores e desenvolve, produz e comercializa um portfólio diverso de equipamento original e pneus de reposição, soluções centradas nos pneus e soluções de mobilidade, que geram valor social e para o cliente, por meio de suas unidades de produção e vendas no país. Guiada pelo E8 Commitment e seus valores, a Bridgestone está dedicada a melhorar a mobilidade, a vida, o trabalho e o lazer das pessoas, contribuindo para um mundo mais sustentável para as futuras gerações.

A BSBR produz e comercializa uma ampla gama de modelos e medidas de pneus para automóveis, caminhonetes e caminhões, assim como para maquinário agrícola e veículos fora-de-estrada. A empresa conta com mais de 5.000 colaboradores e duas fábricas de pneus, em Santo André (SP) e Camaçari (BA), e duas fábricas de bandas de rodagem, em Campinas (SP) e Mafra (SC), certificadas e premiadas em diversos âmbitos de qualidade, segurança e meio ambiente, além de um campo de provas em São Pedro (SP). A BSBR comercializa seus produtos por meio de uma ampla rede de pontos de venda e fornece equipamento original para as montadoras e veículos de maior prestígio. No Brasil, a Bridgestone realiza a destinação ambientalmente correta dos pneus inservíveis por meio do programa de coleta da Reciclanip. Entre as destinações corretas está a reciclagem dos pneus para uso em campos de futebol, solas de sapato, pisos e tapetes de borracha.

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